Cada vez mais as populações do interior do País se revoltam contra as desigualdades regionais que as políticas de direita impostas pelo poder central aprofundam.
Num comício realizado anteontem na Azambuja, convocado expressamente para o efeito, o secretário-geral do PCP transmitiu a mais viva solidariedade dos comunistas aos trabalhadores da OPEL na sua luta pela continuação da laboração da fábrica e em defesa dos seus postos de trabalho.
«Portugal precisa, o PCP propõe» esteve em Almada no passado dia 30, no salão da centenária Incrível Almadense. Jerónimo de Sousa apresentou as propostas do Partido para tirar o País da situação em que se encontra.
Em visita ao Norte do País, o secretário-geral do PCP reafirmou o combate à política de direita e apresentou propostas que rompem com as orientações neoliberais do Governo.
A Administração Pública está hoje em greve contra o regime de mobilidade, a reestruturação de serviços e o bloqueio impostos pelo Governo à negociação colectiva.
A Federação dos Sindicatos do Sector das Pescas, preocupada com a situação de crise no sector, enviou uma carta aberta à Comissão Europeia, pedindo medidas de emergência.
Avolumam-se os motivos de preocupação sobre a realidade laboral no nosso País. Nas empresas e locais de trabalho, crescendo como cogumelos, somam-se os casos de precariedade, trabalho ilegal e violação dos direitos dos trabalhadores.
Aos trabalhadores que desempenhem funções permanentes dos serviços ou organismos do Estado, a todos eles, independentemente da sua situação contratual, deve ser conferida a qualidade de funcionário público. Empenhado em ver concretizado esse objectivo está o Grupo Parlamentar do PCP que, para tanto, verteu a proposta em diploma entregue na semana transacta no Parlamento. Trata-se, no fundo, de combater a precariedade na administração pública e garantir aos trabalhadores o vínculo público de emprego.
O PCP quer ver o Governo empenhado na inviabilização da OPA da empresa Sonaecom sobre o Grupo Portugal Telecom. Esse é o sentido da recomendação presente em projecto de resolução do Grupo comunista no qual é sublinhada a importância de o Governo recorrer «aos meios ao seu dispor» para inviabilizar aquela operação.
O Grupo Parlamentar do PCP recorreu faz hoje oito dias da decisão do Presidente da Assembleia da República de sugerir o aperfeiçoamento da petição sobre Procriação Medicamente Assistida (PMA) apresentada por um grupo de cidadãos que solicitam a realização de um referendo sobre aquela matéria.
A Câmara de Grândola (PS) não está a cumprir a promessa eleitoral relativamente ao Plano de Urbanização do Carvalhal. Em causa, segundo moradores e agricultores, está o acordo entre a autarquia e a Herdade da Comporta.
Após década e meia de gestão despesista e irresponsável que compromete, ainda hoje, o funcionamento da autarquia, o actual Executivo, de maioria CDU, está empenhado no desenvolvimento do concelho, sempre com a participação das populações.
Para a CDU de Vila Real de Santo António, em balanço de mandato, a autarquia está longe de alcançar os objectivos alardeados pela campanha eleitoral do PSD.
Os comunistas eleitos na Câmara de Lisboa acusaram, na passada semana, a maioria PSD/CDS-PP de dar um «mau exemplo» em matéria de sustentabilidade ambiental por recusar comprar veículos que usem energias alternativas.
José Rodriguez Zapatero anunciou, na quinta-feira, 29, que o governo espanhol «vai iniciar o diálogo com a ETA» (Euskadi Ta Askatasuna - Pátria Basca e Liberdade), organização independentista armada que declarou em 24 de Março o cessar-fogo permanente.
Os 30 países da OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico) absorveram a maior fatia do investimento directo estrangeiro efectuado em 2005.
O deputado Pedro Guerreiro levou ao plenário do Parlamento Europeu, na segunda-feira, 2, a situação dramática que vivem os operários da fábrica da Opel na Azambuja, em luta pela salvaguarda do emprego e contra o encerramento da unidade.
O partido social-democrata Smer, vencedor das eleições legislativas de 17 de Junho, anunciou, na quarta-feira, 28, a constituição de uma coligação governativa com o Partido Nacional Eslovaco (SNS, extrema-direita) e o Movimento para uma Eslováquia Democrática (HZDS).
O Movimento ao Socialismo venceu as eleições constituintes e o referendo sobre autonomia realizados domingo na Bolívia. Morales diz que a vitória abre caminho à transformação social.
Tivemos a oportunidade de entrevistar Elias Jabbour, 30 anos, jovem académico da Universidade de São Paulo que recebeu o seu título de mestrado em Geografia Humana com uma tese sobre o desenvolvimento da China. Esteve naquele país durante vários meses recolhendo informações e em visita aos grandes empreendimentos em obras públicas que traduzem o grande esforço de unificação do território e de criação de estruturas de trabalho e de vida para uma população de 1,3 mil milhões de habitantes.
O autor realizou uma abordagem ampla, que acompanha o caminho dialéctico do moderno desenvolvimento daquela economia continental, sob a orientação do professor Armen Mamigoniam que registou na apresentação do livro «a finalidade de decifrar os segredos do modelo socialista de mercado, com espantosas taxas de crescimento levando a China a dobrar de tamanho praticamente em sete anos, mudando rapidamente a geografia do mundo com a criação de um novo pólo, para onde se dirigem e saem fluxos financeiros, económicos, políticos e culturais crescentes, criando fortes movimentos gravitacionais».
Sabe que o termo «desenvolvimento sustentável» é uma fraude? E que o conflito no Ruanda não se deveu a qualquer conflito étnico? Ou que, anualmente, 500 mil quilómetros de floresta são destruídos, correspondendo a um estádio de futebol por segundo? A resposta a estas e muitas outras questões será dada no Espaço Ciência e Tecnologias, este ano subordinado à Terra e à degradação dos solos.