CDU é alternativa
Para a CDU de Vila Real de Santo António, em balanço de mandato, a autarquia está longe de alcançar os objectivos alardeados pela campanha eleitoral do PSD.
«Esta política vai numa direcção perigosa»
Numa declaração proferida no passado mês de Junho, José Cruz, eleito da CDU na Assembleia Municipal, valorizou o papel dos eleitos do PCP, dentro das competências que a lei confere, nomeadamente «o de fiscalizar a forma como a Câmara Municipal, gerida pelo PSD, cumpre as promessas eleitorais e o de apresentar as propostas que julgue necessárias para a melhoria das condições de vida dos cidadãos do município».
Acompanhar o exercício da actividade do pelouro que foi atribuído aos eleitos do PCP, «para que seja exemplar na sua execução e corresponda aos princípios de qualidade e transparência que caracterizam as soluções CDU», é outra das tarefas.
«A CDU contribuirá com uma atitude crítica para que a Câmara Municipal resolva os problemas da população, mesmo em momentos em que não seja essa a vocação que os eleitos manifestem, por distracção com problemas secundários, desviando-se das prioridades», afirmou José Cruz, lembrando que os comunistas irão continuar a fiscalizar «para que se cumpra a vocação democrática do concelho, a dos grandes avanços na área social, na assistência aos mais desfavorecidos, nas políticas de habitação social. O concelho de Vila Real de Santo António regista elevados níveis de apoio à cultura, ao ensino e ao desporto, traduzidos não apenas das verbas que são dedicadas a estas áreas e nos apoios às mais diversas associações e colectividades, mas também nas infra-estruturas. Trata-se de uma acção que tem um claro cunho de esquerda e para a qual a nossa força, acção e presença tem contribuído de forma decisiva».
«Exerceremos a nossa acção de oposição conscientes de que fomos e seremos em Vila Real de Santo António uma alternativa política que acumula dez anos de presidência e grandes realizações em prol do progresso social do concelho», continuou, sublinhando que a coligação PCP/PEV e a sua política «é a única que orienta a acção dos eleitos da CDU nos órgãos autárquicos, acção que é exercida com a maior independência e tendo como único horizonte aquilo que nos parece que melhor contribui para o progresso do município».
Actuar com firmeza
Entretanto, neste mandato, a CDU aprovou a viabilização do Orçamento e Plano Plurianual, a regularização das contas de gerência que vinham da anterior gestão, a retoma da revisão do Plano Director Municipal, no mês de Março, e a elaboração de vários planos de pormenor, que, para os comunistas, «devem esclarecer a utilização do uso do solo em vários locais do concelho, permitir a melhoria das políticas de licenciamento, a favor dos pequenos proprietários, criar novos núcleos turísticos, ordenar o espaço urbano com novas vias e loteamentos de qualidade, permitir acelerar a tomada de decisões e nunca vistos como abertura de espaços para o incremento da actividade imobiliária, a favor de apenas alguns interesses particulares».
«Daqui pode surgir o florescimento de novos negócios, melhorar a atractividade do concelho e aumentar os postos de trabalho. Mas também aqui é necessário um esforço de articulação com a equipa que está a rever o PDM, para que, depois de tudo feito não se perca tempo e dinheiro a voltar para trás em opções não exequíveis, por desconformidades com planos de nível superior», alertou José Cruz, afirmando: «É necessário actuar com muita firmeza em defesa das posições que os vilarealenses entendem que servem o concelho e procurar que não nos imponham estratégias que obedeçam a interesses que nos são estranhos».
Na sua intervenção, o eleito preveniu ainda a Assembleia Municipal para a nova filosofia autárquica que «transporta o objectivo da privatização ou concessão dos serviços que o município deve desempenhar e cumprir, para entidades privadas, a maior parte delas com sede fora do concelho».
«Esta política vai numa direcção perigosa, cujos os reflexos a curto prazo se podem traduzir quer no aumento do preço dos serviços prestados quer na diminuição da sua qualidade, como acontece noutros concelhos do país», avisou José Cruz.