Na EMEF

Superar dificuldades

O reforço da organização e intervenção do Partido como forma de intensificar a luta em defesa dos postos de trabalho e dos direitos dos trabalhadores foi a principal conclusão da 1.ª assembleia da célula da EMEF, do grupo CP, realizada no Barreiro na passada semana. Na resolução política, destaca-se o «período difícil» que a célula atravessa em consequência do desmantelamento do sector ferroviário, com a criação de novas empresas, e a redução de mais de 200 postos de trabalho na empresa, entre os quais muitos membros do Partido.
O documento expressa também que, apesar das limitações, foi possível resistir através de várias lutas travadas, com a adesão de mais de 90 por cento dos trabalhadores. É também valorizado o papel da organização do Partido, do movimento sindical unitário e da Comissão de Trabalhadores no desenrolar da luta em defesa do emprego, dos direitos, dos salários e do próprio sector ferroviário.
A assembleia elegeu ainda o secretariado da célula, que ficou composto por seis elementos, todos eles operários. A estruturação da célula, com a criação de dois núcleos, na manutenção e na reparação, a publicação do boletim e o recrutamento de cinco novos militantes até final do ano foram alguns dos objectivos traçados.


Mais artigos de: PCP

Combater por um Portugal mais justo

«Portugal precisa, o PCP propõe» esteve em Almada no passado dia 30, no salão da centenária Incrível Almadense. Jerónimo de Sousa apresentou as propostas do Partido para tirar o País da situação em que se encontra.

Propostas que afirmam a mudança

Em visita ao Norte do País, o secretário-geral do PCP reafirmou o combate à política de direita e apresentou propostas que rompem com as orientações neoliberais do Governo.

Recrutar mais para o Partido

Realizou-se recentemente a II Assembleia da Organização do Sub-Sector Ciência, Tecnologia e Ambiente (CTA) do Sector Intelectual da Organização Regional de Lisboa do Partido.Os trabalhos constaram da apresentação do Relatório das actividades desenvolvidas pela organização desde a assembleia anterior, realizada em 1999, e...

Mulheres debatem discriminações

A discriminação que continua a marcar o quotidiano das mulheres foi debatida, no passado dia 17 de Junho, numa reunião de mulheres comunistas da Organização Concelhia de Guimarães, onde foi avançada a criação de um Grupo de Trabalho junto da Comissão Concelhia, que discuta esta problemática e avance com um plano de...

Sector Cooperativo discriminado

Jerónimo de Sousa e o Grupo Parlamentar do PCP visitaram anteontem a Central de Distribuição da CoopLisboa no Pinhal Novo, as instalações da Pluricoop e à loja da Cooperativa da Terroa. Na ocasião, o secretário-geral do PCP acusou o Governo de discriminar o sector cooperativo e defendeu que «as cooperativas, a sua forte...