Guimarães

Mulheres debatem discriminações

A discriminação que continua a marcar o quotidiano das mulheres foi debatida, no passado dia 17 de Junho, numa reunião de mulheres comunistas da Organização Concelhia de Guimarães, onde foi avançada a criação de um Grupo de Trabalho junto da Comissão Concelhia, que discuta esta problemática e avance com um plano de trabalho.
Na reunião, em que esteve presente Fernanda Mateus, membro da Comissão Política do PCP, as participantes detiveram-se sobre as mais diversas questões, desde a questão da despenalização da IVG, matéria que, fez ontem oito anos, foi objecto de um referendo; à taxa de desemprego que atinge maioritariamente as mulheres – 94% dos novos desempregados de 2005 são mulheres –; à flexibilidade de horários, que contribui para desestruturar as famílias; às dificuldades que subsistem para as mulheres de conciliar a vida profissional com a vida familiar, o que leva muitas vezes ao condicionamento das suas opções profissionais.
Para esse condicionamento contribui em muito a falta de estruturas sociais de apoio às famílias, denunciaram as participantes. Assim se compreende que, apesar de constituírem 66% dos licenciados, as mulheres vêem muitas vezes condicionada a sua presença na hierarquia universitária, a entrada nos escalões de topo do mercado de trabalho ou o acesso aos órgãos de decisão. Sendo que a tudo isto acresce o condicionalismo cultural resultante das políticas neoliberais de matriz predominantemente masculina de sucessivos governos.
O objectivo do novo Grupo de Trabalho é, pois, reforçar o debate sobre toda esta problemática, nele envolvendo todos os militantes da organização.


Mais artigos de: PCP

Combater por um Portugal mais justo

«Portugal precisa, o PCP propõe» esteve em Almada no passado dia 30, no salão da centenária Incrível Almadense. Jerónimo de Sousa apresentou as propostas do Partido para tirar o País da situação em que se encontra.

Propostas que afirmam a mudança

Em visita ao Norte do País, o secretário-geral do PCP reafirmou o combate à política de direita e apresentou propostas que rompem com as orientações neoliberais do Governo.

Recrutar mais para o Partido

Realizou-se recentemente a II Assembleia da Organização do Sub-Sector Ciência, Tecnologia e Ambiente (CTA) do Sector Intelectual da Organização Regional de Lisboa do Partido.Os trabalhos constaram da apresentação do Relatório das actividades desenvolvidas pela organização desde a assembleia anterior, realizada em 1999, e...

Superar dificuldades

O reforço da organização e intervenção do Partido como forma de intensificar a luta em defesa dos postos de trabalho e dos direitos dos trabalhadores foi a principal conclusão da 1.ª assembleia da célula da EMEF, do grupo CP, realizada no Barreiro na passada semana. Na resolução política, destaca-se o «período difícil»...

Sector Cooperativo discriminado

Jerónimo de Sousa e o Grupo Parlamentar do PCP visitaram anteontem a Central de Distribuição da CoopLisboa no Pinhal Novo, as instalações da Pluricoop e à loja da Cooperativa da Terroa. Na ocasião, o secretário-geral do PCP acusou o Governo de discriminar o sector cooperativo e defendeu que «as cooperativas, a sua forte...