Editorial

Dar voz a direitos e lutas

Artigo de acesso livre

Aí está, neste início de ano, o peso da vida concreta, as dificuldades sentidas pelos trabalhadores e o povo, inseparáveis das injustiças que acompanham as opções da política de direita. Um dia a dia em que salários e pensões são cada vez mais escassos face ao aumento dos preços, à degradação do poder de compra, em que a larga maioria se vê confrontado com a escolha difícil entre ter meios para garantir alimento à mesa, dispor de casa e poder aquecê-la ou comprar os medicamentos prescritos.

 

É esta realidade que aparece submergida na cascata de casos que uns produzem e outros promovem, preenchendo noticiários e comentário político, reduzindo a vida do País a esses factos, secundarizando dificuldades reais da vida. Não se nega nem desvaloriza o significado político destes casos, casos a mais reconheça-se, mas que não são nem inéditos nem obra do acaso.

É no caldo de uma política dominada e contagiada por relações pouco transparentes entre o político e o económico que medram, se desenvolvem e são aproveitados por outros que, partilhando das mesmas opções, fazem, à falta de outros elementos de distinção com a política do Governo, o espaço para encenarem uma falsa oposição. Casos que ganham maior dimensão e aderência pública quanto convivem com a falta de resposta aos problemas. É essa resposta e soluções que é essencial não perder de vista.

Mais do que de mudar de ministros, é preciso mudar de política, ter outro rumo que garanta mais salário e pensões, melhores serviços públicos, controlo de preços, habitação, produção nacional. Para lá do vozear e do alarido mediático, a verdade é que quer o Governo do PS, quer PSD, CDS, Chega e IL confluem nessa política de apoio aos grupos económicos, que deixa à solta uma especulação que polariza lucros imensos construídos sobre o empobrecimento geral. Não há «censura» que resista à verificação de que aqueles que a agitam não só partilham da política que dizem censurar como a querem ver prosseguida e intensificada.

 

Mudar de política, abrir caminho a uma outra política, responder aos problemas – é esse o sentido da intervenção do PCP. É esse sentido alternativo que ontem ficou patente no debate parlamentar com o primeiro-ministro. É esse sentido de resposta que está presente no agendamento pelo Grupo Parlamentar, para hoje, do projecto-lei sobre a fixação de preços de bens essenciais, que contribuirá para elucidar posicionamentos. É esse sentido de dar expressão a problemas que marcará a iniciativa com reformados que contará com a participação do Secretário-geral ou a audição sobre o apoio às artes, ainda esta semana realizada.

É esse sentido de dar voz à luta e às aspirações dos trabalhadores que se viu nas acções junto dos trabalhadores da Exide e da Frismag. É esse sentido de afirmação desse caminho alternativo que se expressou na iniciativa sobre soberania alimentar, inseparável de uma opção que privilegie a produção nacional, a colocação dos recursos nacionais ao serviço do desenvolvimento, a defesa dos sectores e empresas estratégicas. Quando hoje alguns procuram surfar a inaceitável situação que envolveu uma secretária de Estado (omitindo que na sua origem está a a opção por estender a empresas públicas práticas utilizadas pelos grupos económicos em matéria de remunerações e outros privilégios dos seus gestores e administradores), o PCP, não prescindindo de ver apuradas todas as responsabilidades, não contribuirá para que esta ou qualquer outra Comissão Parlamentar de Inquérito se insira, como alguns pretendem, para acelerar e facilitar a privatização da TAP, quando aquilo que se impõe é a defesa e valorização da companhia colocando-a ao serviço do desenvolvimento do País.

 

Reforçar o Partido e a sua acção política, dar concretização às conclusões da Conferência Nacional realizada em Novembro passado, afirmar o PCP como a força que dá voz ao direitos e à luta dos trabalhadores, intervindo para responder ao que não pode ser adiado, ao mesmo tempo que aponta o caminho da ruptura e da alternativa – é neste sentido e objectivo que o colectivo partidário está convocado.


Opinião
Crónica Internacional

Defender a democracia

O anunciado assalto às instituições federais do Brasil, no dia 8 de Janeiro, em Brasília, representou mais um acto no processo dirigido pelo...
Actual

As casas são para as pessoas

As notícias vindas a público nos últimos dias, com destaque para a divulgação de um estudo que denuncia que os preços das casas em Portugal...
Actual

Mil milhões de euros

Nós estamos habituados a viver num mundo onde, no que toca a dinheiro, mil euros é a nossa última verdadeira escala mensurável. O nosso...
Actual

Licença para matar

A repercussão internacional que teve o assassinato de George Floyd, em 2020, testemunha o poder das redes sociais e, simultaneamente, a sua...
A talhe de foice

Revisores

É natural que um processo de revisão constitucional suscitado pelo Chega provoque repulsa em todos quantos vêem na Constituição da República...
Em Destaque

Alterar o modelo de apoio às artes, criar o serviço público de cultura

Artigo de acesso livre

A convite do PCP, dezenas de criadores e trabalhadores da Cultura (do teatro, da música, do cinema, das artes plásticas, da reflexão crítica, da produção de eventos, do movimento associativo) participaram, dia 9, na audição «Apoio às artes, resultados e modelos», realizada na Assembleia da República. Na ocasião, o Secretário-geral do Partido, Paulo Raimundo, apelou aos presentes a que empenhem a sua dedicação e criatividade também «numa luta que vale a pena», pela criação de um verdadeiro Serviço Público de Cultura.

Em Foco

Semear para transformar a produção de cereais

No âmbito do Roteiro da «Soberania Alimentar», no dia 5 de Janeiro, em Elvas, realizou-se uma sessão pública sobre «A produção de cereais em Portugal e a soberania alimentar», a que se associaram os deputados do PCP no Parlamento Europeu (PE) presentes no distrito a cumprir o programa das suas Jornadas. «Temos as forças e as condições para pôr o País a produzir», aumentar a produção de cereais e «abrir o caminho que assegure a soberania alimentar nacional», afirmou Paulo Raimundo, Secretário-geral do Partido.

PCP

Quem faz o País avançar merece respeito

Empenho com a luta por mais e melhores salários foi o compromisso que o Secretário-geral do PCP reafirmou aos trabalhadores da Eugster & Frismag, em Torres Vedras, durante uma acção de contacto na passada sexta-feira.

Direcção executiva do SNS quer diluir saúde em Ovar

Integrar o Hospital de Ovar numa eventual Unidade Local de Saúde da Região de Aveiro (ULS-RA), como pretende impor a nova direcção executiva do Serviço Nacional de Saúde (SNS), é contrária ao interesses da população, denuncia a Comissão Concelhia do PCP.

Cultura em protesto por reforço dos apoios

Centenas de profissionais e agentes das artes e cultura concentraram-se, ontem de manhã, frente a Assembleia da República (AR), em defesa do reforço dos apoios sustentados às artes.

Trabalhadores

Persiste preocupação quanto ao futuro do HFAR

As respostas do Governo à situação aguda ocorrida em meados de Dezembro não descansam as associações profissionais de militares quanto ao défice estrutural de efectivos do Hospital das Forças Armadas.

Frente Comum entoa alerta

Dirigentes e delegados das estruturas que integram a Frente Comum de Sindicatos reiteraram, no dia 5, junto da...

Greve na Blueotter

Os trabalhadores da Blueotter fizeram greve de 24 horas, no dia 6, poraumento dos salários e do subsídio de...
Assembleia da República

Solidariedade com o povo palestiniano

Assembleia da República aprovou no dia 3 um voto de solidariedade com o Povo Palestiniano, onde reafirma a sua «exigência de concretização do...
Nacional

Crimes contra o interesse público na Madeira

Na Região Autónoma da Madeira existem «inúmeros casos de edifícios públicos abandonados» e «muitos outros processos de reprovável desleixo por parte dos governantes», adverte a CDU.

Travar o aumento do custo de vida

A Confederação MURPI está preocupada com o aumento da pobreza entre a população idosa e a privação do acesso a bens alimentares essenciais a uma alimentação adequada e ao pagamento de primeiras necessidades.

«Aeroporto Fora, Lisboa Melhora»

No sábado, a Plataforma Cívica «Aeroporto Fora, Lisboa Melhora» promoveu uma sessão pública na Padaria do Povo, situada em Campo de Ourique,...
Europa

Sindicatos britânicos rejeitam nova legislação contra greves

Prossegue em 2023 a onda de paralisações no Reino Unido, com os trabalhadores de diversos sectores a exigir aumentos salariais de acordo com a inflação e melhores condições laborais. O governo responde com mais legislação a restringir o direito à greve.

Internacional

O PCP e o assassinato de Amílcar Cabral, em 1973

Artigo de acesso livre

Logo após o assassinato de Amílcar Cabral, perpetrado por agentes do colonialismo em 20 de Janeiro de 1973, o PCP expressou o seu veemente protesto e profunda indignação pelo ignóbil crime. A História confirmou a plena confiança, ali expressa, em que a sua luta prosseguiria até à vitória.

Ana de todos nós

No Centro de Detenção Psiquiátrica de Fort Wort, no Texas, há dezenas de milhares de cartas que, malgrado abertas,...
Temas

Burla ao quadrado no «reequilíbrio» das PPP

Os pedidos de reequilíbrio financeiro (PREF) dos contratos de concessão das parcerias público-privadas (PPP) constituem uma burla ao quadrado, na medida em que violam os próprios pressupostos da burla inicial – as próprias PPP. Por duas vezes, os burladossão o Estado e o povo português; os burlões são os que negoceiam e assinam os contratos.

Argumentos
Memória

1935 – Nasce o «livro de bolso»

O nascimento dos «livros de bolso» é atribuído à criação das edições Penguin por Allen Lane, em Inglaterra. Embora em 1905 já fossem...
Sugestões da semana

Sugestões da semana

Infância O Principezinho, a obra intemporal do francês Antoine de Saint-Exupéry em versão de teatro negro, com produção da Myheartheatre e...
Aconteceu

Morreu António Cartaxo

António Cartaxo, figura ímpar da rádio nacional e internacional, morreu no dia 5, aos 88 anos. O radialista português, que nasceu na Amadora...

Invernos europeus mais quentes

Segundo o Serviço de Monitorização das Alterações Climáticas do programa europeu Copernicus, a par dos Verões, os Invernos estão a ficar mais...

Paulo Raimundo

Artigo de acesso livre

Secretário-geral do PCP   Quinta-feira – 12 de JaneiroLisboa15h00 – Encontro com reformados,...

Reuniões e outras iniciativas

Artigo de acesso livre

Algarve Albufeira - Domingo, 29, 13h00, almoço-convívio com Celso Costa do Comité Central do...

Centenário de José Saramago

Artigo de acesso livre

Albufeira - Sábado, 21, 15h00, iniciativa com a professora universitária Carina Infante do...

JCP

Artigo de acesso livre

Guimarães - Sábado, 21, 15h00, visionamento do filme «Até Amanhã, Camaradas», seguido de debate...

URAP

Artigo de acesso livre

Apresentação do livro «Elas estiveram nas Prisões do Fascismo» - Sábado, 14 de Janeiro de 2023,...

XVI Brigada Internacional Primeiro de Maio de Trabalho Voluntário e Solidariedade com Cuba

Artigo de acesso livre

23 de Abril até 7 de Maio de 2023 Uma forma efectiva de exercer solidariedade com Cuba....

Viagens

Artigo de acesso livre

Berlim - Com Rosa Luxemburgo e Karl Liebknecht13 a 16 de Janeiro 2023 Madrid da Resistência e a...

Viagem Política, Histórica, Cultural e Turística a Cuba

Artigo de acesso livre

23 Novembro a 9 de Dezembro 2023 17 dias e 16 noites, com tudo incluído Encontro político com...

Conhecer Portugal

Artigo de acesso livre

- 18 de Março: Excursão a Setúbal, com visita guiada ao Museu do Trabalho, ao Forte de São Filipe...

A semana em resumo

Frases

“Ter empresas públicas dominadas por critérios de gestão privada e empresas privadas a prestarem...