CNA lamenta «trapalhadas» do Governo e reclama por outras políticas

Reagindo à demissão da secretária de Estado da Agricultura, um dia depois da tomada de posse em substituição do anterior titular, a Confederação Nacional da Agricultura (CNA) lamentou que o Governo e o Ministério da Agricultura «percam tempo» com «trapalhadas», numa altura «em que é por demais urgente resolver os problemas do sector».

Em nota de 6 de Janeiro, a CNA reafirma que, para lá dos titulares dos cargos, o que «verdadeiramente é preciso mudar» são «as políticas para o sector agro-florestal e para o Mundo Rural, de forma a dar resposta aos desafios que os agricultores estão a enfrentar». Para a Confederação, a degradação dos rendimentos dos agricultores (quebra de 12 por cento em 2022, segundo o INE), os elevados custos de produção e as novas regras introduzidas pelo Plano Estratégico Nacional da Política Agrícola Comum «exigem um Ministério da Agricultura forte e operativo, incluindo as áreas das Florestas e do Desenvolvimento Rural» e «capaz de dar as respostas necessárias aos agricultores, sem mais perda de tempo».

A CNA reclama, por isso, que, «sem mais demoras e com seriedade», o Ministério da Agricultura e o Governo «aproveitem a oportunidade de mudança nos titulares da pasta para assumir outras políticas capazes de promover o desenvolvimento da produção nacional e do Mundo Rural, com a justa remuneração do trabalho dos agricultores e para dinamizar o Estatuto da Agricultura Familiar».

 



Mais artigos de: Nacional

Crimes contra o interesse público na Madeira

Na Região Autónoma da Madeira existem «inúmeros casos de edifícios públicos abandonados» e «muitos outros processos de reprovável desleixo por parte dos governantes», adverte a CDU.

Travar o aumento do custo de vida

A Confederação MURPI está preocupada com o aumento da pobreza entre a população idosa e a privação do acesso a bens alimentares essenciais a uma alimentação adequada e ao pagamento de primeiras necessidades.

Moradores do Bairro do Condado exigem habitações dignas

Mais de 150 moradores do Bairro do Condado, Marvila, realizaram uma «Vigília de Reis», na sexta-feira, para exigir da Câmara de Lisboa «obras imediatas» que resolvam a situação de degradação em que se encontram as suas habitações, todas de propriedade municipal. A acção contou com a presença...

«Aeroporto Fora, Lisboa Melhora»

No sábado, a Plataforma Cívica «Aeroporto Fora, Lisboa Melhora» promoveu uma sessão pública na Padaria do Povo, situada em Campo de Ourique, uma das zonas da cidadeafectadas pelo funcionamento do Aeroporto de Lisboa.Na sessão foram apresentados os objectivos da Plataforma, que passam por prosseguir com a recolha de...