Travar o aumento do custo de vida

A Confederação MURPI está preocupada com o aumento da pobreza entre a população idosa e a privação do acesso a bens alimentares essenciais a uma alimentação adequada e ao pagamento de primeiras necessidades.

«Estamos atentos e defendemos os nossos direitos»

«A erradicação da pobreza entre os idosos e a garantia do direito à segurança económica é uma exigência da Constituição da República Portuguesa que se concretiza pela valorização das pensões», acentua o MURPI em nota enviada ao Avante! no dia 4 de Janeiro, onde recorda a sua exigência de «aumento extraordinário mínimo de 60 euros em todas as pensões», para «dar resposta à grave situação económica em que vivem milhares de reformados».

Segundo os reformados, pensionistas e idosos o «aumento do custo de vida é resultante da progressão da inflação e da opção do Governo em seguir as orientações do Fundo Monetário Internacional e da União Europeia, não cumprindo a lei» e «procurando-nos enganar com suplementos, meias pensões e o aumento exíguo destas».

Cabaz de bens essenciais

Neste sentido, o MURPI afirma que «é imperioso travar o custo de vida, criando um cabaz de bens essenciais, com a fixação de preços», com produtos alimentares (pão, leite, carne, ovos, legumes e fruta) e serviços essenciais (electricidade, gás, água e habitação). «É escandalosa a acumulação de lucros pelos grandes distribuidores de produtos alimentares à custa de baixos salários e à imposição de preços baixos na aquisição de bens alimentares aos pequenos e médios agricultores», considera a Confederação.

Apela-se, por isso, a todos os reformados, pensionistas e idosos que subscrevam a petição «Repor o poder de compra das pensões».

 



Mais artigos de: Nacional

Crimes contra o interesse público na Madeira

Na Região Autónoma da Madeira existem «inúmeros casos de edifícios públicos abandonados» e «muitos outros processos de reprovável desleixo por parte dos governantes», adverte a CDU.

CNA lamenta «trapalhadas» do Governo e reclama por outras políticas

Reagindo à demissão da secretária de Estado da Agricultura, um dia depois da tomada de posse em substituição do anterior titular, a Confederação Nacional da Agricultura (CNA) lamentou que o Governo e o Ministério da Agricultura «percam tempo» com «trapalhadas», numa altura «em que é por demais urgente resolver os...

Moradores do Bairro do Condado exigem habitações dignas

Mais de 150 moradores do Bairro do Condado, Marvila, realizaram uma «Vigília de Reis», na sexta-feira, para exigir da Câmara de Lisboa «obras imediatas» que resolvam a situação de degradação em que se encontram as suas habitações, todas de propriedade municipal. A acção contou com a presença...

«Aeroporto Fora, Lisboa Melhora»

No sábado, a Plataforma Cívica «Aeroporto Fora, Lisboa Melhora» promoveu uma sessão pública na Padaria do Povo, situada em Campo de Ourique, uma das zonas da cidadeafectadas pelo funcionamento do Aeroporto de Lisboa.Na sessão foram apresentados os objectivos da Plataforma, que passam por prosseguir com a recolha de...