PCP denuncia fraude com crédito na Madeira

Após a realização da Comissão Parlamentar de Inquérito às falhas na operacionalização da linha de crédito às empresas da Região Autónoma da Madeira (RAM) afectadas pela epidemia de COVID-19, foi possível identificar a fraude que aquela constituiu. Com efeito, apurou-se que não correspondeu ao objectivo de apoiar o tecido empresarial, justamente por não ter em conta as suas especificidades, denunciou, no início deste ano, o deputado do PCP na Assembleia Legislativa da RAM, Ricardo Lume.

No balanço, o eleito comunista lembrou que milhares de empresas da Região, sobretudo micro e pequenas, não se puderam candidatar à Linha de Crédito INVEST RAM COVID-19, cujo propósito urgente era, detalhou, assegurar a manutenção dos postos de trabalho através de auxílios às necessidades prementes de tesouraria. «Logo à partida foram excluídas 82,5% das empresas da Região», isto porque sendo unidades de pequena dimensão ou de cariz familiar, a maioria dos trabalhadores são simultaneamente sócios.

Contas feitas às excluídas à partida e às que, tendo sido aceites as candidaturas, viram negados os apoios, somente 8,4 por cento das empresas beneficiaram da referida linha de crédito, prosseguiu Ricardo Lume, que criticou, igualmente, o facto de «uma parte significativa das empresas que foram apoiadas serem de sectores de actividade que não tiveram impactos significativos devido às medidas restritivas impostas durante a crise sanitária».

«Se esta linha de crédito tivesse, efectivamente, sido destinada às micro e pequenas empresas e exclusivamente aos sectores de actividade que foram afectados pela pandemia, provavelmente teria sido possível salvar postos de trabalho e empresas», as quais, acabaram por «encerrar por falta de apoio público, destruindo o sustento de muitas famílias», concluiu, ainda Ricardo Lume.





Mais artigos de: PCP

Quem faz o País avançar merece respeito

Empenho com a luta por mais e melhores salários foi o compromisso que o Secretário-geral do PCP reafirmou aos trabalhadores da Eugster & Frismag, em Torres Vedras, durante uma acção de contacto na passada sexta-feira.

Direcção executiva do SNS quer diluir saúde em Ovar

Integrar o Hospital de Ovar numa eventual Unidade Local de Saúde da Região de Aveiro (ULS-RA), como pretende impor a nova direcção executiva do Serviço Nacional de Saúde (SNS), é contrária ao interesses da população, denuncia a Comissão Concelhia do PCP.

Deputados do PCP na rua com a luta

No dia 5, os enfermeiros do serviço de urgência do Hospital do Espírito Santo, em Évora, fizeram greve e manifestaram-se junto à entrada daquela unidade de saúde. Em causa estão as condições de trabalho a que estão sujeitos e a falta de recursos humanos, de tal forma gritante que a equipa de...

Tomar a iniciativa e avançar para a luta

«A partir do momento em que nos começamos a envolver são muitas as questões que se esclarecem sobre os diversos problemas que enfrentamos e as dificuldades que sentimos. O nosso envolvimento político e a nossa acção são uma grande força», afirma Bianca, 23 anos, natural de Oeiras e arquitecta de profissão. Militante da...

Cultura em protesto por reforço dos apoios

Centenas de profissionais e agentes das artes e cultura concentraram-se, ontem de manhã, frente a Assembleia da República (AR), em defesa do reforço dos apoios sustentados às artes.