1935 – Nasce o «livro de bolso»
O nascimento dos «livros de bolso» é atribuído à criação das edições Penguin por Allen Lane, em Inglaterra. Embora em 1905 já fossem comercializados, pelas edições Jules Tallandier, livros com essa designação, tratava-se apenas da chamada literatura de estação, pequenos romances populares, sem preocupações de qualidade. Allen Lane Williams ingressou na editora Bodley Head em 1919 como aprendiz do tio, fundador da empresa John Lane, de que virá a ser editor-chefe após a morte daquele. Funda a Penguin Books como parte da Bodley Head, em 1934, e a empresa autonomiza-se um ano depois. A aposta em livros de qualidade a baixo preço ter-se-á inspirado na editora Albatross Books de Hamburgo, fundada em 1932, a primeira a produzir livros de bolso para o grande público. O nome, Albatroz, expressa o desejo de universalidade, pois a palavra é idêntica em várias línguas europeias. Vencendo resistências de livreiros e autores, Allen Lane apostou na qualidade das obras e na sua apresentação, pois como dizia «um bom design não é mais caro do que um ruim». Criou também a Pelican Books, para livros de não ficção. Quase duas décadas depois, em 1953, o novo formato chega a França pela mão de Henri Filipachi, das edições Hachette, que cria o «Livre de Poche», um sucesso até hoje.