Crónica Internacional
Ricos e pobres
Actual
O que os incomoda
Actual
Bruxas e maldições
Actual
Lénine ou Goldman Sachs
PCP
Ainda o financiamento dos partidos
A propósito da alteração à Lei do Financiamento dos Partidos aprovada na Assembleia da República por largo consenso, foi montada mais uma campanha contra os partidos e a política que visa, no fundamental, atingir o PCP. Vale a pena, portanto, aproveitar a oportunidade para sinalizar três ou quatro ideias essenciais sobre a matéria.
A talhe de foice
Imagens
José Vitoriano, destacado comunista e extraordinário ser humano
CENTENÁRIO No passado sábado, 30, faria cem anos aquele de quem Álvaro Cunhal disse um dia que se desejasse ser parecido com alguém seria com ele: José Vitoriano, destacado militante e dirigente comunista, com uma intensa intervenção na clandestinidade, na Revolução e de então até ao seu falecimento, em 2006.
Alterações ao financiamento dos partidos não mudam matriz antidemocrática da lei
ESCLARECIMENTO O consenso para a alteração da Lei do Financiamento dos Partidos e das Campanhas Eleitorais é um reconhecimento de como ela é «absurda, antidemocrática e anticonstitucional», garante o PCP.
PCP confia na capacidade de luta e transformação do povo
COMENTÁRIO João Dias Coelho, da Comissão Política, reagiu no dia 1, em nome do PCP, à mensagem de Ano Novo do Presidente da República, que elegeu «reinvenção» como palavra de ordem para 2018.
Proteger e valorizar a bacia do Tejo
O Militante está à venda
Independência faz-de-conta
CT exige acção para defesa da TAP
CONTRADIÇÃO Detida maioritariamente pelo Estado, a TAP continua a ser gerida como empresa privada, para aumentar os dividendos à custa de mais exploração, protestou a Comissão de Trabalhadores.
Verdade e negociação <br>contra lock-out da Somincor
LUTA De nada vale à administração da Somincor prosseguir no caminho da mentira e da deturpação dos factos, asseverou o Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Mineira, que vai promover plenários.
Frente Comum preconiza intensificação da luta em 2018
INSUFICIENTE No OE 2018 mantém-se o rumo da reposição insuficiente de direitos e remunerações, o que exige intensificar a luta para valorizar salários e carreiras e erradicar a precariedade.
Fenprof analisa negociação e acção
Greves ao trabalho extra
Gramax a servir Triumph
Machadada nos sinistrados
Vinculação é essencial para a estabilização e dignificação do trabalho docente
O PCP quer alterar o regime de recrutamento e mobilidade dos professores dos ensinos Básico e Secundário. Um projecto de lei nesse sentido, após apreciação em plenário no passado dia 15, baixou sem votação à comissão de Educação e Ciência.
Pelo bom funcionamento das cantinas escolares e pela qualidade das refeições
O Parlamento aprovou uma recomendação ao Governo para que assegure os meios humanos e materiais necessários ao bom funcionamento das cantinas escolares e à qualidade das refeições fornecidas.
Reparar injustiças nas carreiras dos militares
PCP propõe programa de prevenção primária e controlo da bactéria da legionella
O PCP defende a reposição da obrigatoriedade (retirada em 2013 por PSD e CDS) das inspecções sobre a qualidade do ar interior em todos os estabelecimentos de uso público ou fábricas que contenham redes de água quente e de água fria ou sistemas de arrefecimento.
Pela suspensão da pesquisa de petróleo no Algarve
Rever Convenção de Albufeira para garantir direitos sobre a água
Protecção dos animais em circos
CTT pretendem encerrar postos em nove distritos
CORREIOS A administração dos CTT confirmou anteontem a intenção de fechar este ano 22 balcões em Portugal continental e ilhas, primeiro passo do plano que pretende impor até ao final de 2020.
PS chumba solidariedade com a luta em Aljustrel
SUBMISSÃO A moção «Solidariedade com os trabalhadores da ALMINA e EPDM», apresentada pela CDU na Assembleia Municipal de Aljustrel, de 29 de Dezembro, foi chumbada pelo PS.
Agricultores apresentam plano ultrapassar efeitos das intempéries
APOIOS A Confederação Nacional da Agricultura e a Associação Distrital dos Agricultores de Coimbra reclamam a definição de um «Plano Integrado de Contingência» para reposição e controlo de efectivos de ovinos e caprinos.
Orçamento de Alcácer do Sal mantém rumo iniciado em 2013
INVESTIMENTO A Câmara de Alcácer do Sal aprovou, em Dezembro, com os votos contra dos vereadores do PS, as grandes opções do plano (GOP) e o orçamento para o ano de 2018 com um valor de 25,6 milhões de euros.
Investimentos asseguram o futuro da Moita
Fazer avançar Benavente
Investimentos travados em Loures
Defender as freguesias de Charneca de Caparica e Sobreda
Turismo cresce em Alcácer do Sal
Tribunal decide libertar independentistas da CUP
CATALUNHA Dois conselheiros da Candidatura de Unidade Popular (CUP) foram libertados por um tribunal catalão que rejeitou a pretensão de Madrid de os manter em cativeiro.
Itália volta às urnas
Merkel acumula impopularidade
Concluir a União Bancária?
Libertação de Ahed Tamimi e dos menores palestinianos
PALESTINA O Movimento pelos Direitos do Povo Palestino e pela Paz no Médio Oriente apela aos que «prezam a liberdade e a justiça» para lutarem pela libertação «Ahed Tamimi e todos os menores presos por Israel».
Homicídios políticos ensombram Colômbia
PAZ Dezenas de líderes sociais foram assassinados este ano e centenas ameaçados perante a inacção do Estado colombiano, situação que está a colocar em causa a pacificação do país.
Cuba fecha 2017 de boa saúde
Níger: manifestações, «democracia» e bases
A situação do jornalismo e as necessidades do negócio
Execução do Portugal 2020 aquém das necessidades do País
ECONOMIA A execução dos programas comunitários continua insuficiente: ao fim de três anos e meio (metade do período) apenas foi executado 32 por cento (3076 milhões de euros) do programado para este período ficando por utilizar 8076 milhões de euros. Um dos problemas mais graves que o País enfrenta, com consequências graves na modernização do aparelho produtivo nacional e no desenvolvimento, é a quebra significativa verificada no investimento.
Desenvolvimentos na África Austral
DESAFIOS Na África Austral estão em curso desenvolvimentos em alguns países onde se vivem velhos problemas e se colocam novos desafios. Na África do Sul, o ANC elegeu um novo líder, Cyril Ramaphosa, com a tarefa de unir o partido, salvaguardar a aliança com o Partido Comunista Sul-africano e a COSATU e ganhar em 2019 a presidência da República. No Zimbabwe, afastado Robert Mugabe, o novo presidente do país e da ZANU-PF, Emmerson Mnangagwa, procura revitalizar a economia e reconquistar a confiança popular. Em Angola, o presidente João Lourenço iniciou o mandato e quer, com o MPLA, «melhorar o que está bem e corrigir o que está mal». Em Moçambique, o governo da FRELIMO trabalha para consolidar a paz e o desenvolvimento.