PS chumba solidariedade com a luta em Aljustrel

SUBMISSÃO A moção «Solidariedade com os trabalhadores da ALMINA e EPDM», apresentada pela CDU na Assembleia Municipal de Aljustrel, de 29 de Dezembro, foi chumbada pelo PS.

Com uma forte participação e apoio da população do concelho de Aljustrel, os trabalhadores da ALMINA e EPDM estão em luta por melhores salários e demais matérias de expressão pecuniária; condições de saúde e segurança no trabalho; humanização dos horários de trabalho na lavaria; normalização das relações de trabalho na empresa, contra a repressão sobre os trabalhadores; direito à negociação e o reconhecimento do sindicato representativo dos trabalhadores.

Na moção, a CDU reclamava que «as empresas reconheçam o direito à negociação com os legítimos representantes dos trabalhadores» e «se encontre uma solução negociada para o fim do conflito em curso, a bem dos interesses dos trabalhadores e das empresas, de forma a alcançar a paz social».

Sentimento de injustiça
No documento, reprovado pelo PS, os eleitos do PCP lembram que a concessão das antigas Pirites Alentejanas levou a que o «volume dos lucros apresentados por parte da empresa concessionária» fosse «efectivado à custa de políticas de baixos salários», aliado «a condições de segurança abaixo do mínimo exigível», o que «continua a gerar nos trabalhadores e nas suas famílias um sentimento de injustiça e de revolta perante esta realidade».

A moção defende que «os trabalhadores que exercem funções especializadas», como é o caso dos trabalhadores de fundo de mina e demais instalações desta indústria «tenham formação adequada» e, por esse facto, «recebam um salário justo», condição que deve estar plasmada e assegurada «por um contrato colectivo de trabalho (CCT) do sector».

«Na realidade, não existindo este CCT e estando os salários dos trabalhadores de fundo de mina muito próximos do salário mínimo nacional, não se verificando um plano de formação abrangente e adequado para os trabalhadores destas empresas, presume-se que a Lei não esteja a ser cumprida e que a fiscalização até agora existente, se é que existiu, não tenha ido de encontro aos interesses dos trabalhadores, da população e às obrigações da empresa», apontam os comunistas.

Por terem sido «investidos dinheiros públicos, concedidos benefícios fiscais para a exploração de recursos públicos», o Governo deveria «publicitar o contrato de concessão, as suas contrapartidas e toda a monitorização eventualmente realizada», exige o PCP.




Mais artigos de: Nacional

CTT pretendem encerrar postos em nove distritos

CORREIOS A administração dos CTT confirmou anteontem a intenção de fechar este ano 22 balcões em Portugal continental e ilhas, primeiro passo do plano que pretende impor até ao final de 2020.

Investimentos asseguram o futuro da Moita

A Câmara da Moita aprovou, dia 18, o orçamento, no valor de 31 424 295 euros, e as grandes opções do plano (GOP) para 2018. Como linha prioritária de intervenção para o próximo ano, as GOP apontam a reabilitação urbana dos núcleos...

Fazer avançar Benavente

A Assembleia Municipal de Benavente aprovou, em Dezembro, a proposta de orçamento para 2018 no valor de 20,3 milhões de euros apresentada pelo executivo municipal e que inclui investimentos que aguardam «condições para avançar». Carlos Coutinho, presidente da...

Investimentos travados em Loures

Em Loures, «PS e PSD tentam travar investimento dos SIMAR na melhoria dos serviços prestados à população», denuncia a CDU em nota de imprensa, informando que aqueles dois partidos juntaram-se na Assembleia Municipal, reunida no dia 29, para impedir...

Defender as freguesias de Charneca de Caparica e Sobreda

Por iniciativa dos eleitos do PCP, a Assembleia da União das Freguesias de Charneca de Caparica-Sobreda aprovou, no dia 20, com a abstenção do PS e os votos contra do PSD, a moção «Não às portagens na A33. Abolição imediata do pagamento de...

Turismo cresce em Alcácer do Sal

O turismo no concelho de Alcácer do Sal aumentou no ano de 2016, em comparação com 2015, com subidas de oito por cento nas dormidas nos estabelecimentos hoteleiros e de 15,7 por cento no número de hóspedes, divulgou, dia 2, a Câmara Municipal....