O Militante está à venda
«No II Centenário do nascimento de Karl Marx – Lutar e aprender com Marx» é o título principal da edição de Janeiro/Fevereiro de O Militante, que destaca no texto de abertura, entre outras questões, as comemorações desta importante efeméride. Elas serão, garante-se, «mais uma importante ocasião para revisitar as origens e a história do movimento operário e comunista e a fundamentação científica do carácter transitório do capitalismo, a missão histórica do proletariado e a necessidade do partido comunista».
Ainda sobre esta efeméride, O Militante publica o artigo de Lénine «As três fontes e as três partes constitutivas do marxismo». Já o filósofo italiano Domenico Losurdo assina «A Revolução de Outubro e a democracia», efeméride que o PCP assinalou em 2017.
«A luta dos docentes em defesa dos direitos e da dignidade profissional», de Jorge Pires, preenche a secção Lutas, enquanto Vasco Cardoso reflecte sobre o Orçamento do Estado para 2018, que «não anda para trás mas que precisava de avançar muito mais». Luís Silva, da JCP, lembra o 19.º Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes e Agostinho Lopes escreve sobre «O Livro Verde do Governo PS para a Economia Digital». Rogério Reis, por seu lado, aborda o conceito de Inteligência Artificial.
A secção Economia conta com dois artigos: «Contradições que se agudizam», de Carlos Carvalhas, e «A quem e para que servem as Agências de Rating», de José Lourenço. Carlos Lopes Pereira assina «A ofensiva militar do imperialismo em África», enquanto a secção Organização é preenchida com «Um PCP mais forte: mais organização, mais intervenção».
São ainda publicados três documentos: a contribuição do PCP para o 19.º Encontro Internacional de Partidos Comunistas e Operários, realizado em Novembro na Rússia; o Apelo desse encontro; e o comunicado do Comité Central de 29 de Outubro.