A situação do jornalismo e as necessidades do negócio

Fernando Correia
COMUNICAÇÃO SOCIAL As notícias sobre os responsáveis e as suas competências, as estratégias, a natureza, os objectivos e a terminologia dos grupos económicos que dominam o panorama mediático nacional são uma espécie de introdução, sintética mas esclarecedora, à compreensão do funcionamento da máquina mediática, aquilo que a alimenta, motiva e faz andar – e, pormenor importante, sobre o perfil de quem paga e manda.

O artigo completo está disponível na edição impressa ou por assinatura on-line



Já é assinante ou comprou o Avante! esta semana?
Inicie sessão




Mais artigos de: Temas

Execução do Portugal 2020 aquém das necessidades do País

ECONOMIA A execução dos programas comunitários continua insuficiente: ao fim de três anos e meio (metade do período) apenas foi executado 32 por cento (3076 milhões de euros) do programado para este período ficando por utilizar 8076 milhões de euros. Um dos problemas mais graves que o País enfrenta, com consequências graves na modernização do aparelho produtivo nacional e no desenvolvimento, é a quebra significativa verificada no investimento.

Desenvolvimentos na África Austral

DESAFIOS Na África Austral estão em curso desenvolvimentos em alguns países onde se vivem velhos problemas e se colocam novos desafios. Na África do Sul, o ANC elegeu um novo líder, Cyril Ramaphosa, com a tarefa de unir o partido, salvaguardar a aliança com o Partido Comunista Sul-africano e a COSATU e ganhar em 2019 a presidência da República. No Zimbabwe, afastado Robert Mugabe, o novo presidente do país e da ZANU-PF, Emmerson Mnangagwa, procura revitalizar a economia e reconquistar a confiança popular. Em Angola, o presidente João Lourenço iniciou o mandato e quer, com o MPLA, «melhorar o que está bem e corrigir o que está mal». Em Moçambique, o governo da FRELIMO trabalha para consolidar a paz e o desenvolvimento.