Actual
Missão cumprida
Actual
A causa das causas e a causa das coisas
Actual
Conto do vigário
A talhe de foice
Manobras
PCP
Reforçar o Partido e alargar o apoio à CDU
O reforço do PCP nos planos político, orgânico, ideológico e eleitoral é um factor decisivo para a ruptura com a política de direita e para abrir caminho a uma política patriótica e de esquerda. Estas tarefas, de grande exigência e complexidade, têm de ser tratadas de forma integrada, contribuindo cada uma delas para o êxito das outras.
Crónica Internacional
A pilhagem
Promover o crescimento económico e o emprego
Aquando da apresentação pública do Programa Eleitoral do PCP, há duas semanas, destacámos no Avante! os seus eixos e objectivos centrais e a base material necessária à concretização da política patriótica e de esquerda que ele consagra. Iniciamos hoje uma abordagem mais pormenorizada das propostas e medidas concretas que aponta, a começar pelas que se relacionam com a questão decisiva do crescimento económico e do emprego (presentes no capítulo II da segunda parte do Programa).
Protagonistas destacados <br>da luta do povo
A CDU apresentou, anteontem, a sua lista de candidatos pelo círculo eleitoral de Lisboa, encabeçada pelo Secretário-geral do PCP. Na sua intervenção, Jerónimo de Sousa destacou que esta candidatura orgulha-se de «fazer o que diz, cumprir o que promete e tem como seu património reconhecido um percurso de verdade, honestidade, trabalho e competência».
Profunda ligação à região
Mais de mil pessoas participaram, no dia 17, no comício de apresentação da lista da CDU ao círculo eleitoral de Setúbal, realizado em Almada.
Gente séria e de trabalho
Foi num ambiente confiante e cheio de ânimo, em comício e ao ar livre, que no dia 16 centenas de pessoas assistiram à apresentação da lista da CDU pelo círculo do Porto.
CDU é alternativa ao definhamento
O Secretário-geral do PCP participou, no fim-de-semana, nos comícios de apresentação das listas da CDU aos distritos de Vila Real e Bragança, encabeçadas respectivamente por Júlia Correia e Jorge Humberto Fernandes.
Ouvir problemas, divulgar propostas
Valorizar o trabalho
Defender o SNS
Defender os trabalhadores
Convívio de Verão
Saúde é um direito
Fiscalidade marca ruptura
No âmbito da conferência sobre política fiscal que a Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas (OTOC) organizou, dia 21, em parceria com a TSF, Jerónimo de Sousa defendeu que uma política fiscal justa é um instrumento central para uma política patriótica e de esquerda.
Uma fonte de inspiração
A comemoração do centenário do nascimento de Virgínia Moura, promovida pelo PCP, culminou no sábado, no Porto, numa grande sessão evocativa com a presença de Jerónimo de Sousa.
Artificialidades mediáticas
Sonae deve pagar mais
Depois da greve de dia 15 no hotel de cinco estrelas do Grupo Sonae no Porto, foram anunciadas novas paralisações na logística do Continente, na Maia. Em ambos os casos os trabalhadores exigem melhores salários.
Arrancar o mal pela raiz
Importa travar quanto antes a política de direita desenvolvida ao longo dos anos e agravada com o Governo PSD/CDS, apela a CGTP-IN, que contestou recentes declarações do primeiro-ministro sobre a redução da pobreza e das desigualdades.
CGTP-IN mantém o «alerta»
Vitória na Praia da Rocha
Eurospuma admite negociar
Marcha dia 31 na SPdH
Pelas 35 horas sem «banco»
Já ganham
Uma acção ímpar ao serviço do povo e do País
Com a XII Legislatura a finalizar, o mínimo a dizer do trabalho do Grupo Parlamentar do PCP, em hora de balanço, é que voltou a distinguir-se pela sua excepcional qualidade em todos os campos onde foi chamado a intervir.
Anos de destruição e declínio
Afronta à Constituição
Reflexão e proposta
Maioria rejeita corrigir injustiça
A maioria PSD/CDS-PP, com a abstenção do PS, inviabilizou o projecto de lei do PCP que propunha o restabelecimento imediato do limite máximo de 35 horas semanais para os trabalhadores da Administração Pública e progressiva extensão da medida para todos os trabalhadores.
Respeite-se a livre decisão
Perpetuar regras da exploração
Direito inalienável da mulher
O MDM rejeita o pagamento de taxas moderadoras, defendido por PSD/CDS, para a interrupção voluntária da gravidez, bem como as propostas da iniciativa legislativa de cidadãos chamada «lei de apoio à maternidade e paternidade – do direito a nascer».
Produtores de leite protestam
Defender a lavoura duriense
Urge proteger a floresta
Greves quase impossíveis
O governo conservador britânico anunciou, dia 15, um projecto de lei que torna praticamente impossível, ou ineficaz, a realização de greves no país.
Rampa imperialista
As forças maioritárias do Congresso de Deputados de Espanha aprovaram, dia 16, o acordo entre Espanha e os EUA sobre a base militar de Morón de la Frontera.
Aeroporto vendido por 10 mil euros
Deputado denuncia restrições<br>no acesso ao TTIP
UE: o vazio da palavra
Manobras da NATO na Ucrânia
NATO iniciou esta segunda-feira, 20, manobras militares na província de Lvov, no oeste da Ucrânia, que envolvem 1800 tropas de 18 países. Moscovo avisa que exercícios ameaçam o processo de paz.
Cooperar para crescer
A cimeira da Organização de Cooperação de Xangai, recentemente realizada na cidade siberiana de Ufá, deu um impulso aos mecanismos de cooperação dos países membros e aprovou a iniciativa da China «Rota da Seda».
O preço da guerra
Regresso à caça às bruxas
O Congresso da Revolução
Realizado em Lisboa, nos dias 25, 26 e 27 de Julho de 1975, o I Congresso da Intersindical foi o congresso da Revolução. Foi mais um evento revolucionário no turbilhão da luta de classes e de massas em curso no auge do também chamado «Verão quente». O afrontamento entre Revolução e contra-revolução travava-se com violência em todos os planos. Militar, político, económico, social, laboral, ideológico, cultural.
TVisto
Em tempo de imposturas
História
70 anos da Conferência de Yalta e Potsdam
Desporto
Desporto – um factor de desenvolvimento
26 de Julho de 1953<br>– Assalto ao Quartel Moncada
Faça-se luz
A escolha da luz como tema a abordar no Espaço Ciência tem óbvia relação com a declaração de 2015, pela ONU, como Ano Internacional da Luz. «Mas é também um assunto do maior interesse político, económico, social e científico», afirma o responsável, Augusto Flor.