Aeroporto vendido por 10 mil euros

O aeroporto «internacional» de Ciudad Real, em Castela-Mancha, foi vendido em leilão, dia 17, pelo montante irrisório de 10 mil euros.

Inaugurada em 2008, a infra-estrutura representou um investimento de 450 milhões de euros, mas está fechada há três anos, depois de ter aberto processo de falência em 2010.

Primeiro aeroporto privado construído em Espanha, é também considerado um símbolo da bolha imobiliária na primeira década do século. O seu fracasso económico obrigou o Estado a salvar a Caja Castilla-La Mancha, que investiu 300 milhões de euros no projecto faraónico, tornando-se no primeiro banco a ser resgatado no país.

Até 2012, último ano em que esteve operacional, o aeroporto serviu cerca de cem mil passageiros, uma pequeníssima fracção da capacidade estimada em cinco milhões de passageiros por ano.

Os novos donos chineses, representados pela firma Tzaneen International, puderam assim comprar por uma bagatela a pista de aterragem, os hangares, a torre de controlo e uma parte dos terrenos adjacentes.

Em comunicado anunciaram a intenção de adquirir proximamente o terminal e as restantes parcelas, para reabrir o aeroporto e transformá-lo na «porta de entrada na Europa» para o transporte de mercadorias provenientes da Ásia.

Este «negócio da China» será selado até 15 de Setembro, se até lá não aparecerem interessados dispostos a oferecer pelo menos 28 milhões de euros, ou seja 70 por cento do valor estimado das infra-estruturas leiloadas.



Mais artigos de: Europa

Greves quase impossíveis

O governo conservador britânico anunciou, dia 15, um projecto de lei que torna praticamente impossível, ou ineficaz, a realização de greves no país.

Rampa imperialista

As forças maioritárias do Congresso de Deputados de Espanha aprovaram, dia 16, o acordo entre Espanha e os EUA sobre a base militar de Morón de la Frontera.

Deputado denuncia restrições<br>no acesso ao TTIP

Numa pergunta dirigida, dia 16, à Comissão Europeia, o deputado do PCP no PE, Miguel Viegas, denuncia as condições «aviltantes» impostas aos deputados que desejam consultar a documentação relativa às negociações do Acordo de Parceria...

UE: o vazio da palavra

Nas últimas semanas, têm sido propalados até à exaustão os conceitos que procuram recentrar este projecto de integração capitalista que é a União Europeia, como o projecto da Europa dos valores, construída com um pano de fundo de «valores...