PCP
O têxtil: caminhos da exploração
A propósito do 50.º Aniversário de uma das associações patronais do sector têxtil e vestuário, intensificou-se a campanha em torno do bom momento que o sector atravessa, desta feita com o envolvimento do Presidente da República que procedeu a mais um roteiro no distrito de Braga, visitando três grandes empresas e o Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal (CITEVE).
Actual
Uma vergonha!
Actual
«Tudo se cria»
Actual
O Futuro
Crónica Internacional
Eleições e Ideologia
A talhe de foice
À glória
Cartaz
CDU conquista maior expressão<br>eleitoral de sempre
Nas eleições para a Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira, que se realizaram no domingo, 29 de Março, a Coligação PCP/PEV obteve 5,54 por cento dos votos, o que permitiu eleger dois deputados – Edgar Silva e Sílvia Vasconcelos - e reconquistar o seu Grupo Parlamentar.
Para Jerónimo de Sousa, o resultado alcançado, confirmando um percurso de crescimento e alargamento de influência registado pela CDU em sucessivas eleições, «representa um factor de confiança e ânimo para as muitas batalhas políticas e eleitorais a que os trabalhadores e o povo serão chamados na luta pela ruptura com a política de direita e a construção da alternativa política».
Geração com futuro na luta de todos os dias
A manifestação que assinalou o Dia Nacional da Juventude, no sábado, em Lisboa, foi o ponto alto de uma semana de intensa acção sindical de jovens e junto de jovens, a informar e mobilizar para a luta por trabalho com direitos, contra a precariedade e a exploração. Foi também uma afirmação de que muitos trabalhadores mais novos estão a tomar o seu lugar na luta de todos os dias, contra as injustiças de hoje e pela mudança de Governo e de política, para retomar os valores de Abril e assegurar melhores condições de trabalho e de vida.
Basta de exploração<br>e empobrecimento
O Teatro Sá da Bandeira, em Santarém, encheu-se na tarde de domingo para um comício do PCP, no qual Jerónimo de Sousa voltou a apelar à participação na Marcha Nacional marcada para 6 de Junho em Lisboa.
Levar mais longe a bandeira
A sessão de 25 de Março, evocativa do centenário do nascimento de António Dias Lourenço, foi uma bela e sentida homenagem do PCP a um dos seus mais destacados dirigentes e militantes.
Santarém inaugura<br>Rua Álvaro Cunhal
Crime contra o País
Reagindo ao anúncio do Governo de que irá avançar de imediato com as privatizações da CP Carga e da EMEF, o PCP apela à mobilização e à luta contra mais este «crime».
Celebrar e reforçar
Caravana Regional<br>percorreu o Porto
Desemprego não pára
CT de Lindo Vale reabre
Faleceu Fernanda Montemor
Podem pagar melhor
Os trabalhadores insistiram nas reivindicações salariais, decidiram fazer greve e acabaram por impor negociações que os patrões recusavam.
Contra negócio no lixo
A venda da EGF pode ser um grande negócio para o grupo privado que a vai receber «de mão beijada», mas prejudica seriamente os interesses dos municípios e do País.
Mostrem as contas da PACC
Se o ministro Nuno Crato mandou invocar o «encargo financeiro» que teria a suspensão da PACC e assim ultrapassar os efeitos das providências cautelares, deve agora divulgar quanto custou esta «obstinação».
SC Braga condenado
Greve forte na vigilância
Protesto do têxtil
Parar a privatização nos transportes
Mau exemplo das Misericórdias
Salvar a Gráfica
Esconder problemas<br>e vender ilusões
O fim das quotas leiteiras em Março tem consequências dramáticas para os agricultores e a produção nacional. Quem o diz é o PCP, que adverte que o País poder passa da condição de auto-suficiente para «forte importador de leite», com destruição de explorações e de empregos.
Capitalismo é raiz<br>dos problemas
Os trabalhos da comissão de inquérito ao BES permitiram obter uma informação muito vasta sobre este novo caso que abalou o sistema financeiro em 2014, considera o PCP, apostado como está em que o sucesso já alcançado na «obtenção de dados e apuramento de factos - ainda que com limitações - se traduza em conclusões à altura».
Resposta clara aos problemas
Maioria teima em não baixar
Chumbado reforço proposto<br>pelo PCP
A maioria PSD/CDS-PP rejeitou sexta-feira, 27, o projecto de lei do PCP que visava garantir as condições materiais e humanas para o funcionamento pleno das comissões de protecção de crianças e jovens.
Defender clientes
Acabe-se com o esbulho!
Jornada de luta do MURPI
Sob o lema «Contra o aumento do custo de vida; pela valorização das reformas e pensões», a Confederação Nacional de Reformados, Pensionistas e Idosos (MURPI) vai promover, no dia 11 de Abril, uma jornada nacional de luta, descentralizada em diversos distritos, com formas de expressão diferentes.
Em defesa <br>da produção nacional
Milhares de agricultores e compartes de baldios marcaram presença, no dia 26, em Braga, na manifestação nacional organizada pela Confederação Nacional da Agricultura e pelas suas associadas. Na data que assinalou a abertura da Feira AGRO, nas ruas exigiu-se uma outra política agrícola com preços justos à produção nacional.
Grande dia de luta
Um pouco por todo o País, no dia 24 de Março, os estudantes saíram à rua para demonstrar o seu descontentamento com as políticas de ataque ao Ensino Superior público.
Desenvolvimento adiado
Com o objectivo de aprofundar o conhecimento dos problemas, acompanhar a sua evolução e desenvolvimentos e, sobretudo, ouvir as pessoas, para levar as suas preocupações e a sua vontade ao Parlamento Regional dos Açores, Aníbal Pires, deputado eleito pelo PCP, esteve na Ilha Graciosa entre os dias 23 e 26 de Março.
Defender a paz e a liberdade
Ilegalidades em Gondomar
Encontro de vontades <br>para a mudança
Austeridade degrada <br>o Poder Local
Utentes exigem mais <br>e melhores serviços públicos
Por mais e melhor emprego científico
Desfile festivo por justiça social
Apesar do frio, do vento e da chuva, cerca de 20 mil pessoas participaram, dia 29, na marcha de protesto, convocada pelos movimentos belgas Tout autre Chose e Hart boven Hard.
Marcha contra Renzi
Dezenas de milhares de pessoas manifestaram-se, no sábado, 28, no centro Roma, em protesto contra a reforma laboral, conhecida por «jobs act».
Sair do círculo vicioso, abrir novos caminhos
A crise económica e social em que Portugal e outros países da União Europeia estão mergulhados não pode ser desligada das políticas ditas «comunitárias» e em particular da «moeda única». Em vez da prometida «convergência» das economias, o euro e os seus constrangimentos acentuaram as assimetrias entre países, fechando o círculo vicioso de que urge sair.
Contra a ingerência, pelo progresso dos povos
Franceses penalizam Hollande
Estudantes visitam parlamento
O golpismo e a desestabilização
Mais de 5 milhões já assinaram <br> em defesa da Venezuela
O texto que o governo venezuelano pretende entregar na próxima Cimeira das Américas ultrapassou os cinco milhões de subscritores, iniciativa que Caracas promove a par da unidade cívico-militar e da defesa da soberania nacional.
MAS consolida poder
Com vitórias em seis das nove regiões do país, o Movimento para o Socialismo (MAS) confirmou a sua posição de maior força política da Bolívia.
PCP saúda Congresso <br> do PC da Índia
Delegação do PCP <br> deslocou-se ao Vietname
TPI admite Palestina
A Primavera no Quebeque
Instrumento de libertação colectiva
A celebração de qualquer Dia Mundial é sempre um apelo, uma chamada de atenção para algo que carece de ser apoiado e expandir-se com mais e melhores condições. Deles se deveria poder dizer que sucediam todos os dias e seriam portanto desnecessários e inúteis. Não é assim, como é sabido.