Editorial

EM LUTA PELA ALTERNATIVA

As comemorações do 94.º aniversário do PCP confirmam o bom ambiente que se vive no Partido: um rico e diversificado...
Opinião
Actual

Ai vem, vem!...

O Governo aprovou na semana passada um Plano Estratégico para as Migrações, que inclui um conjunto de medidas de...
Actual

Velharias

As próximas eleições são determinantes para o País e também «especiais» porque inseridas...
Actual

Tríptico da utopia – II

Frente à crise do capitalismo e aos processos de proletarização, a pequena-burguesia pode entrar em pânico. Querer...
Crónica Internacional

Brasil na encruzilhada

A barragem de desinformação em torno do Brasil regressou ao apogeu nestes dias. Escassos meses após a...
PCP

40 anos depois

Quarenta anos depois da nacionalização da banca e dos seguros, decisão que contribuiu para mudar radicalmente as estruturas da economia portuguesa, nunca foi tão clara a necessidade de voltar a colocar o sector financeiro ao serviço da economia nacional e dos portugueses.

A talhe de foice

Cada dia

Na modorra dos dias, o Executivo Passos/Portas governa em modo eleitoral, diz-se e desdiz-se diariamente numa cacofonia que o País...
Em Foco

Junta-te a esta marcha!

As acções que a Interjovem, a CGTP-IN e os sindicatos vão levar a cabo na próxima semana, sob o lema «Juventude em Marcha – Trabalho com Direitos! Contra a precariedade e exploração», visam esclarecer um grande número de jovens trabalhadores, consolidar uma intervenção consistente junto da juventude e mobilizar para a manifestação nacional de 28 de Março, como ao Avante! explicaram Filipa Costa e José Correia.

PCP

O povo tem no PCP e na CDU<br>a opção política coerente

«Hoje, mais do que em qualquer outro momento, coloca-se a urgência e actualidade da ruptura e da concretização de uma política que liberte o País simultaneamente da submissão externa e do domínio do capital monopolista», afirmou Jerónimo de Sousa, sábado, no Porto, durante o comício comemorativo dos 94 anos do PCP.

Só com o PCP é possível <br>a mudança no rumo do País

O povo «não precisa de andar à procura de opções que significam novas ilusões e logo novas desilusões». Tem à sua frente a opção pelo PCP e pela CDU, «a opção política coerente, capaz e indispensável para dar resposta aos problemas do País», disse Jerónimo de Sousa, no domingo, em Santiago do Cacém, perante mais de um milhar de militantes e apoiantes do Partido no Alentejo.

Um sólido património<br>de análises e propostas

Na audição de dia 10, que o Avante! abordou sumariamente na última edição, foram recolhidos valiosos contributos para a construção do Programa Eleitoral do PCP, que consubstanciará a política patriótica e de esquerda.

Problemas e potencialidades<br>da floresta

Os deputados do PCP no Parlamento Europeu promoveram no sábado, 14, em Viseu, uma audição pública sobre o tema «Uma floresta ao serviço do País e do progresso social».

Trabalhadores

Greve grandiosa

Com uma adesão média de cerca de 80 por cento, a greve nacional da Administração Pública, no dia 13, demonstrou unidade e perseverança para derrotar o Governo e a política de ataque aos trabalhadores e aos serviços públicos.

Unidade nos transportes

Organizações sindicais do sector de transportes e comissões de trabalhadores das principais empresas vão hoje em cordão humano até à Assembleia da República, com dois temas prementes.

Revolta docente faz-se luta

A indignação e a revolta dos professores com as medidas e a política do Ministério de Nuno Crato mostram-se nestes dias em lutas com expressão pública.

Pizza Hut recuou

A Ibersol, proprietária da marca Pizza Hut, resolveu reduzir em Fevereiro o pagamento aos distribuidores, mas recuou após a...

Privatização é crime

Em defesa da TAP como companhia pública de bandeira, as comissões de trabalhadores da transportadora aérea nacional e...

Luta no Metro

Anteontem, após a greve que na segunda-feira de manhã voltou a paralisar a actividade do Metropolitano de Lisboa, o presidente...

TST multada

Na segunda-feira, dia 16, os trabalhadores da Transportes Sul do Tejo realizaram um plenário frente à Autoridade para as...

Na Scotturb a ACT não vê

Persistem casos graves na Scotturb, mas a Fectrans aponta também «uma estranha passividade da ACT, que acaba por ser vista como...

«Banco» de horas nos CTT

Até amanhã, dia 20, estão a ser enviadas aos Recursos Humanos dos CTT declarações dos trabalhadores,...
Juventude

Escola pública, conquista de Abril

O Teatro Paulo Quintela, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, acolheu os participantes na 15.ª Conferência Nacional do Ensino Superior da JCP. Esta iniciativa foi o culminar de um processo de discussão que envolveu os militantes da JCP, mas também amigos, simpatizantes e estudantes que reconhecem que é pela luta que os estudantes podem defender o Ensino Superior Público conquistado por Abril.
O debate, em que ficou bem patente o grande património de conhecimento e intervenção da JCP e dos seus colectivos, demonstrou que a 15.ª CNES esteve ligada à vida e à luta. Nas dezenas de intervenções de militantes e amigos da JCP foram abordados inúmeros exemplos concretos de problemas que mereceram intervenção dos jovens comunistas e que motivaram lutas dos estudantes.

Assembleia da República

A política de dois pesos<br>e duas medidas

O caso das dívidas do primeiro-ministro à Segurança Social dominou o debate quinzenal de dia 11, com Passos Coelho a afirmar que não beneficiou de «nenhum favor», mas a continuar a deixar na penumbra questões capitais.

Opções injustas e erradas

A maioria PSD/CDS-PP e o PS aprovaram, dia 12, na generalidade, a proposta de lei que altera o regime de Autorizações de Residência para a actividade de Investimento, também conhecidos como «vistos gold». É mudar alguma coisa para que o essencial fique na mesma, acusa o PCP.

Vista grossa à promiscuidade

A maioria PSD/CDS-PP mostrou abertura para acolher propostas do PS sobre alargamento das incompatibilidades de detentores de cargos...

Ser coerente e não errático

A Assembleia da República aprovou, na generalidade, um conjunto de oito propostas de lei do Governo para reforçar as medidas de combate ao terrorismo.

Há que reforçar o seu papel

O Conselho das Comunidades Portuguesas (CCP), enquanto órgão consultivo do Governo, deveria ter um papel maior na...

Responsabilidades parentais

Baixaram recentemente à comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, sem votação,...
Nacional

CDU a crescer na Madeira

A Coligação Democrática Unitária está à beira de eleger um grupo parlamentar como ainda não tinha tido no Parlamento Regional, revelou Edgar Silva num jantar-comício com cerca de 800 pessoas. Jerónimo de Sousa sublinhou, por seu lado, que a 29 de Março é chegado «o momento de dizer Basta!, de cada um fazer ouvir a sua voz e a sua razão, e afirmar, com o seu voto na CDU, essa esperança que queremos ver concretizada».

Salazar jamais, museu nunca

A União de Resistentes Antifascistas Portugueses (URAP) alerta que a Câmara Municipal de Santa Comba Dão insiste em «materializar um pólo de saudosismo fascista e de revivalismo do regime ilegal e opressor, derrubado pelo 25 de Abril de 1974».

Em defesa do direito à Saúde

Utentes, profissionais e os seus representantes, autarquias e eleitos da CDU resistem ao ataque governamental visando degradar o Serviço Nacional de Saúde (SNS), em defesa do direito constitucional que este materializa e da sua efectivação.

Em defesa da escola pública

Estudantes do Básico e Secundário manifestaram-se, ontem, em várias cidades, contra a destruição da escola pública e pela demissão do Governo.

Solidários com a Venezuela

Os núcleos de Évora da Associação de Amizade Portugal-Cuba (AAPC) e do Conselho Português para a Paz e a...

Contra as armas nucleares

O CPPC lançou um abaixo-assinado (que pode ser subscrito em papel ou através do endereço electrónico...
Europa

Sem justiça social não haverá paz

Mais de dez mil pessoas manifestaram-se, dia 11, em Bruxelas, contra a ofensiva do governo contra os salários, os serviços públicos, as prestações sociais e o aumento de impostos.  

Escola boa é pública

Milhares de estudantes saíram à rua, dia 12, em 30 cidades de Itália, em protesto contra a reforma educativa que o governo de Renzi apelidou de «La Buona Scuola» (a boa escola).

Assange ouvido em Londres

Ao fim de quatro anos refugiado em Londres, Julian Assange, fundador do Wikileaks, será finalmente ouvido pela Justiça sueca em...

30 mil contra reforma Wert

Mais de 30 mil estudantes pronunciaram-se contra a reforma universitária em Espanha, conhecida como «decreto 3+2», aprovado...

A emenda 28...

Há dias, Alexis Tsipras, o primeiro-ministro grego, dizia algo assim: «o BCE ainda tem nas...
Internacional

Apelo ao golpe e à ditadura

A pretexto do combate à corrupção, a direita brasileira, arrastando incautos descontentes com problemas reais, saiu à rua no domingo, 15, e apelou impeachment da presidente Dilma, ao golpe militar e ao regresso da ditadura.

Jogos de guerra

A par da crescente repressão e perseguição interna a comunistas e outros democratas, Kiev parece estar a aproveitar o cessar-fogo – que está a ser cumprido – para reforçar as suas tropas com o apoio dos EUA.

Venezuela

No dia 9 de Março, Barack Obama accionou o estatuto que lhe permite declarar a Venezuela «uma ameaça contra a...
Temas

A pobreza em Portugal

A pobreza em Portugal sempre assumiu grande extensão e intensidade, a ela estão associadas profundas desigualdades sociais, acumulação de riqueza, o que tem levado a uma má distribuição de recursos materiais, culturais e sociais que permitam às pessoas aceder às condições mínimas da sociedade.

Argumentos
TVisto

O império ao ataque

O canal Fox Crime, acessível a pelo menos grande parte dos telespectadores que não se limitam a receber os quatro canais...
Sociedade

«À espera das canções»

Dei-me ao trabalho – ingrato, diga-se – de assistir a uma coisa a que teimam chamar festival da canção. Fi-lo com...
Aconteceu

Malparado volta a aumentar

O crédito malparado das famílias e empresas voltou a subir em Janeiro, atingindo os 5364 milhões de euros e os 12 545...

Oquestrada premiada

A banda Oquestrada venceu o Prémio José Afonso 2015, anunciou, dia 16, a Câmara da Amadora, que instituiu o...

Tributo a Saramago

Uma homenagem ao Nobel português da Literatura teve lugar, dia 14, no Family Theater, em Washington, capital dos EUA. A...

Reuniões e iniciativas

Jerónimo de Sousa Secretário-geral do PCP   Sábado,...

A semana em resumo

Frases

“Muitos dos nossos parceiros estavam habituados a ministros que faziam fila à...