Instabilidade, concessões e cortes

A Direcção da Organização Regional do Porto do PCP está a alertar os trabalhadores, as autarquias e a população para a «gravidade» da proposta de lei apresentada pelo Governo, que define o novo «Regime Jurídico do Serviço Público do Transporte de Passageiros». Muito embora a proposta tenha, a pedido do PSD, baixado à comissão sem votação, o Partido lembra a «oposição de praticamente todas as organizações do sector dos transportes» e a crescente oposição das autarquias, apesar do parecer favorável emitido pela Associação Nacional de Municípios Portugueses.

O PCP acusa o Governo de estar a abrir caminho a uma «completa instabilidade» no sector, com múltiplos processos de concessão do transporte público. Em risco podem estar milhares de postos de trabalho, centenas de falências e a «mais que provável redução da oferta», alerta o Partido num comunicado emitido no dia 15.

Sobre as autarquias passaria a recair a responsabilidade de financiar o sistema de transportes públicos (excluindo o modo ferroviário e fluvial) e o funcionamento das múltiplas autoridades de transporte. No poder central mantém-se a autoridade sobre as actuais empresas públicas, como forma de «dar tempo à entrega da sua exploração comercial aos grupos económicos – e depois transferir para as autarquias os custos com essas novas PPP». 




Mais artigos de: PCP

O povo tem no PCP e na CDU<br>a opção política coerente

«Hoje, mais do que em qualquer outro momento, coloca-se a urgência e actualidade da ruptura e da concretização de uma política que liberte o País simultaneamente da submissão externa e do domínio do capital monopolista», afirmou Jerónimo de Sousa, sábado, no Porto, durante o comício comemorativo dos 94 anos do PCP.

Só com o PCP é possível <br>a mudança no rumo do País

O povo «não precisa de andar à procura de opções que significam novas ilusões e logo novas desilusões». Tem à sua frente a opção pelo PCP e pela CDU, «a opção política coerente, capaz e indispensável para dar resposta aos problemas do País», disse Jerónimo de Sousa, no domingo, em Santiago do Cacém, perante mais de um milhar de militantes e apoiantes do Partido no Alentejo.

Aniversário chega mais longe

As comemorações do 94.º aniversário do PCP atingem uma expressão massiva, patente em largas dezenas de iniciativas em todo o País, reunindo milhares de militantes e simpatizantes do Partido. Para além das grandes acções, em que...

Um sólido património<br>de análises e propostas

Na audição de dia 10, que o Avante! abordou sumariamente na última edição, foram recolhidos valiosos contributos para a construção do Programa Eleitoral do PCP, que consubstanciará a política patriótica e de esquerda.

Problemas e potencialidades<br>da floresta

Os deputados do PCP no Parlamento Europeu promoveram no sábado, 14, em Viseu, uma audição pública sobre o tema «Uma floresta ao serviço do País e do progresso social».

António Dias Lourenço

O centenário do nascimento de António Dias Lourenço será assinalado na próxima quarta-feira, 25, numa iniciativa a realizar na Casa do Alentejo, pelas 18 horas, que conta com a intervenção do Secretário-geral do Partido, Jerónimo...

Mentira, liquidação e resistência

O Sector dos Transportes da Organização Regional de Lisboa do Partido emitiu um comunicado, no dia 16, no qual denuncia as mentiras do secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro, que afirmou estar a negociar com Bruxelas a liquidação ou privatização da CP...