Aniversário chega mais longe

As comemorações do 94.º aniversário do PCP atingem uma expressão massiva, patente em largas dezenas de iniciativas em todo o País, reunindo milhares de militantes e simpatizantes do Partido. Para além das grandes acções, em que participa o Secretário-geral (de que damos nota nestas páginas), tiveram lugar muitas outras, de Norte a Sul do País, e mesmo no estrangeiro, como a seguir se reporta.

No Alentejo, para além do grande almoço regional de Santiago do Cacém, tiveram lugar muitas outras iniciativas. No dia 1, em Grândola, mais de cem pessoas participaram num almoço que contou com a intervenção de João Dias Coelho, membro da Comissão Política e responsável pela Direcção Regional do Alentejo do PCP. Na terra que «deu a senha à Revolução de Abril», o dirigente comunista enumerou as lutas previstas para o mês de Março e garantiu que «agora como antes do 25 de Abril», o PCP foi e é a «única força política que não desiste de lutar com os trabalhadores e o povo para encontrar melhores soluções para Portugal e o seu povo». No mesmo sentido, o presidente da Câmara Municipal, Figueira Mendes, também reconheceu no PCP a única força consequente ao lado das populações.

No dia 8, no Centro de Trabalho de Alvito, realizou-se um almoço com a participação de Luísa Araújo, do Secretariado. Entre os presentes encontrava-se o presidente do município António Valério, independente eleito pela CDU. No dia 14, Miguel Madeira, do Comité Central, participou num almoço em Panóias (Ourique) e numa sessão em Entradas (Castro Verde), onde sublinhou a importância das batalhas em que o Partido está empenhado, entre as quais as eleições legislativas.

No mesmo dia, mas em Vila do Conde, mais de cem militantes e simpatizantes do Partido comemoraram o aniversário do PCP num grande jantar. Intervieram Pedro Martins, da Comissão Concelhia, e Manuel Rodrigues, director do Avante! e membro da Comissão Política, que lembrou os eixos centrais da política alternativa, patriótica e de esquerda que o PCP defende e apelou ao reforço da organização e intervenção partidárias. Na agenda ficou apontada a necessidade de uma forte mobilização na marcha convocada pelo Partido para o próximo dia 6 de Junho. No dia seguinte, o director do Avante! esteve em Seia a participar num almoço.

Em Lisboa, o deputado Miguel Tiago participou num grande almoço em Alcântara. Perante 90 militantes e simpatizantes comunistas, afirmou-se a alternativa necessária para recolocar o País no caminho que Abril abriu. Domingos Abrantes participou no almoço da organização concelhia de Sintra.

De Norte a Sul

Nos dias 14 e 15 os 94 anos do PCP foram comemorados em Macedo de Cavaleiros e Torre de Moncorvo, em duas iniciativas marcadas pela ampla participação de comunistas, mas também de muitos independentes. Agostinho Lopes, do Comité Central, participou na primeira destas iniciativas, sublinhando as dificuldades da luta naquele concelho, onde apesar disso foi possível construir uma a Cooperativa «os Pioneiros dos Cortiços». Em Torre de Moncorvo a intervenção política esteve a cargo do deputado do PCP Jorge Machado. Nas duas iniciativas foram efectuados recrutamentos para o Partido.

O balanço destas iniciativas é francamente positivo, pelos recrutamentos, pelo avanço na organização do Partido em cada um dos concelhos e pelo potencial agregador que o projecto e o ideal comunista apresentam aos transmontanos.

No dia 6, em Lagos, Vasco Cardoso, da Comissão Política e responsável pela Organização Regional do Algarve, realçou a natureza e identidade do Partido e a justeza dos combates que trava. De então para cá, realizaram-se iniciativas em Albufeira, Castro Marim, Faro, Lagoa, Monchique, Olhão, Portimão, São Brás de Alportel, Silves, Tavira e Vila do Bispo, e há outras marcadas. Também em diversos concelhos do distrito de Viseu teve expressão o aniversário do Partido. Em Lamego, no dia 8, realizou-se um almoço, que contou com a participação de Jorge Humberto, do CC, e a presença de 45 pessoas. O almoço seguiu-se à Assembleia da Organização Concelhia. Em Mangualde e Vila Nova de Paiva realizaram-se dois jantares, nos dias 13 e 14, com a participação de João Abreu, do Comité Central.

Na Quinta do Conde (Sesimbra), mais de cem pessoas fizeram questão de assinalar o aniversário do Partido, no dia 15, no almoço em que interveio Paula Santos, deputada e membro da Direcção da Organização Regional de Setúbal do PCP. As comemorações galgaram fronteiras e tiveram expressão na Suíça, em Valais, num almoço realizado no dia 8 de Março no qual participaram mais de 30 pessoas. A intervenção esteve a cargo de Sidónio Candeias, do Organismo de Direcção Nacional da Suíça do Partido.

 

 



Mais artigos de: PCP

O povo tem no PCP e na CDU<br>a opção política coerente

«Hoje, mais do que em qualquer outro momento, coloca-se a urgência e actualidade da ruptura e da concretização de uma política que liberte o País simultaneamente da submissão externa e do domínio do capital monopolista», afirmou Jerónimo de Sousa, sábado, no Porto, durante o comício comemorativo dos 94 anos do PCP.

Só com o PCP é possível <br>a mudança no rumo do País

O povo «não precisa de andar à procura de opções que significam novas ilusões e logo novas desilusões». Tem à sua frente a opção pelo PCP e pela CDU, «a opção política coerente, capaz e indispensável para dar resposta aos problemas do País», disse Jerónimo de Sousa, no domingo, em Santiago do Cacém, perante mais de um milhar de militantes e apoiantes do Partido no Alentejo.

Um sólido património<br>de análises e propostas

Na audição de dia 10, que o Avante! abordou sumariamente na última edição, foram recolhidos valiosos contributos para a construção do Programa Eleitoral do PCP, que consubstanciará a política patriótica e de esquerda.

Problemas e potencialidades<br>da floresta

Os deputados do PCP no Parlamento Europeu promoveram no sábado, 14, em Viseu, uma audição pública sobre o tema «Uma floresta ao serviço do País e do progresso social».

António Dias Lourenço

O centenário do nascimento de António Dias Lourenço será assinalado na próxima quarta-feira, 25, numa iniciativa a realizar na Casa do Alentejo, pelas 18 horas, que conta com a intervenção do Secretário-geral do Partido, Jerónimo...

Instabilidade, concessões e cortes

A Direcção da Organização Regional do Porto do PCP está a alertar os trabalhadores, as autarquias e a população para a «gravidade» da proposta de lei apresentada pelo Governo, que define o novo «Regime Jurídico do Serviço Público do...

Mentira, liquidação e resistência

O Sector dos Transportes da Organização Regional de Lisboa do Partido emitiu um comunicado, no dia 16, no qual denuncia as mentiras do secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro, que afirmou estar a negociar com Bruxelas a liquidação ou privatização da CP...