A talhe de foice
O irrelevante
Actual
A casca de banana
Actual
«Grosseiramente imprudente»?
Actual
Crime... e depois?
PCP
O intelectual, o homem<br>o comunista
No passado sábado, dia 6 de Dezembro, a Direcção da Organização Regional de Lisboa do PCP realizou no auditório da Biblioteca Nacional uma homenagem a Urbano Tavares Rodrigues. No dia em que completaria 91 anos de idade, familiares, escritores e sobretudo muitos camaradas e amigos ouviram durante cerca de quatro horas testemunhos sobre a obra do escritor, sobre a sua forma de estar na vida, sobre a sua luta em defesa da liberdade, sobre a sua militância no PCP.
Crónica Internacional
Reconhecer a Palestina
Avante!
Uma política soberana<br>e a afirmação do primado<br>dos interesses nacionais
Assumir uma política soberana e afirmar o primado dos interesses nacionais é um dos eixos centrais da política patriótica e de esquerda que o PCP propõe para o País. A ele foi dedicada a última das seis semanas da acção nacional que o Partido lançou sob o lema «A força do povo, por um Portugal com futuro», cujo encerramento decorre no próximo sábado, 13, às 15h00, no Hotel Altis, em Lisboa.
Soberania e independência que estiveram em destaque na sessão ocorrida sexta-feira, 5, na qual participaram dirigentes do PCP, entre os quais o seu Secretário-geral, Jerónimo de Sousa, e diferentes personalidades, e de cujo conteúdo damos nota nestas páginas como parte da explanação das raízes, contexto, objectivos e forças para a alternativa que é, simultaneamente, um imperativo nacional, uma exigência que corresponde às aspirações dos trabalhadores e do povo português e uma prioridade que o PCP toma em mãos.
Os valores de Abril
No povo reside a força
«Existem propostas concretas para construir uma alternativa política baseada numa política alternativa», afirmou Jerónimo de Sousa, que reiterou também a confiança do PCP «de que é no povo que reside a força para operar as mudanças necessárias que garantam o presente e o futuro do nosso País».
Libertar Portugal
«Nunca como hoje foi tão estreita e tão evidente a ligação entre a situação nacional e a natureza, os objectivos e o curso do processo de integração [na CEE/UE]. E de tal forma assim é, que não é possível seriamente perspectivar uma genuína política alternativa para o País, sobretudo se patriótica e de esquerda, sem considerar a necessidade de uma ruptura com eixos e aspectos centrais desta integração que nos liberte do insuportável peso dos seus constrangimentos.»
A Constituição – símbolo<br>e instrumento
«Estado-cliente»
Desfazer nós górdios
Questões soberanas
Só contam se realizadas
Força de resistência, luta e transformação
A 11.ª Assembleia da Organização Regional do Porto do PCP, realizada no sábado, 6, revelou um Partido mais forte, mais interventivo e com um papel mais activo na dinamização da luta dos trabalhadores e do povo do distrito. Na resolução política aprovada aponta-se a consolidação e prosseguimento do reforço do Partido e afirma-se um rumo alternativo para o desenvolvimento da região.
Por um País digno e soberano
O PCP promoveu, na sexta-feira, 5, dezenas de iniciativas em todo o País, destinadas a afirmar a necessidade e possibilidade de uma política alternativa, patriótica e de esquerda, e os seus eixos fundamentais. A acção constou de tribunas públicas e distribuições de documentos em várias localidades, empresas e locais de trabalho, assentando no contacto directo com os trabalhadores e o povo.
Um revolucionário de corpo inteiro
O PCP homenageou, no passado dia 3, um dos seus mais destacados construtores, Sérgio Vilarigues, por ocasião do centenário do seu nascimento.
Por uma Europa dos povos
Jerónimo de Sousa esteve em Bruxelas, anteontem e ontem, a participar num jantar com militantes do Partido e num encontro com deputados do GUE/NGL.
O Partido da alternativa
«Os partidos não são todos iguais», afirmou no sábado Jerónimo de Sousa, no jantar de fim de ano promovido pela Direcção da Organização Regional de Braga do PCP.
Vale a pena lutar
Superar desafios e crescer
Construção colectiva
São muitas as organizações partidárias que continuam a realizar as suas assembleias, definindo metas e objectivos e responsabilizando quadros. No fundo, reforçando o Partido.
Recordar Urbano Tavares Rodrigue
Afirmar a RTP como grande estação
Festa do Avante!
Pelas 35 horas e pelo Poder Local
Vai manter-se a luta contra o aumento do horário de trabalho e pelo cumprimento do direito à contratação colectiva, que visa igualmente defender a autonomia das autarquias locais, garantiram milhares de trabalhadores da Administração Local, que no dia 4 realizaram uma grande jornada em Lisboa.
Marcha pela EMEF
Dez anos depois do encerramento da Sorefame, é preciso evitar que o Governo faça o mesmo à EMEF, a empresa que garante a segurança e a fiabilidade do material circulante da CP, alertaram centenas de trabalhadores na Amadora e em Lisboa.
Resposta firme no ISS
Com uma elevada adesão à greve de 24 horas e uma concentração de centenas de trabalhadores frente ao Ministério da tutela, a luta contra o despedimento de 697 pessoas no Instituto da Segurança Social teve um ponto alto no dia 4.
PT é de Portugal
Vitórias contra precariedade
Grande greve na STCP
Luta em alta no Metro
Jornada dos mineiros dia 16
Injustiça fiscal permanece incólume
As chamadas «reformas» do IRS e da Fiscalidade Verde foram aprovadas sexta-feira passada, 5, na globalidade, com os votos favoráveis da maioria PSD/CDS-PP e os votos contra de todas as bancadas da oposição.
País não pode abdicar de pilar estratégico
A administração da Oi anunciou a aprovação da venda da Portugal Telecom (detida a 100% pela operadora brasileira) à francesa Altice. «Ainda é possível tomar uma posição» para impedir a alienação e defender a empresa, advoga o PCP, que lembra que o negócio terá de ir à assembleia-geral de accionistas da PT SGPS, que detém 25,6% da Oi.
Gerador de pobreza e miséria
Congratulação pelo Cante Alentejano
Reconhecer o Estado da Palestina
Perdas de 50 por cento
Reclamando medidas compensatórias, após prejuízos de 13 milhões de euros nas culturas do Baixo Mondego, devido à praga brusone, várias dezenas de produtores de arroz manifestaram-se no dia 3 junto à Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Centro (DRAPC), em Coimbra.
Sapadores desamparados
Na Assembleia Municipal de Lisboa, realizada a 25 de Novembro, António Modesto Navarro, eleito do PCP, apresentou uma síntese dos problemas e questões que se arrastam na vida e actividade do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa (RSBL).
Retrato de desolação
Extremo denuncia <br>visão mercantilista
JCP inaugura Sede Nacional
Quinta do Conde <br>acolhe exposição do CPPC
Mulheres discriminadas
Um relatório da OIT revela que as mulheres têm em média mais formação, são mais experientes e produtivas, mas auferem salários inferiores aos dos homens.
Contestação alarga-se
Uma nova jornada de greves, pela terceira semana consecutiva, paralisou as regiões de Bruxelas, Brabante Valão e Brabant Flamengo, na Bélgica, em protesto contra o programa antipopular da coligação governamental de direita.
Direita derruba sociais-democratas
PCP aprova emendas
Angela Merkel do alto do olimpo
Rússia não será outra Jugoslávia
Vladimir Putin iniciou a sua mensagem anual à Assembleia Federal russa, no dia 4, com a crise na Ucrânia, e deixou uma advertência: a Rússia, tal como combateu Hitler, fará frente aos que querem a sua desintegração.
Palestina é Estado observador
A assembleia dos países membros do Tribunal Penal Internacional (TPI) reconheceu na segunda-feira, 8, a Palestina como Estado observador, uma mudança qualitativa face à sua anterior condição de «entidade observadora».