Editorial

PROJECTO DE FUTURO

A situação do País é cada vez mais preocupante. São problemas atrás de problemas, nos sectores da...
Opinião
A talhe de foice

O irrelevante

«Roma e Pavia não se fizeram num dia», rima o provérbio, estribando-se na construção monumental do...
Actual

A casca de banana

Truque velho e gasto, expediente recorrente ao serviço dos grandes interesses, esse, o de tingir o PS, em vésperas de...
Actual

Crime... e depois?

O relatório divulgado anteontem pela Comissão para os Serviços de Informações do Senado dos Estados Unidos...
PCP

O intelectual, o homem<br>o comunista

No passado sábado, dia 6 de Dezembro, a Direcção da Organização Regional de Lisboa do PCP realizou no auditório da Biblioteca Nacional uma homenagem a Urbano Tavares Rodrigues. No dia em que completaria 91 anos de idade, familiares, escritores e sobretudo muitos camaradas e amigos ouviram durante cerca de quatro horas testemunhos sobre a obra do escritor, sobre a sua forma de estar na vida, sobre a sua luta em defesa da liberdade, sobre a sua militância no PCP.

Crónica Internacional

Reconhecer a Palestina

A Assembleia da República discutirá brevemente a questão do reconhecimento do Estado da Palestina. Vários...
Em Foco

Uma política soberana<br>e a afirmação do primado<br>dos interesses nacionais

Assumir uma política soberana e afirmar o primado dos interesses nacionais é um dos eixos centrais da política patriótica e de esquerda que o PCP propõe para o País. A ele foi dedicada a última das seis semanas da acção nacional que o Partido lançou sob o lema «A força do povo, por um Portugal com futuro», cujo encerramento decorre no próximo sábado, 13, às 15h00, no Hotel Altis, em Lisboa.
Soberania e independência que estiveram em destaque na sessão ocorrida sexta-feira, 5, na qual participaram dirigentes do PCP, entre os quais o seu Secretário-geral, Jerónimo de Sousa, e
diferentes personalidades, e de cujo conteúdo damos nota nestas páginas como parte da explanação das raízes, contexto, objectivos e forças para a alternativa que é, simultaneamente, um imperativo nacional, uma exigência que corresponde às aspirações dos trabalhadores e do povo português e uma prioridade que o PCP toma em mãos.

Os valores de Abril

No Programa do PCP sublinha-se que «a luta com objectivos imediatos e a luta por uma Democracia Avançada são parte...

No povo reside a força

«Existem propostas concretas para construir uma alternativa política baseada numa política alternativa», afirmou Jerónimo de Sousa, que reiterou também a confiança do PCP «de que é no povo que reside a força para operar as mudanças necessárias que garantam o presente e o futuro do nosso País».

Libertar Portugal

«Nunca como hoje foi tão estreita e tão evidente a ligação entre a situação nacional e a natureza, os objectivos e o curso do processo de integração [na CEE/UE]. E de tal forma assim é, que não é possível seriamente perspectivar uma genuína política alternativa para o País, sobretudo se patriótica e de esquerda, sem considerar a necessidade de uma ruptura com eixos e aspectos centrais desta integração que nos liberte do insuportável peso dos seus constrangimentos.»

«Estado-cliente»

Aceitando «colaborar com o PCP na busca de soluções», o general Pezarat Correia trouxe ao debate pistas para...

Desfazer nós górdios

«Não é possível discutir as saídas do desastre nacional a que nos conduziram» sem «desatar as...

Questões soberanas

Abordando o tema do debate e eixo central da política patriótica e de esquerda, o membro do Comité Central do PCP...

Só contam se realizadas

No debate subordinado ao sexto eixo central da política patriótica e de esquerda, coube a José Barata-Moura...
PCP

Força de resistência, luta e transformação

A 11.ª Assembleia da Organização Regional do Porto do PCP, realizada no sábado, 6, revelou um Partido mais forte, mais interventivo e com um papel mais activo na dinamização da luta dos trabalhadores e do povo do distrito. Na resolução política aprovada aponta-se a consolidação e prosseguimento do reforço do Partido e afirma-se um rumo alternativo para o desenvolvimento da região.

Por um País digno e soberano

O PCP promoveu, na sexta-feira, 5, dezenas de iniciativas em todo o País, destinadas a afirmar a necessidade e possibilidade de uma política alternativa, patriótica e de esquerda, e os seus eixos fundamentais. A acção constou de tribunas públicas e distribuições de documentos em várias localidades, empresas e locais de trabalho, assentando no contacto directo com os trabalhadores e o povo.

Um revolucionário de corpo inteiro

O PCP homenageou, no passado dia 3, um dos seus mais destacados construtores, Sérgio Vilarigues, por ocasião do centenário do seu nascimento.

Por uma Europa dos povos

Jerónimo de Sousa esteve em Bruxelas, anteontem e ontem, a participar num jantar com militantes do Partido e num encontro com deputados do GUE/NGL.

O Partido da alternativa

«Os partidos não são todos iguais», afirmou no sábado Jerónimo de Sousa, no jantar de fim de ano promovido pela Direcção da Organização Regional de Braga do PCP.

Vale a pena lutar

Na segunda-feira, Jerónimo de Sousa participou no Almoço de Natal da...

Construção colectiva

São muitas as organizações partidárias que continuam a realizar as suas assembleias, definindo metas e objectivos e responsabilizando quadros. No fundo, reforçando o Partido.

Festa do Avante!

A 39.ª edição da Festa do Avante!, que se realiza nos dias 4, 5 e 6 de Setembro de 2015, na Quinta da Atalaia, já...
Trabalhadores

Pelas 35 horas e pelo Poder Local

Vai manter-se a luta contra o aumento do horário de trabalho e pelo cumprimento do direito à contratação colectiva, que visa igualmente defender a autonomia das autarquias locais, garantiram milhares de trabalhadores da Administração Local, que no dia 4 realizaram uma grande jornada em Lisboa.

Marcha pela EMEF

Dez anos depois do encerramento da Sorefame, é preciso evitar que o Governo faça o mesmo à EMEF, a empresa que garante a segurança e a fiabilidade do material circulante da CP, alertaram centenas de trabalhadores na Amadora e em Lisboa.

Resposta firme no ISS

Com uma elevada adesão à greve de 24 horas e uma concentração de centenas de trabalhadores frente ao Ministério da tutela, a luta contra o despedimento de 697 pessoas no Instituto da Segurança Social teve um ponto alto no dia 4.

PT é de Portugal

«É preciso recomprar a PT Portugal à Oi, apurar responsabilidades e defender a economia...

Vitórias contra precariedade

No parque da Autoeuropa foi alcançada mais uma importante vitória no combate à precariedade de emprego e à...

Grande greve na STCP

A greve na Sociedade de Transportes Colectivos do Porto, anteontem, teve «impressionante adesão» e foi «uma forte...

Luta em alta no Metro

Contra os roubos nos salários e nos complementos de reforma, em defesa do serviço público e pela resolução...

Jornada dos mineiros dia 16

No dia 16, terça-feira, vai haver greve nas minas e concentração em Lisboa, anunciou o Sindicato dos Trabalhadores da...
Assembleia da República

Injustiça fiscal permanece incólume

As chamadas «reformas» do IRS e da Fiscalidade Verde foram aprovadas sexta-feira passada, 5, na globalidade, com os votos favoráveis da maioria PSD/CDS-PP e os votos contra de todas as bancadas da oposição.

País não pode abdicar de pilar estratégico

A administração da Oi anunciou a aprovação da venda da Portugal Telecom (detida a 100% pela operadora brasileira) à francesa Altice. «Ainda é possível tomar uma posição» para impedir a alienação e defender a empresa, advoga o PCP, que lembra que o negócio terá de ir à assembleia-geral de accionistas da PT SGPS, que detém 25,6% da Oi.

Gerador de pobreza e miséria

Hoje há no País dois milhões e 600 mil portugueses em risco de pobreza. Uma realidade dramática que afecta...
Nacional

Perdas de 50 por cento

Reclamando medidas compensatórias, após prejuízos de 13 milhões de euros nas culturas do Baixo Mondego, devido à praga brusone, várias dezenas de produtores de arroz manifestaram-se no dia 3 junto à Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Centro (DRAPC), em Coimbra.

Sapadores desamparados

Na Assembleia Municipal de Lisboa, realizada a 25 de Novembro, António Modesto Navarro, eleito do PCP, apresentou uma síntese dos problemas e questões que se arrastam na vida e actividade do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa (RSBL).

Retrato de desolação

Os eleitos do PCP na Assembleia de Freguesia da Ajuda, na Câmara e na Assembleia Municipal de Lisboa...

JCP inaugura Sede Nacional

A JCP inaugurou, no dia 6, a sua nova sede (na Rua Rodrigues Sampaio, n.º 18, 4.º andar, 1050-089 Lisboa), um espaço aberto...
Europa

Mulheres discriminadas

Um relatório da OIT revela que as mulheres têm em média mais formação, são mais experientes e produtivas, mas auferem salários inferiores aos dos homens.

Contestação alarga-se

Uma nova jornada de greves, pela terceira semana consecutiva, paralisou as regiões de Bruxelas, Brabante Valão e Brabant Flamengo, na Bélgica, em protesto contra o programa antipopular da coligação governamental de direita.

PCP aprova emendas

O Parlamento Europeu aprovou várias emendas apresentadas pelos deputados à Resolução sobre o 25.º...
Internacional

Rússia não será outra Jugoslávia

Vladimir Putin iniciou a sua mensagem anual à Assembleia Federal russa, no dia 4, com a crise na Ucrânia, e deixou uma advertência: a Rússia, tal como combateu Hitler, fará frente aos que querem a sua desintegração.

Palestina é Estado observador

A assembleia dos países membros do Tribunal Penal Internacional (TPI) reconheceu na segunda-feira, 8, a Palestina como Estado observador, uma mudança qualitativa face à sua anterior condição de «entidade observadora».

Regresso da Guerra Fria

A Câmara dos Representantes do Congresso dos EUA aprovou na passada quinta-feira, 4, uma resolução contra a...
Argumentos
TVisto

Donos

Um dia destes, o dr. Passos Coelho aplicou a sua capacidade oratória para sustentar que os antigos donos do País já...
Aconteceu

Portugal corta gastos com saúde

Os gastos com Saúde representaram, em 2012, o equivalente a 9,5 por cento do PIB, contra 10,2 por cento em 2010, segundo indica o...

Beja declara 2015 Ano do Cante

A Câmara de Beja anunciou, dia 4, que declarou 2015 como Ano Municipal do Cante Alentejano. A decisão foi tomada na mais...

«Adeus Karl Popper»

O novo romance do vilacondense Romeu Cunha Reis intitula-se «Adeus Karl Poper», e a sua acção decorre num...

Reuniões e iniciativas

Jerónimo de Sousa Secretário-geral do PCP Lisboa  ...

A semana em resumo

Frases

“Mas será a manutenção do euro uma boa solução?...