Jornada dos mineiros dia 16

No dia 16, terça-feira, vai haver greve nas minas e concentração em Lisboa, anunciou o Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Mineira, que vai levar a cabo uma jornada de luta, conforme decidido em plenários, contra mais graves prejuízos na antecipação da reforma.
O Governo, acusou o sindicato da Fiequimetal/CGTP-IN, num comunicado em distribuição na semana passada, «deu instruções ao Centro Nacional de Pensões para não cumprir a lei e prejudicar os trabalhadores no regime de antecipação da idade de reforma».
O Decreto-lei 195/95 estabeleceu um regime especial de acesso às pensões de velhice, para os trabalhadores do interior das minas, aos quais não se aplicou o aumento geral da idade da reforma, de 65 para 66 anos. O sindicato nota que a própria portaria que estabeleceu esta alteração (378-G/2013) dizia que ela não prejudica os regimes de antecipação da idade de pensão de velhice, por motivo da natureza especialmente penosa ou desgastante da actividade exercida, expressamente reconhecida por lei.
«Em vez de tentar roubar aos mineiros, o Governo deve, isso sim, alargar o regime de antecipação aos trabalhadores das lavarias, pois também eles exercem uma actividade de natureza penosa e desgastante», contrapõe o sindicato.
Com greve convocada para todo o dia 16, o ponto alto da jornada nacional de luta será uma concentração junto ao Ministério da Solidariedade, do Emprego e da Segurança Social.

 



Mais artigos de: Trabalhadores

Pelas 35 horas e pelo Poder Local

Vai manter-se a luta contra o aumento do horário de trabalho e pelo cumprimento do direito à contratação colectiva, que visa igualmente defender a autonomia das autarquias locais, garantiram milhares de trabalhadores da Administração Local, que no dia 4 realizaram uma grande jornada em Lisboa.

Marcha pela EMEF

Dez anos depois do encerramento da Sorefame, é preciso evitar que o Governo faça o mesmo à EMEF, a empresa que garante a segurança e a fiabilidade do material circulante da CP, alertaram centenas de trabalhadores na Amadora e em Lisboa.

Resposta firme no ISS

Com uma elevada adesão à greve de 24 horas e uma concentração de centenas de trabalhadores frente ao Ministério da tutela, a luta contra o despedimento de 697 pessoas no Instituto da Segurança Social teve um ponto alto no dia 4.

PT é de Portugal

«É preciso recomprar a PT Portugal à Oi, apurar responsabilidades e defender a economia nacional», defenderam os antigos e actuais trabalhadores da Portugal Telecom, numa concentração junto à residência oficial do primeiro-ministro, na tarde...

Vitórias contra precariedade

No parque da Autoeuropa foi alcançada mais uma importante vitória no combate à precariedade de emprego e à discriminação salarial, informou dia 5 o SITE Sul. O sindicato da Fiequimetal/CGTP-IN revelou que a Isporeco foi condenada a readmitir três trabalhadores...

Grande greve na STCP

A greve na Sociedade de Transportes Colectivos do Porto, anteontem, teve «impressionante adesão» e foi «uma forte expressão da determinação e força dos trabalhadores face à violenta ofensiva do Governo», dirigida, em simultâneo, contra os direitos...

Luta em alta no Metro

Contra os roubos nos salários e nos complementos de reforma, em defesa do serviço público e pela resolução de várias questões laborais, como as que se arrastam no sector da Exploração Operacional, os trabalhadores no activo e reformados do Metropolitano de...