Jerónimo de Sousa em Bruxelas

Por uma Europa dos povos

Jerónimo de Sousa esteve em Bruxelas, anteontem e ontem, a participar num jantar com militantes do Partido e num encontro com deputados do GUE/NGL.

A luta em Portugal contribui para uma outra Europa

Image 17221

Jerónimo de Sousa esteve, ontem de manhã, no Parlamento Europeu para um encontro com deputados e com a presidência do GUE/NGL (Grupo de Esquerda Unitária/ Esquerda Verde Nórdica), grupo político ao qual pertencem os deputados do PCP. O Secretário-geral esteve acompanhado por Manuela Bernardino e Ângelo Alves, respectivamente do Secretariado e da Comissão Política do Comité Central do Partido.

Durante a manhã, o Secretário-geral do PCP participou na reunião plenária do GUE/NGL, na qual colocou as principais dificuldades com que o povo e os trabalhadores portugueses se defrontam, resultantes da política de direita do Governo PSD/CDS e das políticas da troika, salientando também a resposta de luta firme dos trabalhadores portugueses a estas políticas, importante contributo solidário para a construção de uma outra Europa. Estiveram presentes dezenas de deputados de diferentes países, muitos dos quais colocaram diversas questões acerca da análise do PCP sobre as políticas da UE e da construção de uma alternativa política na Europa. Num debate que se revelou rico e frutuoso, Jerónimo de Sousa referiu-se à União Europeia enquanto processo de integração capitalista, com o qual urge fazer rupturas, de forma a ultrapassar os condicionalismos ao desenvolvimento dos países, e da necessidade de desenvolver políticas de esquerda que resgatem a soberania, caminho essencial para o estabelecimento de uma verdadeira cooperação entre os povos.

O dirigente do PCP sublinhou ainda a importância do GUE/NGL como grupo confederal, espaço de convergência com um já longo património de intervenção, salientando a importância da cooperação, no quadro do respeito mútuo das diferenças e especificidades de cada partido e de cada país, e no qual os trabalhadores europeus identifiquem a alternativa à direita e à social-democracia. Durante a tarde, Jerónimo de Sousa e a delegação do PCP estiveram reunidos com o Presidium do GUE/NGL e com delegações de vários países.

Jantar com emigrantes

Na véspera, Jerónimo de Sousa participou num jantar com militantes do Partido e outros elementos da comunidade portuguesa residente na Bélgica. A iniciativa, acolhida pela organização do PCP nesse país e pela Associação de Portugueses Emigrados na Bélgica (APEB), em cujas instalações se realizou o jantar, juntou mais de 70 pessoas.

Na sua intervenção, o Secretário-geral do Partido falou sobre a situação social e política em Portugal, destacando as lutas dos trabalhadores e do povo português contra a política de direita e por uma alternativa patriótica e de esquerda. Referiu-se ainda à situação do País no chamado «pós-troika» e à ilusão que os partidos da alternância tentam criar ao apregoarem o suposto fim dos sacrifícios.

Jerónimo de Sousa apelou ainda aos presentes para que regularizem a sua situação eleitoral, pelo contributo que isso pode trazer para a alteração do rumo do País. 

 



Mais artigos de: PCP

Força de resistência, luta e transformação

A 11.ª Assembleia da Organização Regional do Porto do PCP, realizada no sábado, 6, revelou um Partido mais forte, mais interventivo e com um papel mais activo na dinamização da luta dos trabalhadores e do povo do distrito. Na resolução política aprovada aponta-se a consolidação e prosseguimento do reforço do Partido e afirma-se um rumo alternativo para o desenvolvimento da região.

Por um País digno e soberano

O PCP promoveu, na sexta-feira, 5, dezenas de iniciativas em todo o País, destinadas a afirmar a necessidade e possibilidade de uma política alternativa, patriótica e de esquerda, e os seus eixos fundamentais. A acção constou de tribunas públicas e distribuições de documentos em várias localidades, empresas e locais de trabalho, assentando no contacto directo com os trabalhadores e o povo.

Um revolucionário de corpo inteiro

O PCP homenageou, no passado dia 3, um dos seus mais destacados construtores, Sérgio Vilarigues, por ocasião do centenário do seu nascimento.

O Partido da alternativa

«Os partidos não são todos iguais», afirmou no sábado Jerónimo de Sousa, no jantar de fim de ano promovido pela Direcção da Organização Regional de Braga do PCP.

Vale a pena lutar

Na segunda-feira, Jerónimo de Sousa participou no Almoço de Natal da Organização Regional de Santarém, que reuniu cerca de 500 pessoas em Benavente. Uma vez mais, o Secretário-geral do PCP voltou a afirmar que «existe...

Superar desafios e crescer

Cada organização partidária confronta-se, na concretização da acção de contactos com os membros do Partido (como, aliás, de qualquer outra tarefa), com diferentes obstáculos e desafios, que variam de acordo com factores como a sua...

Construção colectiva

São muitas as organizações partidárias que continuam a realizar as suas assembleias, definindo metas e objectivos e responsabilizando quadros. No fundo, reforçando o Partido.

Recordar Urbano Tavares Rodrigue

Por iniciativa da Direcção da Organização Regional de Lisboa do PCP, no dia em que Urbano Tavares Rodrigues completaria 91 anos – 6 de Dezembro –, o auditório da Biblioteca Nacional compôs-se para prestar homenagem ao cidadão,...

Afirmar a RTP como grande estação

Em resposta às solicitações de diversos órgãos de comunicação social para que comentasse a possível aquisição, pela RTP, dos direitos de transmissão televisiva da Liga dos Campeões, o PCP – num comunicado do seu Gabinete de...

Festa do Avante!

A 39.ª edição da Festa do Avante!, que se realiza nos dias 4, 5 e 6 de Setembro de 2015, na Quinta da Atalaia, já tem cartaz, elemento indispensável à promoção daquela que é a maior realização político-cultural do País. Num momento...