Direitos da Criança

PCP aprova emendas

O Parlamento Europeu aprovou várias emendas apresentadas pelos deputados à Resolução sobre o 25.º Aniversário da Convenção dos Direitos da Criança.

Os comunistas portugueses pretendiam deixar vincado no documento a necessidade de reforçar e efectivar os direitos das crianças e ao mesmo tempo denunciar o agravamento das suas condições de vida.

Nesse sentido, as emendas propostas referiam «o acesso ao Ensino Secundário obrigatório e gratuito para todos como condição básica para o exercício do direito à igualdade de oportunidades»; «a protecção ou o aumento dos direitos de maternidade e paternidade»; «o investimento em serviços públicos para as crianças»; «o agravamento das condições de vida das crianças em consequência das medidas ditas de austeridade impostas aos estados-membros pela Comissão Europeia».

Na votação, realizada na sessão plenária de 28 de Novembro, o Parlamento aprovou as emendas sobre o acesso ao ensino obrigatório, à protecção ou aumento dos direitos de maternidade e paternidade e o investimento em serviços públicos para crianças.

Por seu turno, os deputados do PSD e do CDS, contrariando declarações sobre a necessidade de inverter, no prazo de uma década, os problemas actuais da demografia em Portugal, votaram contra emendas que visavam apoiar as crianças e as suas famílias.




Mais artigos de: Europa

Mulheres discriminadas

Um relatório da OIT revela que as mulheres têm em média mais formação, são mais experientes e produtivas, mas auferem salários inferiores aos dos homens.

Contestação alarga-se

Uma nova jornada de greves, pela terceira semana consecutiva, paralisou as regiões de Bruxelas, Brabante Valão e Brabant Flamengo, na Bélgica, em protesto contra o programa antipopular da coligação governamental de direita.

Direita derruba sociais-democratas

O governo social-democrata sueco decidiu convocar eleições antecipadas para dia 22 de Março, após ver chumbado o seu projecto de Orçamento do Estado para 2015. A proposta governamental apenas recolheu 153 votos, já que toda a oposição de direita se juntou...

Angela Merkel do alto do olimpo

Passos Coelho apontou aos jovens a porta da rua como serventia da casa, ou, noutro dizer mais polido, que partissem todos em peregrinação para lá da fronteira, poderia ser aquela de Badajoz ou de Vilar Formoso, porta para a Europa, onde, segundo o próprio, estando...