Afirmar a RTP como grande estação

Em res­posta às so­li­ci­ta­ções de di­versos ór­gãos de co­mu­ni­cação so­cial para que co­men­tasse a pos­sível aqui­sição, pela RTP, dos di­reitos de trans­missão te­le­vi­siva da Liga dos Cam­peões, o PCP – num co­mu­ni­cado do seu Ga­bi­nete de Im­prensa, emi­tido no dia 3 – acusa o Go­verno de ter como prin­cipal mo­ti­vação desta po­lé­mica uma «in­ter­venção de­sen­vol­vida a partir da tese da de­fesa dos di­nheiros pú­blicos, mas de facto ori­en­tada para re­tirar à RTP todo o tipo de pro­gra­mação de grande im­pacto». O ob­jec­tivo, acusam os co­mu­nistas, é re­meter a es­tação pú­blica de te­le­visão a um papel «cada vez mais in­sig­ni­fi­cante no plano te­le­vi­sivo na­ci­onal».

Esta po­lé­mica re­flecte ainda a ten­ta­tiva de in­ter­venção do Go­verno na pro­gra­mação da RTP, o que é con­trário à lei, re­corda o PCP, para quem fica ainda evi­dente a «hi­po­crisia que cons­ti­tuiu a cri­ação do cha­mado Con­selho Geral In­de­pen­dente, em nome da ne­ces­si­dade de des­go­ver­na­men­ta­lizar a pro­gra­mação» da es­tação. Os co­mu­nistas lem­bram que o apoio e a trans­missão de ini­ci­a­tivas cul­tu­rais e des­por­tivas de di­versa ín­dole, in­cluindo as com­pe­ti­ções na­ci­o­nais de fu­tebol «que estão ac­tu­al­mente cap­tu­radas por ope­ra­dores pri­vados», em nada co­lide com o cum­pri­mento de ser­viço pú­blico a que a RTP está obri­gada. Aliás, acres­centa, a pró­pria trans­missão dos jogos da Liga dos Cam­peões está pre­vista no con­trato de con­cessão de ser­viço pú­blico as­si­nado pelo Go­verno e pelo con­selho de ad­mi­nis­tração da RTP.

Re­co­nhe­cendo a ne­ces­si­dade de aferir os va­lores en­vol­vidos e as dis­po­ni­bi­li­dades da RTP, bem como a pri­o­ri­dade a con­ceder à Liga dos Cam­peões em de­tri­mento de ou­tras com­pe­ti­ções des­por­tivas, o PCP con­si­dera im­pe­rioso «com­bater ope­ra­ções que visam a de­gra­dação da imagem da RTP, bem como todos os pro­cessos que estão em curso para a ar­redar de tudo quanto possa con­tri­buir para a sua afir­mação en­quanto grande es­tação pú­blica de te­le­visão em be­ne­fício claro dos ope­ra­dores pri­vados de­tidos pelos grupos eco­nó­micos».   



Mais artigos de: PCP

Força de resistência, luta e transformação

A 11.ª As­sem­bleia da Or­ga­ni­zação Re­gi­onal do Porto do PCP, re­a­li­zada no sá­bado, 6, re­velou um Par­tido mais forte, mais in­ter­ven­tivo e com um papel mais ac­tivo na di­na­mi­zação da luta dos tra­ba­lha­dores e do povo do dis­trito. Na re­so­lução po­lí­tica apro­vada aponta-se a con­so­li­dação e pros­se­gui­mento do re­forço do Par­tido e afirma-se um rumo al­ter­na­tivo para o de­sen­vol­vi­mento da re­gião.

Por um País digno e soberano

O PCP pro­moveu, na sexta-feira, 5, de­zenas de ini­ci­a­tivas em todo o País, des­ti­nadas a afirmar a ne­ces­si­dade e pos­si­bi­li­dade de uma po­lí­tica al­ter­na­tiva, pa­trió­tica e de es­querda, e os seus eixos fun­da­men­tais. A acção constou de tri­bunas pú­blicas e dis­tri­bui­ções de do­cu­mentos em vá­rias lo­ca­li­dades, em­presas e lo­cais de tra­balho, as­sen­tando no con­tacto di­recto com os tra­ba­lha­dores e o povo.

Um revolucionário de corpo inteiro

O PCP ho­me­na­geou, no pas­sado dia 3, um dos seus mais des­ta­cados cons­tru­tores, Sérgio Vi­la­ri­gues, por oca­sião do cen­te­nário do seu nas­ci­mento.

Por uma Europa dos povos

Je­ró­nimo de Sousa es­teve em Bru­xelas, an­te­ontem e ontem, a par­ti­cipar num jantar com mi­li­tantes do Par­tido e num en­contro com de­pu­tados do GUE/​NGL.

O Partido da alternativa

«Os par­tidos não são todos iguais», afirmou no sá­bado Je­ró­nimo de Sousa, no jantar de fim de ano pro­mo­vido pela Di­recção da Or­ga­ni­zação Re­gi­onal de Braga do PCP.

Vale a pena lutar

Na segunda-feira, Jerónimo de Sousa participou no Almoço de Natal da Organização Regional de Santarém, que reuniu cerca de 500 pessoas em Benavente. Uma vez mais, o Secretário-geral do PCP voltou a afirmar que «existe...

Superar desafios e crescer

Cada organização partidária confronta-se, na concretização da acção de contactos com os membros do Partido (como, aliás, de qualquer outra tarefa), com diferentes obstáculos e desafios, que variam de acordo com factores como a sua...

Construção colectiva

São muitas as or­ga­ni­za­ções par­ti­dá­rias que con­ti­nuam a re­a­lizar as suas as­sem­bleias, de­fi­nindo metas e ob­jec­tivos e res­pon­sa­bi­li­zando qua­dros. No fundo, re­for­çando o Par­tido.

Recordar Urbano Tavares Rodrigue

Por iniciativa da Direcção da Organização Regional de Lisboa do PCP, no dia em que Urbano Tavares Rodrigues completaria 91 anos – 6 de Dezembro –, o auditório da Biblioteca Nacional compôs-se para prestar homenagem ao cidadão,...

Festa do Avante!

A 39.ª edição da Festa do Avante!, que se realiza nos dias 4, 5 e 6 de Setembro de 2015, na Quinta da Atalaia, já tem cartaz, elemento indispensável à promoção daquela que é a maior realização político-cultural do País. Num momento...