Margarida Tengarrinha distinguida no Algarve
Margarida Tengarrinha foi distinguida, dia 6, em Portimão com o prémio Maria Veleda 2014, pela sua actividade no desenvolvimento do Algarve e pelo percurso cultural, investigação e participação na formação da democracia em Portugal.
A escritora, pintora, investigadora e antiga deputada do PCP, fixou-se no Algarve desde 1987, altura em que saiu da Assembleia da República.
Tendo vivido cerca de 20 anos na clandestinidade, Margarida Tengarrinha manifestou-se «sensibilizada e ao mesmo tempo surpreendida».
«Esta distinção demonstra que não vivemos em vão. Deram-me mais força para continuar», disse a premiada após receber o galardão no Teatro Municipal de Portimão.
De acordo com a directora regional de Cultura do Algarve a atribuição do prémio foi uma decisão unânime do júri. «Como mulher, foi audaz ao assumir funções políticas numa altura em que não era comum, tendo sido uma voz activa também na igualdade de género e de oportunidades», sublinhou Alexandra Gonçalves.
Aos 86 anos, Margarida Tengarrinha mantém a sua intervenção em várias áreas da sociedade, participando em colóquios, palestras e leciona aulas de História da Arte, na Universidade Sénior, em Portimão, distrito de Faro.