Editorial
Opinião
A talhe de foice

Por um fio

Se Passos Coelho fosse dado às lides ferroviárias, estaria neste momento muito atarefado a procurar a melhor forma de mudar de...
Crónica Internacional

A vitória de Correa

Cabe destacar a dimensão popular da vitória de Rafael Correa e do partido Aliança País (AP) nas...
Actual

Lobo com pele de justiceiro

Nas últimas semanas, tiveram alguma visibilidade duas iniciativas acolhidas com simpatia pela opinião publicada: o pedido de...
Actual

A minhoca

Já na passada semana, nas páginas do nosso Avante! se chamava a atenção para as contas do secretário de...
Actual

O país dos «casos»

Têm invadido o nosso quotidiano na última década. Dão-lhes a designação genérica de...
Em Foco

As ruas são do povo

Numa semana em que se multiplicaram as manifestações de descontentamento e protesto contra a política do Governo e contra medidas que a põem em prática, destacaram-se as lutas de âmbito nacional realizadas pelos professores e pelos trabalhadores do sector empresarial local. Na Administração Pública cresce agora a mobilização para a grande manifestação nacional de 15 de Março.

Rumo ao levantamento nacional

Os anos que vão da heróica fuga de Peniche, em Janeiro de 1960, à madrugada libertadora de 25 de Abril de 1974 foram particularmente intensos. Na sequência da rectificação do desvio de direita, o Partido alarga as suas fileiras e clarifica a sua táctica e estratégia, num processo que culmina na aprovação, no VI Congresso, do Programa para a Revolução Democrática e Nacional, já com Álvaro Cunhal como Secretário-geral (cargo para o qual fora eleito em 1961). 

PCP

Tomar Partido

Certamente confundindo desejos com realidades, muitos foram os que declararam ao longo dos anos a morte do PCP: Salazar e Caetano fizeram-no, tal como muitos dos promotores da contra-revolução e da política de direita que há mais de 35 anos fustiga o povo e o País. Uns e outros não podiam estar mais longe da verdade. Tal como não soçobrou perante a repressão fascista, o Partido Comunista Português enfrentou de rosto erguido a poderosa ofensiva ideológica que dava como certo o fim do comunismo e da luta de classes e apresentava o capitalismo como sistema triunfante, final e único, e não se deixou seduzir pelos «cantos da sereia» da participação no poder pelo poder.
Mas desengane-se quem pensar que o PCP se limita a resistir. Resiste, sim, mas cresce, avança, reforça-se, como o prova a adesão ao Partido de milhares de pessoas que compreenderam já que não basta perfilhar certas ideias – é preciso lutar por elas, colectivamente. Ouçamos o que têm a dizer os novos militantes. 

A solução é romper com a política de direita

Referindo-se ao anúncio de novas medidas de austeridade, a propósito da sétima avaliação da troika, o PCP reafirmou que o caminho é romper com o pacto de agressão e concretizar uma política patriótica e de esquerda.

Garantir a soberania alimentar

Só uma política patriótica e de esquerda poderá garantir a soberania e a segurança alimentares do País, que se encontram seriamente ameaçadas, reafirmou o PCP.

O Militante

Já saiu a edição de Março/Abril de O Militante, que destaca na capa as comemorações do...

Comemorações multifacetadas

Debates, exposições, música, arte. Estas são algumas das expressões que estão a assumir as comemorações do centenário do nascimento de Álvaro Cunhal.

Toma Partido

No âmbito das comemorações do centenário do nascimento de Álvaro Cunhal, tem...
Trabalhadores

A crescer para dia 9

A semana de lutas nas empresas de transportes e comunicações foi marcada para Março, para culminar numa manifestação nacional, dia 9. A mobilização coincide já com algumas greves.

Estaleiros públicos<br>e a produzir

Mais de mil pessoas, entre actuais e antigos trabalhadores, seus familiares e população solidária, exigiram, no dia 20, actos do Governo que garantam urgentemente o futuro dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo.

O «fundo» da vigarice

O «Fundo de Compensação do Trabalho» que o Governo agora vem propor «é mais uma vigarice» que justifica o reforço da unidade dos trabalhadores e a sua participação massiva na «acção geral de protesto, proposta e luta».

Assembleia da República

Contra lei desumana dos despejos

O projecto de lei do PCP destinado a revogar a lei do arrendamento estava agendado para ontem no Parlamento. Trata-se de interromper um processo que está a causar graves injustiças.

Persistir na injustiça

Os votos contra da maioria PSD/CDS-PP e do PS inviabilizaram no Parlamento os projectos de lei do PCP e do BE que visavam garantir a...

Governo brinca com o fogo

O PCP está contra a redução das indemnizações aos trabalhadores despedidos sem justa causa, encarando tal hipótese como um convite «a despedir a preço de saldo».

Inflectir antes do abismo

O ministro das Finanças foi ao Parlamento, dia 20, reconhecer implicitamente o falhanço do OE para 2013 e que errou nas suas previsões macro-económicas.

Protesto é justo e legítimo

O PCP considera um manifesto exagero dizer que «está em causa a democracia ou a liberdade de expressão», como...

Pragas, há muitas...

Mais um crime contra os interesses do País, assim encara o PCP a florestação de terras de regadio, uma hipótese...

Apoios são bem-vindos

Cerca de 70% do peixe consumido em Portugal é importado. Isto diz bem dos nossos actuais...
Nacional

Vontade de mudança

«Apresentamo-nos, aqui, perante vós, como a alternativa política imprescindível para abrir campo à política alternativa de que Lisboa e o País precisam», afirmou, quinta-feira, João Ferreira, cabeça de lista da CDU à Câmara Municipal.

Confiança na CDU

A Junta de Freguesia de Armamar acolheu no domingo o Encontro Distrital de Viseu da CDU, onde foi feito o balanço da intervenção da Coligação na vida das autarquias locais, bem como uma avaliação do que têm ou não feito as câmaras e juntas de freguesia dos outros partidos.

Garantia de confiança

A CDU de Sintra apresentou, sábado, no Auditório António da Silva, no Shopping do Cacém, os seus primeiros...

Continuar a obra em Moura

Dar continuidade ao trabalho realizado pela CDU em Moura foi a garantia deixada na apresentação de Santiago Macias,...
Europa

Resistência firme à barbárie

Trabalhadores gregos dos vários sectores manifestaram-se, dia 20, em 70 cidades, durante mais uma jornada de greve geral de 24 horas que paralisou o país.

Protesto anticrise

Cerca de 40 mil trabalhadores dos vários sectores responderam ao apelo dos sindicatos belgas, manifestando-se, dia 21, em Bruxelas, contras as medidas de austeridade para 2013.

Jogo empatado

A coligação de Luigi Bersani venceu por uma pequena margem as eleições legislativas realizadas domingo e...

Luta prossegue

Dezenas de milhares de búlgaros voltaram a manifestar-se, no domingo, 24, em todo o país contra a pobreza e a...

PCP recusa perdas

Os deputados do PCP no Parlamento Europeu recusam qualquer perda de eleitos portugueses no Parlamento Europeu, tal como prevê o...
Internacional

Torturado até à morte

Um preso morreu vítima de torturas num cárcere israelita. O assassinato incendiou ainda mais a revolta dos palestinianos para com a criminosa política sionista de detenções.

Temas

O documento Seguro & Costa, o documento de Coimbra

Fosse o problema a coincidência do título do documento Seguro&Costa com um documento programático PSD/Passos Coelho! Porque a questão é de facto o seu conteúdo, pelo que diz e pelo que não diz…

Argumentos
TVisto

O regresso de José Afonso

«Grândola, Vila Morena», a canção que José Afonso escreveu, que Abril adoptou quase como seu hino e que...
Aconteceu

Consumo e economia em queda

O consumo privado voltou a cair em Janeiro, acumulando mais de dois anos consecutivos de quedas mensais, acompanhando a...

Hélia Correia premiada

Depois de ter sido distinguida, dia 19, com o Prémio Vergílio Ferreira 2013, instituído pela Universidade de...

Lugares da Marinha Grande

Apaixonada pelas gentes e lugares do seu concelho, Deolinda Bonita, eleita durante quase duas décadas na Freguesia da Marinha Grande,...

Reuniões e outras iniciativas

Jerónimo de Sousa Secretário-geral do PCP   Quarta-feira, 6...

A semana em resumo

Frases

“O meu julgamento provisório aponta para uma revisão em baixa da...