Representação nacional no PE

PCP recusa perdas

Os deputados do PCP no Parlamento Europeu recusam qualquer perda de eleitos portugueses no Parlamento Europeu, tal como prevê o relatório aprovado pela Comissão dos Assuntos Constitucionais sobre o número de deputados a atribuir a cada país nas eleições de 2014.

Em nota divulgada dia 19, o PCP lembra que Portugal, que já teve 25 deputados, poderá passar para 21, caso a proposta seja aprovada. No entanto, sublinha o texto, o referido relatório terá ainda de ser sujeito à votação em plenário do Parlamento Europeu, cabendo «ao governo português um papel decisivo nesta matéria, uma vez que a decisão final exige unanimidade no Conselho Europeu».

Neste sentido, o PCP exige que o governo português «defenda a representação nacional no Parlamento Europeu e que, em nome da defesa dos interesses nacionais, rejeite qualquer solução que implique uma nova perda do peso de Portugal no Parlamento Europeu».

Note-se que a Alemanha tem hoje 99 deputados, França, 74, a Itália, 73, a Grã-Bretanha, 73, a Espanha, 54, e Polónia, 51, ou seja, mais de metade dos actuais 754 deputados. A proposta avançada apenas retira três deputados à Alemanha.



Mais artigos de: Europa

Resistência firme à barbárie

Trabalhadores gregos dos vários sectores manifestaram-se, dia 20, em 70 cidades, durante mais uma jornada de greve geral de 24 horas que paralisou o país.

Protesto anticrise

Cerca de 40 mil trabalhadores dos vários sectores responderam ao apelo dos sindicatos belgas, manifestando-se, dia 21, em Bruxelas, contras as medidas de austeridade para 2013.

Jogo empatado

A coligação de Luigi Bersani venceu por uma pequena margem as eleições legislativas realizadas domingo e segunda-feira, 24 e 25, em Itália. O centro-esquerda foi o mais votado quer para a Câmara de Deputados (10 047 507 votos e 29,54%) quer para o Senado (9 686 398 votos e 31,63...

Luta prossegue

Dezenas de milhares de búlgaros voltaram a manifestar-se, no domingo, 24, em todo o país contra a pobreza e a corrupção. Segundo a France Press, realizaram-se protestos em 33 cidades. Na segunda maior cidade do país, Plovdiv, no Sul, foi queimado um texto da Constituição....

Solidariedade com o povo colombiano

Parte de uma diversa, rica e intensa actividade do PCP no Parlamento Europeu (PE), a solidariedade com outros povos assume contornos concretos inseparáveis e ao mesmo tempo insubstituíveis da acção mais geral do Partido da classe operária e dos trabalhadores...