A talhe de foice
Por um fio
Crónica Internacional
A vitória de Correa
Actual
Lobo com pele de justiceiro
Actual
A minhoca
Actual
O país dos «casos»
PCP
Três partidos, uma política de privatização da água
Na água, como noutros sectores, o plano do capital é o do costume: construir monopólios, negócios fabulosos para o grande capital à custa da extorsão de dinheiro às populações.
As ruas são do povo
Numa semana em que se multiplicaram as manifestações de descontentamento e protesto contra a política do Governo e contra medidas que a põem em prática, destacaram-se as lutas de âmbito nacional realizadas pelos professores e pelos trabalhadores do sector empresarial local. Na Administração Pública cresce agora a mobilização para a grande manifestação nacional de 15 de Março.
Rumo ao levantamento nacional
Os anos que vão da heróica fuga de Peniche, em Janeiro de 1960, à madrugada libertadora de 25 de Abril de 1974 foram particularmente intensos. Na sequência da rectificação do desvio de direita, o Partido alarga as suas fileiras e clarifica a sua táctica e estratégia, num processo que culmina na aprovação, no VI Congresso, do Programa para a Revolução Democrática e Nacional, já com Álvaro Cunhal como Secretário-geral (cargo para o qual fora eleito em 1961).
Um Partido Comunista forte e revolucionário
Álvaro Cunhal, Secretário-geral do PCP
Álvaro Cunhal: anos 60 e 70
Tomar Partido
Certamente confundindo desejos com realidades, muitos foram os que declararam ao longo dos anos a morte do PCP: Salazar e Caetano fizeram-no, tal como muitos dos promotores da contra-revolução e da política de direita que há mais de 35 anos fustiga o povo e o País. Uns e outros não podiam estar mais longe da verdade. Tal como não soçobrou perante a repressão fascista, o Partido Comunista Português enfrentou de rosto erguido a poderosa ofensiva ideológica que dava como certo o fim do comunismo e da luta de classes e apresentava o capitalismo como sistema triunfante, final e único, e não se deixou seduzir pelos «cantos da sereia» da participação no poder pelo poder.
Mas desengane-se quem pensar que o PCP se limita a resistir. Resiste, sim, mas cresce, avança, reforça-se, como o prova a adesão ao Partido de milhares de pessoas que compreenderam já que não basta perfilhar certas ideias – é preciso lutar por elas, colectivamente. Ouçamos o que têm a dizer os novos militantes.
A solução é romper com a política de direita
Referindo-se ao anúncio de novas medidas de austeridade, a propósito da sétima avaliação da troika, o PCP reafirmou que o caminho é romper com o pacto de agressão e concretizar uma política patriótica e de esquerda.
Ao serviço do País ou da troika?
Garantir a soberania alimentar
Só uma política patriótica e de esquerda poderá garantir a soberania e a segurança alimentares do País, que se encontram seriamente ameaçadas, reafirmou o PCP.
O Militante
Comemorações multifacetadas
Debates, exposições, música, arte. Estas são algumas das expressões que estão a assumir as comemorações do centenário do nascimento de Álvaro Cunhal.
Toma Partido
A crescer para dia 9
A semana de lutas nas empresas de transportes e comunicações foi marcada para Março, para culminar numa manifestação nacional, dia 9. A mobilização coincide já com algumas greves.
Estaleiros públicos<br>e a produzir
Mais de mil pessoas, entre actuais e antigos trabalhadores, seus familiares e população solidária, exigiram, no dia 20, actos do Governo que garantam urgentemente o futuro dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo.
O «fundo» da vigarice
O «Fundo de Compensação do Trabalho» que o Governo agora vem propor «é mais uma vigarice» que justifica o reforço da unidade dos trabalhadores e a sua participação massiva na «acção geral de protesto, proposta e luta».
Por negociação e salários<br>na hotelaria e alimentação
Fesete exige<br>600 euros em 2016
Parem a repressão<br>na refinaria do Porto
Contra lei desumana dos despejos
O projecto de lei do PCP destinado a revogar a lei do arrendamento estava agendado para ontem no Parlamento. Trata-se de interromper um processo que está a causar graves injustiças.
Persistir na injustiça
Governo brinca com o fogo
O PCP está contra a redução das indemnizações aos trabalhadores despedidos sem justa causa, encarando tal hipótese como um convite «a despedir a preço de saldo».
Inflectir antes do abismo
O ministro das Finanças foi ao Parlamento, dia 20, reconhecer implicitamente o falhanço do OE para 2013 e que errou nas suas previsões macro-económicas.
Protesto é justo e legítimo
Pragas, há muitas...
Apoios são bem-vindos
Isenção é acto de justiça
Vontade de mudança
«Apresentamo-nos, aqui, perante vós, como a alternativa política imprescindível para abrir campo à política alternativa de que Lisboa e o País precisam», afirmou, quinta-feira, João Ferreira, cabeça de lista da CDU à Câmara Municipal.
Confiança na CDU
A Junta de Freguesia de Armamar acolheu no domingo o Encontro Distrital de Viseu da CDU, onde foi feito o balanço da intervenção da Coligação na vida das autarquias locais, bem como uma avaliação do que têm ou não feito as câmaras e juntas de freguesia dos outros partidos.
Garantia de confiança
Continuar a obra em Moura
Dia Internacional da Mulher
Construir a alternativa necessária
Resistência firme à barbárie
Trabalhadores gregos dos vários sectores manifestaram-se, dia 20, em 70 cidades, durante mais uma jornada de greve geral de 24 horas que paralisou o país.
Protesto anticrise
Cerca de 40 mil trabalhadores dos vários sectores responderam ao apelo dos sindicatos belgas, manifestando-se, dia 21, em Bruxelas, contras as medidas de austeridade para 2013.
Jogo empatado
Luta prossegue
PCP recusa perdas
Solidariedade com o povo colombiano
Milhões param Índia para travar «austeridade»
A jornada de luta convocada por 11 centrais sindicais indianas superou todas as expectativas, mobilizando milhões de pessoas contra a política antipopular do governo.
Torturado até à morte
Um preso morreu vítima de torturas num cárcere israelita. O assassinato incendiou ainda mais a revolta dos palestinianos para com a criminosa política sionista de detenções.
Secretário-geral do PCP na China, Laos e Vietname
Drones dos EUA no Oeste africano
O documento Seguro & Costa, o documento de Coimbra
Fosse o problema a coincidência do título do documento Seguro&Costa com um documento programático PSD/Passos Coelho! Porque a questão é de facto o seu conteúdo, pelo que diz e pelo que não diz…