Editorial
Opinião
A talhe de foice

Eles têm medo

A história não se repete, como se sabe, mas imita muito bem. Num curto espaço de tempo, enquanto o País reagia com...
PCP

O exigente caminho para a alternativa

A concretização da alternativa política emerge, na actual conjuntura, com redobrada actualidade. Alternativa tão inadiável e urgente quanto complexa e exigente, em que o processo para a sua indispensável construção resultará não de actos proclamatórios mas de uma acção determinada, coerente e persistente capaz de fazer confluir o conjunto de factores subjectivos e objectivos que lhe dê corpo.

Crónica Internacional

Revolução bolivariana

De repente a Venezuela desapareceu da grelha mediática dominante. Outra seria a história se Capriles tivesse vencido o...
Actual

De bradar aos céus

As declarações do presidente da conferência episcopal terão sido recebidas mesmo em círculos da Igreja...
Actual

PS – sem saída e sem emenda

Fora do governo de serviço ao pacto de agressão, mas comprometido na troika que o concretiza, o PS está preocupado,...
Actual

14 de Novembro

O vigoroso ascenso da luta de massas está a mudar aceleradamente o clima social e político. E a fazer surgir uma curiosa e...
Em Foco

Soluções para sair da recessão e do atraso

Será possível inverter o actual rumo de declínio, construir um País mais justo, conquistar o desenvolvimento, o progresso e a melhoria da vida das pessoas? A esta questão central formulada por Bernardino Soares no arranque das Jornadas Parlamentares do PCP realizadas em Beja a 8 e 9 de Outubro foi ainda o próprio a responder garantindo não só que sim – os trabalhos e suas conclusões assim o comprovaram – como esse é hoje o grande desafio para impedir o afundamento nacional.

A manifestação do adeus

Na manifestação de encerramento da Marcha Contra o Desemprego, milhares de pessoas juntaram-se às colunas saídas do Minho e do Algarve. Muitas acenavam com lenços brancos, a sublinhar a exigência mais repetida no dia 13 pelos manifestantes, desde a Alameda D. Afonso Henriques e o Cais do Sodré até à Praça da Figueira e à Assembleia da República: mudar, quanto antes, de Governo e de política.

A luta continua e cresce

Por onde passou, a «Marcha Contra o Desemprego, por um Portugal com Futuro» constituiu um exemplo e um estímulo para que decidissem organizar-se e lutar muitos mais trabalhadores no activo e reformados, homens e mulheres, jovens e idosos, desempregados ou à beira de o serem. Com a força que a Marcha mostrou, em oito dias e milhares de quilómetros, a luta para derrotar o Governo PSD/CDS e a política de direita vai continuar e crescer, com nova e importante etapa marcada para 14 de Novembro.

Eliminar a má despesa

Arménio Carlos apresentou quatro propostas da CGTP-IN para eliminar a má despesa do Estado e que se somam às medidas...

Voltamos dia 31

«Não estamos aqui para pedir nada, mas para exigir aquilo a que temos direito: o direito ao...
PCP

Entrevista com Jerónimo de Sousa

No próximo número, grande entrevista com o Secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, sobre a preparação do XIX Congresso.

 

Image 11743

Um valioso debate interno

Jerónimo de Sousa participou, no dia 10, numa reunião de quadros na Organização Regional do Porto do PCP, inserida na preparação do XIX Congresso. 

Perigos e potencialidades

Intervindo na abertura do encontro quadros do Porto, o Secretário-geral do Partido salientou a «crucial importância» de que se revestem as...

Uma conquista a defender

Mais de 200 pessoas participaram, domingo, em Montemor-o-Novo, numa sessão pública subordinada ao tema «Com o PCP,...

Tribuna do Congresso

Omissões e rupturas   O Projecto de Alterações ao Programa do PCP lança uma ponte entre a democracia avançada e os valores de Abril no...

Orçamento para derrotar

Confirmando-se como um «brutal assalto fiscal» e um instrumento de «transferência de fundos públicos para o grande capital, em particular o financeiro», os «portugueses têm o direito e o dever de derrotar este Orçamento e, com ele, esta política de direita, este Governo e o pacto de agressão da troika», considera o PCP.

O direito à greve é inalienável

À medida que se agudiza a luta de classes salta o verniz «democrático» ao patronato e aos seus representantes políticos. A greve dos portuários revelou-o uma vez mais.

Nova PGR

A nomeação da nova Procuradora-Geral da República, cuja posse ocorreu há dias, adquire no momento actual uma...

Defender a Lusa

O anunciado corte de 30 por cento na indemnização compensatória devida à Agência Lusa pela prestação do serviço público a que está obrigada...
Trabalhadores

Frente Comum marca <br>31 de Outubro

A Comissão Coordenadora da Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública exortou os trabalhadores a elevarem os patamares da luta, com uma manifestação nacional e a mobilização para a greve geral.

No mesmo comboio

A luta dos trabalhadores em defesa dos seus direitos, contra os cortes salariais e nos subsídios, é justa, como justa é a luta em defesa de um transporte ferroviário ao serviço das populações, salienta o SNTSF/CGTP-IN.

Receber Merkel

Ao reagir, na segunda-feira, à conferência de imprensa do ministro das Finanças sobre as medidas que o Governo inclui na...

Direito à greve conquista-se

Às manobras de intimidação da Scotturb, após a greve de dia 3, os trabalhadores e o seu sindicato responderam...
Assembleia da República

Uma marretada na vida do povo

Jerónimo de Sousa considerou o Orçamento do Estado para 2013 um «plano de saque» e um roubo» aos trabalhadores e acusou o Governo de tudo pretender sacrificar ao objectivo de o concretizar.

Violenta é esta política

A ideia de que o PCP pela linguagem que utiliza estará a «instigar à violência», como insinuou o...

Empobrecer a Escola Pública

O PCP voltou a exigir a suspensão imediata da constituição de mega-agrupamentos mas a maioria PSD/CDS-PP mostrou-se...

Baixo Alentejo à lupa

Uma situação social muito difícil, desemprego, empobrecimento e emigração das populações, tendência para o esvaziamento de serviços públicos (em particular os de saúde), eis alguns traços fortes que caracterizam hoje o distrito de Beja, realidade que os deputados comunistas tiveram ensejo de conhecer de forma mais aprofundada nas reuniões, visitas e encontros realizados no âmbito das suas Jornadas Parlamentares.

Nacional

PS e PSD aliam-se na AR

A Câmara de Loures emitiu um parecer negativo à criação da freguesia lisboeta do Parque das Nações, com parte do território do município. Na Assembleia da República, PS e PSD aprovam reorganização administrativa da cidade de Lisboa.

Mais restrições para os bolseiros

A Associação dos Bolseiros de Investigação Científica (ABIC) manifestou a sua discordância com o novo Estatuto do Bolseiro de Investigação (EBI), que só vem agravar a já muito precária situação dos visados.

CDU elege um deputado

Nas eleições para a Assembleia Regional dos Açores, que se realizaram no domingo, a CDU confirmou a sua...

7.º Congresso do MURPI

No sábado, a Confederação do Movimento Unitário de Reformados Pensionistas e Idosos (MURPI) realiza, no Teatro...
Europa

Protestos param hoje a Grécia

Os sindicatos gregos convocaram para hoje, quinta-feira, uma greve geral de 24 horas, contra as novas medidas de austeridade preconizadas pelo governo de Antonis Samaras.

Mudança à vista

O Partido Comunista da Boémia Morávia (KSCM) alcançou um resultado histórico nas eleições regionais, realizadas dias 12 e 13, em simultâneo com a primeira volta do escrutínio de um terço do Senado.

PTB reforça posições

O Partido do Trabalho da Bélgica (PTB) obteve um total de 31 eleitos municipais, 17 eleitos distritais, na Antuérpia, e quatro...

O Nobel da UE

O anúncio da atribuição do Prémio Nobel da Paz à União Europeia na...
Internacional

Miséria gerada pelo sistema capitalista

Mais de 200 milhões de desempregados e 870 milhões de famintos no mundo ilustram a miséria gerada pelo capitalismo, flagelos que a Organização Internacional do Trabalho (OIT), as Nações Unidas e outras entidades confirmam ter-se agravado com a eclosão da corrente crise do sistema.

Estudantes chilenos persistem na luta

Milhares de alunos voltaram a defender nas ruas de Santiago a educação pública, gratuita e de qualidade. A manifestação ocorreu quando se discute o Orçamento de Estado, considerado pelos estudantes como de continuidade quanto à orientação central para o sector.

Processo sustentado

O colapso económico vaticinado ao longo dos 13 anos de presidência de Hugo Chávez baseava-se «em desejos e...

Militares presos

Nove militares guatemaltecos, incluindo um coronel do exército, foram detidos na sequência do massacre perpetrado dia 4 contra...
Temas

Borges mentiu descaradamente

Um dos aspectos que caracteriza o comportamento dos grandes órgãos da comunicação social em Portugal, e mesmo de certos jornalistas, é o de promoverem personalidades de direita em grandes autoridades sobre certas matérias para que depois as suas opiniões sejam aceites, pela opinião pública, como verdades indiscutíveis. É um processo clássico de manipulação da opinião pública, que Philippe Breton, professor na Universidade de Paris-Sorbonne, no seu livro «A Palavra Manipulada» designa por «argumento de autoridade». Segundo este investigador, «este argumento baseia-se na confiança depositada numa autoridade em nome do princípio de que não podemos verificar por nós próprios tudo quantos nos é apresentado» (2001:pág. 94).

Terrorismo, de facto

A escalada da violência na Síria não parece ter fim, alimentada pelas potências da NATO e pelas monarquias do Golfo que apoiam mercenários que não conhecem limites nas sua acção, e por provocações da Turquia visando a internacionalização do conflito.

Argumentos
TVisto

De Oslo, com amor

Em entrevista à TVI 24, o engenheiro Ângelo Correia fez no passado domingo prova pública de que, para além das...
Pontos Cardeais

O CT Vitória no Lisboa Open House

No primeiro fim-de semana de Outubro, o Centro de Trabalho Vitória esteve parcialmente aberto a visitas de pessoas interessadas em conhecer...
Religiões

A Concordata fascista espanhola

«Elevando o nosso coração a Deus, juntamente com Vossa Excelência, expressamos a nossa profunda gratidão pela...
Aconteceu

Reuniões e Iniciativas

Jerónimo de Sousa Secretário-geral do PCP   Quinta-feira, 18...

A semana em resumo

Frases

“A gestão da crise está a ser feita sem saber nem prudência...