Desemprego não poupa ninguém
Segundo os últimos dados do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), o desemprego aumentou em todos os grupos profissionais, mas os acréscimos percentuais mais elevados verificaram-se nos quadros superiores da administração pública, e nos docentes do Ensino Secundário, Superior e profissões similares
O número de professores do Ensino Secundário e Superior inscritos nos centros de emprego aumentou 69,5 por cento em Setembro, face ao período homólogo, e 42 por cento face ao mês anterior.
Em termos abslutos o pessoal dos serviços, de protecção e de segurança é o grupo mais afectado, constituindo cerca de 12,2 por cento dos inscritos, seguido pelos trabalhadores não qualificados dos serviços e comércio, que no final de Setembro representavam 10,9 por cento.
As estatísticas mensais do IEFP revelam que o número total de desempregados inscritos nos centros de emprego chegou aos 683 557 em Setembro, um aumento de 23,4 por cento face ao mesmo mês do ano passado.
Destes, 93 430 têm formação superior, ou seja mais cerca de dez mil do que no mês anterior e mais de 45,2 por cento em comparação com Setembro do ano passado. De resto os licenciados já pesam 13,7 por cento no total de desempregados, bastante acima dos 11,6 por cento registados no período homólogo.