Municipais na Bélgica

PTB reforça posições

O Partido do Trabalho da Bélgica (PTB) obteve um total de 31 eleitos municipais, 17 eleitos distritais, na Antuérpia, e quatro eleitos provinciais (dois na Antuérpia e dois em Liége).

Em comunicado emitido na segunda-feira, 15, o PTB realça ainda a eleição de 12 candidatos na aglomeração urbana de Liège e a entrada no conselho municipal da Antuérpia com quatro eleitos e uma votação de oito por cento.

Pela primeira vez, o partido terá representantes em Molenbeek e Schaerbeek, na região de Bruxelas, bem como nos municípios de Mons, na província de Hainaut, e em Charleroi.

Tendo mantido o seu representante em La Louvière, o PTB passou de um para três eleitos em Genk, obtendo 8,8 por cento dos votos. Em Zelzate confirmou a sua forte presença com 22 por cento dos votos e seis eleitos, tendo progredido eleitoralmente nos municípios de Gand, Malines, Louvain e Namur com percentagens que rondam os três por cento.

Na região de Liège, o PTB obteve 12 eleitos, designadamente nos municípios de Liège (dois eleitos e 6,5%), em Seraing (cinco eleitos e 14%) e Herstal (quatro eleitos e 14 %), tornando-se na segunda força nestes dois últimos municípios, e em Flémalle (um eleito e 6,3%).

Peter Mertens, presidente do PTB e cabeça de lista no município de Antuérpia congratulou-se com o êxito do partido na segunda maior cidade do país e a maior região da Flandres, salientando que «finalmente haverá um partido na Antuérpia que conduzirá uma oposição social», prometendo uma atitude «forte» face ao futuro edil, o populista nacionalista flamengo, Bart De Wever, considerado pelos media internacionais como o grande vencedor das municipais belgas e um eventual candidato às legislativas de 2014.



Mais artigos de: Europa

Protestos param hoje a Grécia

Os sindicatos gregos convocaram para hoje, quinta-feira, uma greve geral de 24 horas, contra as novas medidas de austeridade preconizadas pelo governo de Antonis Samaras.

Mudança à vista

O Partido Comunista da Boémia Morávia (KSCM) alcançou um resultado histórico nas eleições regionais, realizadas dias 12 e 13, em simultâneo com a primeira volta do escrutínio de um terço do Senado.

Holande aprova tratado da austeridade

No dia em que o parlamento francês ratificou o chamado «pacto orçamental», por 477 votos a favor, 70 contra, 21 abstenções e nove ausências, nas ruas de Paris e de outras cidades de França milhares de trabalhadores manifestaram-se contra os despedimentos e o encerramento de unidades...

Estudantes italianos recusam garrote

Milhares de estudantes italianos do Secundário e Superior saíram às ruas, dia 12, para condenar os cortes na educação impostos pelo governo de Mario Monti e exigir uma educação de qualidade. Em Roma, cerca de dez mil jovens concentraram-se frente à sede da...

O Nobel da UE

O anúncio da atribuição do Prémio Nobel da Paz à União Europeia na semana passada justifica que nos detenhamos sobre o seu significado político e ideológico no actual quadro de crise na e da UE. Beneficiando do apoio e cumplicidade dos...