PTB reforça posições
O Partido do Trabalho da Bélgica (PTB) obteve um total de 31 eleitos municipais, 17 eleitos distritais, na Antuérpia, e quatro eleitos provinciais (dois na Antuérpia e dois em Liége).
Em comunicado emitido na segunda-feira, 15, o PTB realça ainda a eleição de 12 candidatos na aglomeração urbana de Liège e a entrada no conselho municipal da Antuérpia com quatro eleitos e uma votação de oito por cento.
Pela primeira vez, o partido terá representantes em Molenbeek e Schaerbeek, na região de Bruxelas, bem como nos municípios de Mons, na província de Hainaut, e em Charleroi.
Tendo mantido o seu representante em La Louvière, o PTB passou de um para três eleitos em Genk, obtendo 8,8 por cento dos votos. Em Zelzate confirmou a sua forte presença com 22 por cento dos votos e seis eleitos, tendo progredido eleitoralmente nos municípios de Gand, Malines, Louvain e Namur com percentagens que rondam os três por cento.
Na região de Liège, o PTB obteve 12 eleitos, designadamente nos municípios de Liège (dois eleitos e 6,5%), em Seraing (cinco eleitos e 14%) e Herstal (quatro eleitos e 14 %), tornando-se na segunda força nestes dois últimos municípios, e em Flémalle (um eleito e 6,3%).
Peter Mertens, presidente do PTB e cabeça de lista no município de Antuérpia congratulou-se com o êxito do partido na segunda maior cidade do país e a maior região da Flandres, salientando que «finalmente haverá um partido na Antuérpia que conduzirá uma oposição social», prometendo uma atitude «forte» face ao futuro edil, o populista nacionalista flamengo, Bart De Wever, considerado pelos media internacionais como o grande vencedor das municipais belgas e um eventual candidato às legislativas de 2014.