Editorial
Opinião
Actual

O caminho da fome

Com tudo o que os números e a informação estatística ocultam, mas também com aquilo que revelam, os dados...
Actual

Previsões macabras

Diz a notícia que «morreram 6110 pessoas nas duas primeiras semanas de Fevereiro, mais 1400 do que em igual período de...
Actual

Respeitar a História

Passos Coelho tentou fazer passar a ideia de que o seu Governo era constituído por pessoas tecnicamente de alto gabarito e, como tal,...
A talhe de foice

As panelas

Quando se ultimava a entrada de Portugal na CEE, o PCP advertia que tal entrada do nosso País nesta agremiação dos...
PCP

Tarefa principal de todo o Partido

O Governo apresentou na Assembleia da República um projecto de lei de alteração às leis laborais, que visa intensificar a exploração e que, se for aprovado e concretizado, agravará as condições de vida dos trabalhadores e suas famílias e aumentará os lucros do grande capital. Um projecto lei que sendo dirigido aos trabalhadores do sector privado, o Governo quer aplicar também aos trabalhadores da Administração Pública.

Crónica Internacional

Falência de classe

Durante meses disseram-nos que não se podia mencionar uma renegociação da dívida e que qualquer desvio ao...
Em Foco

Todos à greve geral de 22 de Março

Image 9925

A Comissão Política do Comité Central do Partido Comunista Português apela aos trabalhadores, aos jovens, ao povo português para que participem na Greve Geral convocada pela CGTP-IN para o próximo dia 22 de Março.

Contra o pacote laboral, o retrocesso social e civilizacional, contra a exploração e o empobrecimento, pela mudança de política, por um Portugal com futuro.

Reforçar o Partido na luta

Preparar o XIX Congresso reforçando o PCP no contexto de um processo de lutas multifacetadas contra o pacto de agressão, e afirmar, simultaneamente, o programa e o projecto do Partido, foi o desafio lançado no Plenário de Quadros do Distrito de Setúbal, que no sábado, dia 10, reuniu cerca de 250 militantes comunistas.

PCP

Combatividade transbordante

O Partido Comunista Português assinalou no Porto o seu 91.a aniversário com um comício no passado domingo que encheu por completo o Teatro Rivoli.

Um aniversário maior

As comemorações do 91.º aniversário do Partido, assinaladas com iniciativas variadas em...

Festejar lutando

No exacto dia em que se cumpriram os 91 anos do PCP, Jerónimo de Sousa esteve no distrito de Aveiro a manifestar a solidariedade dos...

Alargar a frente social de luta

Num jantar com micro, pequenos e médios empresários, realizado na sexta-feira em Setúbal, Jerónimo de Sousa apelou a esta camada para que convirja na luta popular contra o pacto de agressão.

Cortes na Saúde matam

Jerónimo de Sousa encontrou-se anteontem com representantes de comissões de utentes da Saúde...

Aljustrel realiza assembleia

Oitenta militantes participaram, no dia 4, de VI Assembleia da Organização Concelhia de Aljustrel do PCP e aprovaram por...

Porto evocou neo-realismo

O movimento neo-realista na arte e na vida foi o tema da sessão realizada no Centro UNESCO por iniciativa do Sector Intelectual do...
Trabalhadores

Greve geral cresce no trabalho

O apoio à greve geral é visível em plenários e concentrações, em paralisações sectoriais e de empresa, em abaixo-assinados, na distribuição de comunicados e folhetos, na afixação de cartazes e pendões, na pintura de murais, nas conversas com camaradas de trabalho, amigos e vizinhos. Só este grande esforço colectivo garante o êxito da luta.

Melhores salários só pela luta

Mesmo quando a crise lhes dá lucros maiores, há empresas que negam aumentos salariais. A Galp Energia, por exemplo, propõe mais um por cento para os trabalhadores... e mais 20 por cento para os accionistas.

Fenprof com a greve geral

Informar, esclarecer e mobilizar os professores para responderem com a greve geral ao ataque violento contra os seus direitos foi o compromisso assumido, sábado, pelo Conselho Nacional da Fenprof.

Excepção é vitória

O facto de o Governo ter vindo admitir excepções nos cortes salariais, relativamente aos trabalhadores da TAP e da CGD,...
Assembleia da República

Empurrados para a pobreza

O «balanço positivo» a que chegaram o Governo e a troika no que respeita à evolução do País foi classificado por Jerónimo de Sousa como «estranho» e «surpreendente». É uma avaliação que «não encaixa na realidade do País», afirmou no debate quinzenal realizado na semana transacta.

Um escândalo e Governo nada faz

O PCP classificou de «catastrófico» o grau de execução das contrapartidas assumidas no quadro da Lei de Programação Militar e exigiu que o Governo disponibilize à AR informação sobre o quadro actual e as diligências em curso para garantir o seu cumprimento.

Cuidados de saúde em risco

Os hospitais públicos estão a sofrer um corte naquilo que é essencial ao seu funcionamento regular, o que põe em causa a qualidade dos cuidados de saúde prestados e a capacidade de resposta às necessidades dos utentes.

Vergar ao poder do dinheiro

O País caminha a «duas velocidades», fruto da «política do pacto de agressão levada a cabo por este...

Voto saúda luta das mulheres

A Assembleia da República aprovou um voto de congratulação pelo Dia Internacional da Mulher. Todas as bancadas votaram...
Nacional

É pela luta que se defende os direitos

Com o objectivo de assinalar o Dia Internacional da Mulher, o PCP realizou, por todo o País, diversas acções de contacto nas empresas e junto das populações. Uma jornada em defesa dos direitos das mulheres e contra todas as formas de opressão e discriminação.

Freguesias dizem «não» à extinção

Vindos de todos os pontos do País, mais de 1600 autarcas aprovaram, sábado, a realização de uma manifestação em Lisboa, marcada para o dia 31 de Março, contra a proposta de reforma administrativa do Governo, que pretende eliminar entre 1000 a 1400 freguesias.

Os povos têm o direito a viver em paz

Mais de uma centena de pessoas concentraram-se anteontem no Largo Camões, em Lisboa, contra a ameaça de intervenção militar contra a Síria e o Irão e pela resolução pacífica dos conflitos.

Protesto em Palmela

A Associação dos Agricultores do Distrito de Setúbal apela à participação dos agricultores e das...
Europa

Greve geral a 29 em Espanha

Cerca de milhão e meio de pessoas manifestaram-se, no domingo, 11, em 60 cidades contra a reforma laboral imposta pelo governo de Rajoy, que os sindicatos qualificam de «injusta, ineficaz e inútil».

Direita derrotada

Na sequência do escândalo de corrupção que indignou a população eslovaca e destruiu a credibilidade dos partidos do centro-direita, os sociais-democratas do Smer, liderados por Robert Fico, não só venceram o sufrágio como obtiveram pela primeira vez a maioria absoluta.

Semana de greves por salários

Trabalhadores dos serviços públicos de vários estados federados alemães participaram nas chamadas greves de aviso,...

Agitação nas universidades checas

Dezenas de milhares de estudantes do Superior realizaram uma semana de protestos, que terminou no dia 2, contra o aumento das propinas e a...
Internacional

Mentiras imperiais

O conflito na Síria está a ser semeado pelas principais potências capitalistas e pelos seus agentes, como provam vídeos divulgados nos últimos dias nas redes sociais.

Gaza sob fogo

Os bombardeamentos israelitas contra a Faixa de Gaza, iniciados na sexta-feira passada, dia 9, já mataram pelo menos 23 pessoas e...
Temas

Os jornalistas combatentes de Baba Amr

Terá sido a repressão de Baba Amr a maior ficção desde o 11 de Setembro? É o que Thierry Meyssan procura demonstrar neste primeiro artigo sobre o assunto em que aborda a alegada evasão de jornalistas ocidentais e mostra que alguns deles faziam parte do exército sírio «livre».

Argumentos
Pontos Cardeais

No bom caminho...

O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, considera que Portugal está no «bom caminho», embora as...
TVisto

No aniversário

Nos tempos mais recentes, muito os telespectadores têm ouvido falar da necessidade de um urgente crescimento económico e, como...
Datas da História

<i>Queremos falar!</i>

Lá fora cheira a eucaliptos. Dentro a azeite recém extraído. Sete toneladas de azeitonas...
Aconteceu

«O periquito rebelde»

Encontra-se disponível nos escaparates livreiros o mais recente livro infantil de Fernando Miguel...

Governo degrada SNS

A Federação Nacional dos Médicos, o Sindicato Independente dos Médicos, o Movimento...

Massacre no Afeganistão

Pelo menos 17 civis morreram e outros cinco ficaram feridos em mais um massacre perpetrado pelas forças imperialistas no...

Sindicalistas assassinados

Mais de 2800 sindicalistas colombianos foram assassinados entre 1984 e 2011. Os dados, divulgados esta semana num documento oficial das...

Reuniões e outras iniciativas

Jerónimo de Sousa Secretário-geral do PCP   Sábado, 17  ...

A semana em resumo

Frases

«Quando eu for grande o Governo não me vai poder tocar. Os meus direitos...