«O periquito rebelde»
Encontra-se disponível nos escaparates livreiros o mais recente livro infantil de Fernando Miguel Bernardes. Editado pela Mar da Palavra com ilustrações de Inês Massano, «O periquito rebelde» junta-se a outros títulos do género escritos pelo autor como «A esquadrilha de pirilampos», «Grilo e o seu violão», «Tudo gira em toda a parte», «Ser livre» ou «A menina da trança que dança».
Antifascista detido nas prisões da ditadura em Lisboa, Porto, Coimbra e Caxias, professor do Secundário e Superior, sócio activo de instituições científicas e culturais como a Sociedade de Geografia de Lisboa ou a Associação Portuguesa de Escritores, de cuja revista foi editor-chefe, Fernando Miguel Bernardes participou em dezenas de antologias e em discos de Manuel Freire, Zeca Afonso ou Adriano Correia de Oliveira.
No campo da ficção, escreveu «Docas secas», «A enfermeira Olga» ou «A imagem de Fausto», e no campo do testemunho e da narrativa histórica é autor de obras como «Escrito na cela» e «Uma fortaleza de resistência».
«Re Colagem» e «O fio das Harpas» integram a sua obra poética.