Manifestação em Lisboa no dia 31 de Março

Freguesias dizem «não» à extinção

Vindos de todos os pontos do País, mais de 1600 autarcas aprovaram, sábado, a realização de uma manifestação em Lisboa, marcada para o dia 31 de Março, contra a proposta de reforma administrativa do Governo, que pretende eliminar entre 1000 a 1400 freguesias.

As freguesias não são culpadas pelo estado do País

Image 9936

O protesto, para além da componente de luta contra a Reorganização Administrativa Territorial Autárquica, terá um cariz cultural, etnográfico, demonstrativo das raízes, da riqueza e da representatividade das freguesias. Assim, no dia 31 de Março, como se pode ler nas conclusões do Encontro Nacional de Freguesias, promovido pela ANAFRE e realizado no Centro de Congressos de Lisboa, os autarcas e as populações de todo o País vão dizer que a Proposta de Lei n.º 44/XII, apresentada pelo Executivo PSD/CDS, «não preconiza um modelo adequado à realidade social portuguesa», «não garante ganhos de eficiência e eficácia para o Poder Local», «não respeita a vontade dos cidadãos», «não traduz qualquer ganho para o erário público» e «não contempla qualquer benefício para as populações e para a organização do Poder Local».

No documento, os autarcas entendem, ainda, que qualquer modelo de Reorganização Administrativa das Freguesias «deve ser precedida ou, no mínimo, acompanhada de legislação reguladora das competências próprias das freguesias e dos respectivos meios financeiros», e que uma Reforma Administrativa, qualquer que ela seja, «deve auscultar as populações, ser preconizada pelos autarcas e vincular os seus pareceres e sugestões».



Mais artigos de: Nacional

É pela luta que se defende os direitos

Com o objectivo de assinalar o Dia Internacional da Mulher, o PCP realizou, por todo o País, diversas acções de contacto nas empresas e junto das populações. Uma jornada em defesa dos direitos das mulheres e contra todas as formas de opressão e discriminação.

Os povos têm o direito a viver em paz

Mais de uma centena de pessoas concentraram-se anteontem no Largo Camões, em Lisboa, contra a ameaça de intervenção militar contra a Síria e o Irão e pela resolução pacífica dos conflitos.

Produtores reclamam medidas urgentes

Centenas de produtores transmontanos de bovinos, ovinos e caprinos aprovaram, dia 8, em Mirandela, por unanimidade, um documento – dirigido ao Presidente da República, à ministra da Agricultura, do Ambiente e do Ordenamento do Território, e ao director da Direcção Regional de...

MURPI exige respeito pelos idosos

O Governo, com o apoio e aplauso das misericórdias, quer alterar os regulamentos do funcionamento dos lares, permitindo alargar o número de vagas através do número de idosos por quarto. «A promessa de criação de mais dez mil vagas é feita,...

Protesto em Palmela

A Associação dos Agricultores do Distrito de Setúbal apela à participação dos agricultores e das populações rurais na concentração que amanhã vai ter lugar, às 17 horas, frente aos Paços do Concelho de Palmela, contra a...