Editorial

A BATALHA ELEITORAL

A situação internacional continua marcada pela brutal agressão imperialista à Líbia, naquilo que constitui...
Opinião
Actual

O pai da política de direita

Mário Soares está profundamente irritado com o PCP. Porquê? Porque, diz ele, o PCP, com «o seu ódio de...
Actual

O ministro e as agências

Para quem presumia, na sua inocência, que a intervenção das chamadas agências de notação era...
Actual

Histórias de um Conselho Europeu

Ainda que isto vos possa parecer estranho (mesmo aos que tentam manter-se informados), o que aconteceu no último Conselho Europeu foi...
PCP

Vamos a isto!

A política de direita e de abdicação nacional ao serviço do capital monopolista, realizada pelo PS, PSD e CDS-PP nos últimos 35 anos, afunda o País, agrava a exploração dos trabalhadores, empobrece o povo. De PEC em PEC, de Orçamento em Orçamento, o País vai-se enterrando. O Governo PS acordou mais um PEC, o quarto, com o capital financeiro, o BCE, a União Europeia e procurou a sua imposição ao povo português.

A talhe de foice

Quem perde

Pedro Passos Coelho, actual líder do PSD, transborda ambição e exsuda pressa, basta vê-lo e ouvi-lo. A...
Crónica Internacional

Sobre a guerra e a crise

Prossegue a guerra de agressão contra a Líbia protagonizada por um conjunto de potências com os EUA à...
Em Foco

A solução está na luta dos povos

Depois do fracasso dos dispendiosos planos de «relançamento», e desfeitas as persistentes miragens da «retoma», as potências imperialistas em declínio afundam-se cada vez mais na crise económica, repercutindo os efeitos mais graves sobre os países dependentes, como Portugal, mas já sem poupar os próprios povos que, por toda a parte, se levantam contra a degradação sem precedentes das suas condições de vida. Haverá alternativas à crise? A esta questão o debate promovido pelo PCP e pelo Grupo da Esquerda Unitária Europeia/Esquerda Verde Nórdica, dia 25, na Casa do Alentejo, deu uma resposta cabal.

Três décadas e meia de recuperação capitalista

Durante o debate promovido pelo PCP e GUE/NGL, vários intervenientes debruçaram-se sobre o rumo neoliberal seguido nas últimas três décadas e meia em Portugal, que permitiu a restauração do capital monopolista, destruindo pelo caminho o aparelho produtivo, as pescas e a agricultura.

PCP

Alianças PS e PSD conduziram o País ao abismo

Perante a demissão do Governo e a previsível realização de eleições legislativas antecipadas, o PCP afirma que não basta mudar de protagonistas – do que o País precisa é de uma mudança de política.

«Vamos ter que lutar muito»

Num debate com dezenas de jovens realizado no sábado em Lisboa, Jerónimo de Sousa alertou que será preciso lutar muito para travar esta poderosa ofensiva do capitalismo que tem nas novas gerações o seu alvo privilegiado.

Os intelectuais e o Partido

Realizou-se no passado dia 24 de Março o primeiro de um ciclo de três debates promovidos pelo Sector Intelectual de Lisboa do PCP...

Contra os cortes nas prestações sociais

A Organização Regional de Lisboa do Partido promoveu, no dia 22, uma acção de contacto com os utentes dos serviços da Segurança Social no Areeiro sobre os cortes nas prestações sociais.

Direitos em causa na <i>MFS</i>

A Comissão Concelhia de Moura do PCP considera que estão a ser postos em causa direitos dos trabalhadores na empresa Moura...

<i>Artigo 38.º</i>

«O Estado assegura a liberdade e a independência dos órgãos de comunicação social perante o poder...
Trabalhadores

Derrubados pela luta

A Frente Comum de Sindicatos salienta que a demissão do Governo resultou da luta dos trabalhadores e a CGTP-IN defende que o «chumbo» do PEC 4 implica também a anulação do «acordo tripartido» da Concertação.

Greve parou <i>Europac</i> Viana

A grande adesão à greve, das 16 horas de sábado até às 24 horas de terça-feira, parou toda a produção, tanto de energia, como de pasta e papel, na antiga Portucel Viana.

Professores continuarão a lutar

A Fenprof considera fundamental que os professores «continuem a reagir aos ataques» contra eles dirigidos, para impedir que essas medidas se concretizem. Sábado, marcharão em Lisboa com toda a comunidade educativa.

Braga pelo hospital público

Mais de mil trabalhadores e utentes do Hospital de Braga desfilaram, dia 26, da Câmara Municipal ao Governo...

<i>Galp</i> sob novo ataque

«Surge uma nova avalanche de ataques visando a total privatização da empresa e o seu desmantelamento, com preocupante...

Cuidados de saúde no Norte

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses considera inadmissível que nenhum dirigente da Administração Regional de...
Assembleia da República

A palavra volta a ser do Povo

Com a rejeição do PEC IV fez ontem oito dias (por via da aprovação do ponto comum nos vários projectos de resolução dos partidos da oposição que pugnavam por esse objectivo), formalizado que foi no mesmo dia junto do PR o pedido de demissão do primeiro-ministro, aberto está o caminho para devolver a palavra ao povo português.

 

Não à agressão à Líbia

A condenação da agressão militar à Líbia, a exigência do fim dos bombardeamentos e a retirada das...

Pela Unidade Local de Saúde

O Parlamento aprovou sexta-feira passada o texto de substituição dos projectos de resolução do PCP, PEV, PS e PSD...
Nacional

Lutar para assegurar o futuro

Por todo o País, milhares de estudantes do ensino básico, secundário, superior e profissional manifestaram-se quinta-feira, 24, Dia Nacional do Estudante, em sinal de protesto contra a política seguida nos últimos 34 anos pelo PS e PSD, com ou sem o apoio do CDS.

Instituído em 1962 e marcado pela luta contra o regime fascista e pela liberdade, o dia 24 de Março tornou-se um dia histórico para o movimento estudantil. Hoje, como no passado – salvaguardadas as devidas diferenças –, os estudantes voltam a sair à rua e exigem uma escola pública, gratuita, democrática e de qualidade para todos, tal como está consagrado na Constituição da República.

Jovens protestam em Lisboa

Amanhã é dia de luta pelos direitos dos jovens trabalhadores. Convocada pela Interjovem/CGTP-IN, terá lugar, em Lisboa, às 14.30 horas, uma manifestação nacional contra a precariedade, o desemprego e os baixos salários.

Denúncia e condenação em Lisboa

Centenas de pessoas manifestaram-se, dia 23 de Março, frente à Embaixada dos EUA em Portugal, contra a agressão imperialista aos povos da Líbia e do Baharein, e exigiram a paz. À concentração de Lisboa juntaram-se muitos outros, em todo o mundo, como aconteceu no Porto ou em Nova Iorque.

Marcha pela educação

Professores, educadores, pais e encarregados de educação, psicólogos, inspectores e muitos outros cidadãos que...

O primeiro passo

Mais de uma centena de pessoas, civis e militares, marcaram presença, sexta-feira, na Casa do Alentejo, em Lisboa, num jantar de confraternização que constituiu a primeira iniciativa, com expressão pública, para a criação da Associação Conquistas da Revolução.

JCP na Futurália

A JCP esteve, entre os dias 16 e 19 de Março, na Futurália, que decorreu na Feira Internacional de Lisboa. «Foi um...
Europa

Protesto histórico

Cerca de 500 mil pessoas desfilaram, no sábado, 24, durante mais de quatro horas no centro de Londres contra a política económica e social do governo conservador-liberal, liderado por David Cameron.

Merkel derrotada pelos Verdes

O partido de Merkel perdeu o estado de Bade-Wurtemberg (Sudoeste da Alemanha) para os Verdes, nas eleições regionais de domingo,...

Franceses penalizam Sarkozy

O partido do presidente Nicolas Sarkozy perdeu, no domingo, a segunda volta das eleições regionais em França para os...
Internacional

Crimes monstruosos na Líbia

Os EUA e os seus aliados repetem na Líbia crimes contra a humanidade similares aos cometidos no Iraque e no Afeganistão. A agressão ao povo líbio difere apenas porque o discurso que pretende justificá-la excede o imaginável no tocante à hipocrisia.

A ferro e fogo

Enquanto na Líbia os rebeldes reconquistam terreno às forças regulares seguindo o rasto dos impiedosos bombardeamentos...

Lobo ataca protestos

O presidente golpista das Honduras quer suspender os professores em greve e dissolver as suas organizações representativas depois de ter declarado ilegal a paralisação que dura há três semanas. Os docentes não desistem, apesar das ameaças e da repressão.

Ocupantes prosseguem crimes

Pelo menos nove civis morreram, no final da semana passada, em bombardeamentos das forças ocupantes no Afeganistão. Na...

Direito dos povos

O Movimento Continental Bolivariano (MCB) comemorou, sábado em Caracas, o Dia do Direito Universal dos Povos à...
Temas

Precariedade alastra no Estado

Portugal é o terceiro país da União Europeia com índices de precariedade mais elevados, atingindo já mais de 1,4 milhões de trabalhadores. Para este resultado muito tem contribuído vergonhosamente o Governo PS, também contratando a prazo dezenas de milhares de professores e de enfermeiros para o desempenho de funções permanentes.

Um País à deriva

Os Estaleiros Navais de Viana do Castelo são uma daquelas empresas que qualquer país gostaria de ter: preparada e equipada para construir, reparar e reconverter vários tipos de navios, dispõe de um considerável saber acumulado, sendo actualmente o maior estaleiro de construção naval em Portugal e um dos maiores da Europa Ocidental. Apesar disso, e dos novos contratos recentemente assinados, não tem o seu futuro assegurado, pois a privatização está na mira do Governo.

Argumentos
Pontos Cardeais

Autorizações

Ao mesmo tempo que a Assembleia da República chumbava o «PEC-4» e, decorrentemente, o primeiro-ministro José...
TVisto

Incerteza

Recapitulo o que a televisão me fez saber ao longo da semana passada e encontro três assuntos que me parecem ter sido os que...
Aconteceu

Desigualdade

Apesar de trabalharem, em média, menos duas horas por semana do que os homens, as mulheres portuguesas fazem mais 16 horas de trabalho...

Dia mundial do Teatro

Assinalou-se, no passado domingo, o Dia Mundial do Teatro. Para além das comemorações da efeméride promovidas...

Abuso de poder

A presidente da Junta de Freguesia do Monte Abraão, Fátima Campos, foi condenada por abuso de poder pelo Tribunal de Sintra,...

Sobre-exploração

Dois aviões foram obrigados a aterrar pelos próprios meios no aeroporto de Washington, depois de um controlador aéreo ter...

Condenado pela história

A maioria dos russos avalia negativamente o percurso do ex-dirigente soviético  Gorbatchov. De acordo com uma sondagem realizada...

Souto Moura vence Pritzke

O arquitecto Eduardo Souto Moura venceu a edição de 2011 do Prémio Pritzke. Jerónimo de Sousa,...

Reuniões e outras iniciativas

Jerónimo de Sousa Secretário-geral do PCP   Sábado, 2  ...

A semana em resumo

Frases

«[Em Portugal] a estratégia correcta é [criar] empregos agora, [reduzir]...