Milhares comemoram aniversário
O aniversário do PCP continua a ser comemorado em todo o País, e não só, em centenas de iniciativas que envolvem muitos milhares de militantes e simpatizantes comunistas. Em todas elas, para além das naturais referências à história, projecto e ideal do PCP, está presente a situação política actual e o papel ímpar dos comunistas na dinamização da luta contra as injustiças e por um futuro melhor.
No domingo, Jerónimo de Sousa participou num almoço em Benavente, enquanto que Bernardino Soares, da Comissão Política, interveio numa iniciativa semelhante em Benfica do Ribatejo, com a participação de mais de 200 pessoas. Em Vila do Conde, no sábado, foram também 200 pessoas que participaram no jantar comemorativo dos 90 anos do PCP que contou com a intervenção política de Ângelo Alves, da Comissão Política. Em Penafiel, realizou-se um convívio no sábado com militantes e amigos oriundos das organizações do Vale do Sousa e Baixo Tâmega.
Em Leiria, o aniversário foi assinalado com um comício no auditório do Instituto Português da Juventude, que contou com a presença de Francisco Lopes, dos organismos executivos do Comité Central. Falaram ainda Saúl Fragata, da Direcção da Organização Regional de Leiria do Partido, e Joana Botas, da JCP.
Um colóquio e um almoço marcaram as comemorações no fim-de-semana em Viseu. No primeiro, subordinado ao tema «90 anos de luta do PCP», participou Francisco Lopes e no almoço, que contou com a presença de 120 pessoas, interveio Manuel Rodrigues, do Comité Central. Em Cinfães, a intervenção política esteve a cargo de Bruno Dias, do CC.
No Laranjeiro, em Almada, Vasco Cardoso, da Comissão Política, participou numa sessão pública e no concelho do Montijo realizou-se, nos dois fins-de-semana, outros tantos almoços: o primeiro em Santo Isidro de Pegões, com 40 pessoas e a intervenção de Paulo Raimundo, da Comissão Política, e o segundo em Sarilhos Grandes, com 100 militantes e simpatizantes do Partido, com Margarida Botelho, do mesmo organismo. Albano Nunes, do Secretariado, interveio num almoço em Mirandela e no Faial tomaram da palavra Martinho Baptista, do Comité Central, e Aníbal Pires, deputado da Assembleia Legislativa Regional dos Açores. Também na Suíça, França e Brasil já se realizaram iniciativas comemorativas deste expressivo aniversário.