Em Portugal no início de Novembro
A próxima Assembleia da Federação Mundial da Juventude Democrática (FMJD) vai decorrer em Portugal no próximo mês de Novembro. Tal, reflecte «o compromisso profundo que a JCP tem, desde sempre, com a Federação, e que tem sido evidenciado pelo exercício da presidência por parte da Juventude Comunista Portuguesa nos últimos oito anos», referiu Carina Castro, da Comissão Política da Direcção Nacional da JCP.
A reunião magna até pode coincidir com a celebração do aniversário da JCP, o qual se comemora no mesmo dia que o da FMJD, 10 de Novembro, acrescentou a dirigente, para quem este será «um momento maior da Federação e dos seus 65 anos de luta contra o imperialismo e pela paz».
A organização de uma iniciativa com esta dimensão é aliciante, sublinhou ainda Carina Castro. «Estamos a falar de cerca de 200 delegados, dezenas de organizações e de um conjunto de exigências não só do ponto de vista do acolhimento da assembleia, mas também do alojamento dos participantes», disse.
Desafio, ainda, porque «realizar [em Portugal] esta assembleia é não apenas um momento importante para a FMJD», mas para a organização dos jovens comunistas e para a juventude portuguesa em geral, procurando levar-lhes «a compreensão do que representaram estes dois mandatos na presidência da FMJD, e o que significa a luta anti-imperialista», salientou, por seu lado, Tiago Vieira, presidente da FMJD e membro dos organismos executivos da JCP.
«Há uma linha central que tem a ver com os problemas que a juventude e os povos sentem, ao nível da precariedade do emprego, da educação», problemas partilhados pelos jovens de todos os continentes, e que na iniciativa a realizar no nosso País ocuparão lugar de destaque, concluiu ainda Tiago Vieira no depoimento ao Avante!.