Assembleia da FMJD

Em Portugal no início de Novembro

Image 7141

A próxima Assembleia da Federação Mundial da Juventude Democrática (FMJD) vai decorrer em Portugal no próximo mês de Novembro. Tal, reflecte «o compromisso profundo que a JCP tem, desde sempre, com a Federação, e que tem sido evidenciado pelo exercício da presidência por parte da Juventude Comunista Portuguesa nos últimos oito anos», referiu Carina Castro, da Comissão Política da Direcção Nacional da JCP.

A reunião magna até pode coincidir com a celebração do aniversário da JCP, o qual se comemora no mesmo dia que o da FMJD, 10 de Novembro, acrescentou a dirigente, para quem este será «um momento maior da Federação e dos seus 65 anos de luta contra o imperialismo e pela paz».

A organização de uma iniciativa com esta dimensão é aliciante, sublinhou ainda Carina Castro. «Estamos a falar de cerca de 200 delegados, dezenas de organizações e de um conjunto de exigências não só do ponto de vista do acolhimento da assembleia, mas também do alojamento dos participantes», disse.

Desafio, ainda, porque «realizar [em Portugal] esta assembleia é não apenas um momento importante para a FMJD», mas para a organização dos jovens comunistas e para a juventude portuguesa em geral, procurando levar-lhes «a compreensão do que representaram estes dois mandatos na presidência da FMJD, e o que significa a luta anti-imperialista», salientou, por seu lado, Tiago Vieira, presidente da FMJD e membro dos organismos executivos da JCP.

«Há uma linha central que tem a ver com os problemas que a juventude e os povos sentem, ao nível da precariedade do emprego, da educação», problemas partilhados pelos jovens de todos os continentes, e que na iniciativa a realizar no nosso País ocuparão lugar de destaque, concluiu ainda Tiago Vieira no depoimento ao Avante!.



Mais artigos de: Nacional

Lutar para assegurar o futuro

Por todo o País, milhares de estudantes do ensino básico, secundário, superior e profissional manifestaram-se quinta-feira, 24, Dia Nacional do Estudante, em sinal de protesto contra a política seguida nos últimos 34 anos pelo PS e PSD, com ou sem o apoio do CDS.

Instituído em 1962 e marcado pela luta contra o regime fascista e pela liberdade, o dia 24 de Março tornou-se um dia histórico para o movimento estudantil. Hoje, como no passado – salvaguardadas as devidas diferenças –, os estudantes voltam a sair à rua e exigem uma escola pública, gratuita, democrática e de qualidade para todos, tal como está consagrado na Constituição da República.

Jovens protestam em Lisboa

Amanhã é dia de luta pelos direitos dos jovens trabalhadores. Convocada pela Interjovem/CGTP-IN, terá lugar, em Lisboa, às 14.30 horas, uma manifestação nacional contra a precariedade, o desemprego e os baixos salários.

Denúncia e condenação em Lisboa

Centenas de pessoas manifestaram-se, dia 23 de Março, frente à Embaixada dos EUA em Portugal, contra a agressão imperialista aos povos da Líbia e do Baharein, e exigiram a paz. À concentração de Lisboa juntaram-se muitos outros, em todo o mundo, como aconteceu no Porto ou em Nova Iorque.

Marcha pela educação

Professores, educadores, pais e encarregados de educação, psicólogos, inspectores e muitos outros cidadãos que acreditam que a escola pública faz a diferença, vão participar, sábado, em Lisboa, numa marcha nacional pela educação, que tem início...

O primeiro passo

Mais de uma centena de pessoas, civis e militares, marcaram presença, sexta-feira, na Casa do Alentejo, em Lisboa, num jantar de confraternização que constituiu a primeira iniciativa, com expressão pública, para a criação da Associação Conquistas da Revolução.

Governo transforma serviço público em negócio

Por ocasião das comemorações do Dia Mundial da Água, que se assinalou a 22 de Março, o Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local e a Associação Água Pública apelaram à luta contra o violento ataque económico aos...

JCP na Futurália

A JCP esteve, entre os dias 16 e 19 de Março, na Futurália, que decorreu na Feira Internacional de Lisboa. «Foi um importante momento de reforço da organização, nomeadamente ao nível dos recrutamentos», valorizam os jovens comunistas, que ali manifestaram a sua...

«Um mundo de direitos»

O núcleo de Coimbra da Associação Pioneiros de Portugal, numa perspectiva de dinamização e tendo em vista a promoção de actividades que contribuam para a criatividade e potenciem o interesse e a promoção da defesa dos direitos da...

Concentração de agricultores em Braga

Milhares de agricultores são esperados, hoje, quinta-feira, em Braga, para uma manifestação que pretende chamar a atenção da opinião pública e dos órgãos de soberania para a grave crise que vive a lavoura nacional e os produtores pecuários. O...