STAL e Associação Água Pública

Governo transforma serviço público em negócio

Por ocasião das comemorações do Dia Mundial da Água, que se assinalou a 22 de Março, o Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local e a Associação Água Pública apelaram à luta contra o violento ataque económico aos trabalhadores e à população em geral, contra a redução dos salários, do emprego, das reformas, das pensões e das prestações sociais do Estado, contra o aumento do custo de vida, contra a escalada do desemprego, de impostos sobre o trabalho e sobre o consumo dos bens mais essenciais.

Tudo isto num contexto em que a factura da água doméstica é mais um factor de agravamento da pobreza, porque, tal como o IVA, é um imposto regressivo, que penaliza os que menos têm. «O preço da água doméstica – que inclui esgotos, lixo e IVA – é já em muitos concelhos um peso económico grande para uma crescente percentagem da população», acusam, em nota de imprensa divulgada há dias, o sindicato e a associação, explicando que a privatização da água, em regra precedida da empresarialização, «transforma o serviço público em negócio», o que vai aumentar a factura.

Este é um processo que tem sido fortemente impulsionado pelo Governo, sobretudo através do estrangulamento financeiro das autarquias e de pressões de todo o género para aderirem a sistemas multimunicipais, que consistem em entregar a gestão da água e o saneamento a uma empresa holding Águas de Portugal, a preços que podem ser alterados unilateralmente pelo Governo a qualquer momento.

«Muitas autarquias cederam a esta pressão, encontrando-se agora em situação financeira dramática pelos encargos de pagamento que são impostos pelo Governo sem qualquer controlo das câmaras municipais, como é patente, por exemplo, nos sistemas das Águas Zêzere e Côa, Águas de Trás-os-Montes, Águas do Norte Alentejo, ficando reféns do grupo Águas de Portugal e de um modelo que onera as populações e acentua a exploração dos trabalhadores com o único objectivo de preparar a privatização do sector», explica o STAL e a Associação Água Pública.

Entretanto, o Governo desencadeou uma nova ofensiva para um aumento violento da factura da água, através da «Recomendação Tarifária», da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos, que, se fosse lei, «traria aumentos brutais à facturação da água em todo o País, legitimando os mais altos preços praticados». Uma proposta fortemente contestada por numerosas autarquias e pela Associação dos Municípios Portugueses.



Mais artigos de: Nacional

Lutar para assegurar o futuro

Por todo o País, milhares de estudantes do ensino básico, secundário, superior e profissional manifestaram-se quinta-feira, 24, Dia Nacional do Estudante, em sinal de protesto contra a política seguida nos últimos 34 anos pelo PS e PSD, com ou sem o apoio do CDS.

Instituído em 1962 e marcado pela luta contra o regime fascista e pela liberdade, o dia 24 de Março tornou-se um dia histórico para o movimento estudantil. Hoje, como no passado – salvaguardadas as devidas diferenças –, os estudantes voltam a sair à rua e exigem uma escola pública, gratuita, democrática e de qualidade para todos, tal como está consagrado na Constituição da República.

Jovens protestam em Lisboa

Amanhã é dia de luta pelos direitos dos jovens trabalhadores. Convocada pela Interjovem/CGTP-IN, terá lugar, em Lisboa, às 14.30 horas, uma manifestação nacional contra a precariedade, o desemprego e os baixos salários.

Denúncia e condenação em Lisboa

Centenas de pessoas manifestaram-se, dia 23 de Março, frente à Embaixada dos EUA em Portugal, contra a agressão imperialista aos povos da Líbia e do Baharein, e exigiram a paz. À concentração de Lisboa juntaram-se muitos outros, em todo o mundo, como aconteceu no Porto ou em Nova Iorque.

Marcha pela educação

Professores, educadores, pais e encarregados de educação, psicólogos, inspectores e muitos outros cidadãos que acreditam que a escola pública faz a diferença, vão participar, sábado, em Lisboa, numa marcha nacional pela educação, que tem início...

O primeiro passo

Mais de uma centena de pessoas, civis e militares, marcaram presença, sexta-feira, na Casa do Alentejo, em Lisboa, num jantar de confraternização que constituiu a primeira iniciativa, com expressão pública, para a criação da Associação Conquistas da Revolução.

Em Portugal no início de Novembro

A próxima Assembleia da Federação Mundial da Juventude Democrática (FMJD) vai decorrer em Portugal no próximo mês de Novembro. Tal, reflecte «o compromisso profundo que a JCP tem, desde sempre, com a Federação, e que tem sido...

JCP na Futurália

A JCP esteve, entre os dias 16 e 19 de Março, na Futurália, que decorreu na Feira Internacional de Lisboa. «Foi um importante momento de reforço da organização, nomeadamente ao nível dos recrutamentos», valorizam os jovens comunistas, que ali manifestaram a sua...

«Um mundo de direitos»

O núcleo de Coimbra da Associação Pioneiros de Portugal, numa perspectiva de dinamização e tendo em vista a promoção de actividades que contribuam para a criatividade e potenciem o interesse e a promoção da defesa dos direitos da...

Concentração de agricultores em Braga

Milhares de agricultores são esperados, hoje, quinta-feira, em Braga, para uma manifestação que pretende chamar a atenção da opinião pública e dos órgãos de soberania para a grave crise que vive a lavoura nacional e os produtores pecuários. O...