Dia mundial do Teatro
Assinalou-se, no passado domingo, o Dia Mundial do Teatro. Para além das comemorações da efeméride promovidas pelas companhias mais conhecidas, inúmeros grupos, profissionais, amadores e ligados ao vital movimento associativo e popular, celebraram, por todo o País, a mais antiga das artes de palco.
Algumas das principais salas portuguesas franquearam as portas e realizaram espectáculos gratuitos, caso da Casa da Música ou do Teatro Carlos Alberto, no Porto. O Teatro Nacional de São João associou-se a várias companhias e participou na tarde mundial do teatro realizada no Teatro São Luiz, em Lisboa.
Ainda na capital, actuações especiais foram preparadas nos teatros do Bairro Alto, Nacional D. Maria II, no Cinearte, pela companhia A Barraca, e no Instituto Francês de Portugal, pelos Artistas Unidos.
A Norte, em Bragança e Vila Real arrancou nesse mesmo dia o Vinte e Sete – Festival Internacional de Teatro, e em Braga a festa fez-se no Theatro Circo.
Em Évora e Faro houve visitas guiadas ao Teatro Garcia de Resende e estreia no Teatro das Figuras, e em Almada e Palmela as companhias Municipal e O Bando levaram à cena Almeida Garrett e a conclusão de cinco meses de sessões de formação, respectivamente.