Criação da Associação Conquistas da Revolução

O primeiro passo

Mais de uma cen­tena de pes­soas, civis e mi­li­tares, mar­caram pre­sença, sexta-feira, na Casa do Alen­tejo, em Lisboa, num jantar de con­fra­ter­ni­zação que cons­ti­tuiu a pri­meira ini­ci­a­tiva, com ex­pressão pú­blica, para a cri­ação da As­so­ci­ação Con­quistas da Re­vo­lução.

A As­so­ci­ação já conta com vá­rias de­zenas de ade­sões

Image 7110

Hen­rique Men­donça, da Co­missão Pro­mo­tora da As­so­ci­ação, numa breve in­ter­venção, su­bli­nhou a im­por­tância de criar a As­so­ci­ação – que apre­sentou como «im­po­sição pa­trió­tica» – e in­formou que a As­so­ci­ação conta já com «vá­rias cen­tenas de ade­sões».

Falou a se­guir José Emílio da Silva, que re­lem­brou al­guns mo­mentos mar­cantes do pro­cesso re­vo­lu­ci­o­nário, de­sig­na­da­mente: a der­rota do golpe de 11 de Março de 1975; a As­sem­bleia do MFA que de­cidiu a cri­ação do Con­selho da Re­vo­lução; as to­madas de posse e a acção de­sen­vol­vida pelos IV e V go­vernos pro­vi­só­rios, pre­si­didos pelo Ge­neral Vasco Gon­çalves e dos quais o pró­prio José Emídio da Silva foi mi­nistro da Edu­cação e Cul­tura; e «o avanço im­pe­tuoso para as con­quistas da Re­vo­lução, que vi­riam a trans­formar pro­funda e po­si­ti­va­mente Por­tugal – e que, pos­te­ri­or­mente con­sa­gradas na Cons­ti­tuição da Re­pú­blica Por­tu­guesa, vi­riam a moldar a de­mo­cracia de Abril».

A en­cerrar as in­ter­ven­ções, outro membro da Co­missão Pro­mo­tora da As­so­ci­ação, An­tónio Mo­desto Na­varro, acen­tuou a im­por­tância, no con­texto ac­tual – face à ofen­siva que há mais de 35 anos tem vindo a des­truir as con­quistas da Re­vo­lução e a de­mo­cracia de Abril – da cri­ação de uma As­so­ci­ação tendo como re­fe­rência pri­mor­dial a Re­vo­lução de Abril e as suas con­quistas his­tó­ricas, bem como fi­guras mar­cantes a ela li­gadas, em pri­meiro lugar o Ge­neral Vasco Gon­çalves.

Ex­plicou, ainda, que só «por im­pe­di­mentos le­gais» a As­so­ci­ação não adoptou a de­sig­nação ini­ci­al­mente pre­vista: As­so­ci­ação Vasco Gon­çalves. Mas irá di­vulgar a sua «fi­gura ímpar, o seu exemplo de dig­ni­dade, de co­ragem, de in­tei­reza de ca­rácter, a sua su­pe­rior es­ta­tura moral, po­lí­tica, in­te­lec­tual e hu­mana, a sua de­di­cação a Por­tugal e aos por­tu­gueses – bem como pro­mover a di­vul­gação e o es­tudo do seu pen­sa­mento e da sua obra».

Ga­rantiu, no en­tanto, que «o exemplo, a obra, o pen­sa­mento do Com­pa­nheiro Vasco, en­quanto pa­tri­mónio na­ci­onal e da Re­vo­lução de Abril, cons­ti­tuirão re­fe­rên­cias fun­da­men­tais da As­so­ci­ação Con­quistas da Re­vo­lução».

Na­quele jantar de con­fra­ter­ni­zação foi ainda anun­ciada a re­a­li­zação da As­sem­bleia Cons­ti­tu­tiva da As­so­ci­ação Con­quistas da Re­vo­lução, bem como ou­tras ini­ci­a­tivas, de di­verso tipo, a levar a cabo, de­sig­na­da­mente: a par­ti­ci­pação nas Co­me­mo­ra­ções Po­pu­lares do 25 de Abril e na Ma­ni­fes­tação do 1.º de Maio; a co­me­mo­ração de ou­tras datas re­le­vantes do pro­cesso re­vo­lu­ci­o­nário; o as­si­nalar do 90.º ani­ver­sário do nas­ci­mento do Ge­neral Vasco Gon­çalves e a re­a­li­zação de uma Ro­magem ao tú­mulo do Com­pa­nheiro Vasco, no dia 11 de Junho, pelas 11 horas.

No jantar par­ti­ci­param di­versas per­so­na­li­dades mi­li­tares e civis, entre os quais: Va­rela Gomes, Bils­tein Se­queira, Ma­nuel Be­gonha, Vasco Costa Santos, Lemos Pi­nheiro, Se­queira Alves, Ma­nuel Cus­tódio, Lou­reiro Bar­bosa, Álvaro Mar­tins, An­tónio Várzea, Ma­nuel Car­valho, José Santa-Bár­bara, Sa­muel Quedas, Da­niel Ca­brita, Sérgio Ri­beiro, Ro­drigo de Freitas, Ar­mando Myre-Dores, Eu­frázio Fi­lipe, Gui­lherme Satter, Fran­cisco Melo, Fi­lipe Diniz, Vítor Neves, Ar­mando Melo, Ar­mando Tei­xeira, Paulo Maia.



Mais artigos de: Nacional

Lutar para assegurar o futuro

Por todo o País, mi­lhares de es­tu­dantes do en­sino bá­sico, se­cun­dário, su­pe­rior e pro­fis­si­onal ma­ni­fes­taram-se quinta-feira, 24, Dia Na­ci­onal do Es­tu­dante, em sinal de pro­testo contra a po­lí­tica se­guida nos úl­timos 34 anos pelo PS e PSD, com ou sem o apoio do CDS.

Ins­ti­tuído em 1962 e mar­cado pela luta contra o re­gime fas­cista e pela li­ber­dade, o dia 24 de Março tornou-se um dia his­tó­rico para o mo­vi­mento es­tu­dantil. Hoje, como no pas­sado – sal­va­guar­dadas as de­vidas di­fe­renças –, os es­tu­dantes voltam a sair à rua e exigem uma es­cola pú­blica, gra­tuita, de­mo­crá­tica e de qua­li­dade para todos, tal como está con­sa­grado na Cons­ti­tuição da Re­pú­blica.

Jovens protestam em Lisboa

Amanhã é dia de luta pelos di­reitos dos jo­vens tra­ba­lha­dores. Con­vo­cada pela In­ter­jovem/​CGTP-IN, terá lugar, em Lisboa, às 14.30 horas, uma ma­ni­fes­tação na­ci­onal contra a pre­ca­ri­e­dade, o de­sem­prego e os baixos sa­lá­rios.

Denúncia e condenação em Lisboa

Cen­tenas de pes­soas ma­ni­fes­taram-se, dia 23 de Março, frente à Em­bai­xada dos EUA em Por­tugal, contra a agressão im­pe­ri­a­lista aos povos da Líbia e do Baha­rein, e exi­giram a paz. À con­cen­tração de Lisboa jun­taram-se muitos ou­tros, em todo o mundo, como acon­teceu no Porto ou em Nova Iorque.

Marcha pela educação

Professores, educadores, pais e encarregados de educação, psicólogos, inspectores e muitos outros cidadãos que acreditam que a escola pública faz a diferença, vão participar, sábado, em Lisboa, numa marcha nacional pela educação, que tem início...

Em Portugal no início de Novembro

A próxima Assembleia da Federação Mundial da Juventude Democrática (FMJD) vai decorrer em Portugal no próximo mês de Novembro. Tal, reflecte «o compromisso profundo que a JCP tem, desde sempre, com a Federação, e que tem sido...

Governo transforma serviço público em negócio

Por ocasião das comemorações do Dia Mundial da Água, que se assinalou a 22 de Março, o Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local e a Associação Água Pública apelaram à luta contra o violento ataque económico aos...

JCP na Futurália

A JCP esteve, entre os dias 16 e 19 de Março, na Futurália, que decorreu na Feira Internacional de Lisboa. «Foi um importante momento de reforço da organização, nomeadamente ao nível dos recrutamentos», valorizam os jovens comunistas, que ali manifestaram a sua...

«Um mundo de direitos»

O núcleo de Coimbra da Associação Pioneiros de Portugal, numa perspectiva de dinamização e tendo em vista a promoção de actividades que contribuam para a criatividade e potenciem o interesse e a promoção da defesa dos direitos da...

Concentração de agricultores em Braga

Milhares de agricultores são esperados, hoje, quinta-feira, em Braga, para uma manifestação que pretende chamar a atenção da opinião pública e dos órgãos de soberania para a grave crise que vive a lavoura nacional e os produtores pecuários. O...