Actual
Paternidades
Actual
O dogma
Actual
A fotografia
A talhe de foice
«Tolerâncias»
PCP
A falsa liberdade de escolha
Sistematicamente, nos discursos do grande capital, especialmente nos sectores sociais e no da saúde em particular, surge a ideia da liberdade de escolha. Associando a ideia de liberdade à de autonomia individual da escolha procuram convencer-nos de que cada cidadão deve poder ter acesso a um serviço de acordo exclusivamente com a sua vontade, independentemente de ser público ou privado.
Crónica Internacional
Uma imensa Vitória!
Comemoremos os 65 anos da Vitória!
O povo português luta contra o fascismo
O salazarismo era irmão de classe das ditaduras nazi-fascistas europeias. O PCP foi o único partido que lhe resistiu em Portugal dirigindo a luta popular e a unidade antifascista.
Vitória<br>do Socialismo e dos povos de todo o mundo
Dirigida contra a União Soviética pelas potências capitalistas, a agressão nazi-fascista é derrotada graças ao esforço heróico de milhões de soviéticos e resistentes nos territórios ocupados, que defendem a pátria do proletariado mundial e abrem caminho para um novo período de lutas contra o colonialismo e pela emancipação social, por um mundo de paz, progresso e cooperação entre os povos.
Nazi-fascismo<br>regime extremo e brutal do capitalismo
Compreender as causas que determinaram a ascensão do nazi-fascismo na Europa e a eclosão da II Grande Guerra Mundial implica apontar as suas raízes e natureza de classe, e lembrar os objectivos do regime extremo e brutal do capitalismo.
Exemplo vivo na luta que prossegue
A «9 de Maio de 1945, milhões de homens e mulheres festejaram na Europa o fim da Segunda Guerra Mundial, convictos e esperançosos de que, depois da mais brutal e destruidora guerra imperialista, se abriria um futuro de liberdade e de paz para os povos do planeta», lembrou Jerónimo de Sousa, sexta-feira, dia 7, na sessão comemorativa dos 65 anos da vitória sobre o nazi-fascismo.
Aniversário do fim da Segunda Guerra Mundial
Pequena Biografia
Empresas e Sectores da Guarda
Artigo 38º
Vidas de luta
Próximos das populações
Os deputados do PCP no Parlamento Europeu, Ilda Figueiredo e João Ferreira, estiveram no distrito de Lisboa, onde tomaram conhecimento de um vasto conjunto de problemas que afectam os trabalhadores e as populações.
Contrariar a desertificação
Organizar a resistência
Reforço do Partido é questão decisiva
Tal como o Comité Central decidiu em Novembro último, o primeiro semestre do ano deveria ser marcado por um elevado número de assembleias de organizações do Partido, nomeadamente de organizações de base. Foi o que aconteceu este fim-de-semana.
Ao ritmo da resistência e da luta
Da 8.ª Assembleia da Organização Regional de Braga do PCP, realizada no sábado em Barcelos, saiu um firme compromisso de resistência e luta contra a ofensiva do Governo e do patronato. O caminho é o do reforço do Partido e da luta.
CGTP-IN prepara grande manifestação
Com propostas alternativas que evitariam ser sempre os mesmos a pagar por crises que não provocaram, a CGTP-IN apela à participação de todos os trabalhadores e da população na grande manifestação nacional, dia 29, em Lisboa, para travar o actual ataque, sem precedentes, aos seus direitos.
Petrogal volta à greve
Recorrem à paralisação da laboração também os trabalhadores do Grupo BA Vidro, da Nutriquim, da Renault Chelas e outras empresas.
Capital fechou a <i>Rohde </i>
Os trabalhadores, empurrados para um beco sem saída, votaram contra o plano da administração da insolvência, que apontava para a liquidação da Rohde, mas estava tudo decidido.
Ministra multada
O Tribunal de Beja condenou a ministra da Educação por desobediência à providência cautelar provisória decretada, dia 4, que obriga à retirada da avaliação de desempenho do concurso.
Recuo nos transportes
Paguem os salários!
STAL critica Tribunal Constitucional
Polícias sem folgas
Grandes sem tributação
Prevenção e segurança no trabalho
Uma questão de dignidade
Não às portagens nas SCUT
Perpetuar o atraso
O PCP criticou a «falta de solidariedade» da União Europeia e em especial das suas principais potências para com países que foram alvo do ataque dos especuladores, como a Grécia e Portugal, e considera que as «notações e as supostas inseguranças dos mercados» mais não são do que uma forma de «pressão para aumentar o juro das dívidas e assim as margens de lucros do capital especulativo».
Um atentado ao interesse nacional
O PCP classifica de «crime de lesa pátria» o programa de privatizações anunciado pelo Governo, advertindo que esta opção agravará todas as nossas debilidades e dependências.
Ciclo de cinema solidário
Comemorados os 65 anos da Vitória
«Os Verdes» questionam Governo
Campanha está a crescer
Dezenas de organizações já aderiram à Campanha «Paz Sim! NATO Não!», sinal de que um cada vez maior número de pessoas se mobiliza na defesa da paz e contra o bloco político-militar imperialista.
Reúne o Congresso do MDM
O Movimento Democrático de Mulheres (MDM) realiza, no próximo sábado e domingo, o seu 8.º Congresso, fórum privilegiado para o debate e afirmação da luta das mulheres.
Notas breves sobre a crise na UE
Brown demite-se do <i>Labour</i>
Resposta massiva
Logo no dia seguinte à greve de 5 de Maio na Grécia, os trabalhadores voltaram a manifestar-se em protesto contra as medidas de austeridade aprovadas na véspera pelos «socialistas» do PASOK, com o apoio dos conservadores da ND e da extrema-direita LAOS.
Fuga em frente do grande capital
Dez anos após a aprovação da chamada «Estratégia de Lisboa», o capitalismo está mergulhado numa das mais profundas crises da sua história e arrasta os povos para o desemprego e a miséria.
Combate à fome
Venezuela outra vez ameaçada
Manifestação em Madrid<br>de apoio à América Latina
Contra bloqueio a Cuba
A revista norte-americana Science apela ao fim das restrições de produtos médicos impostas pelos EUA no âmbito do bloqueio económico, financeiro e comercial com que flagelam Cuba há quase meio século.
Caminhos alternativos
Russos lembram Estaline
Cerca de 100 mil militantes e simpatizantes do Partido Comunista da Federação Russa (PCFR) celebraram, domingo, os 65 anos da vitória do Exército Vermelho sobre o nazifascismo.