Polícias sem folgas

Devido à visita do Papa Bento XVI a Portugal, os profissionais da PSP, afectos ao Metropolitano de Lisboa e que estavam de folga, viram-se «prejudicados nos seus direitos» para garantir a segurança, durante a visita, pois tiveram de cumprir serviço em dia de descanso, revelou, anteontem, num comunicado, a Associação Sindical dos Profissionais de Polícia. Não contestando a necessidade desta supressão das folgas, a ASPP/PSP salientou que aquele dia não foi compensado, pois aos profissionais da PSP foi imposta uma troca do dia de folga, «ficando prejudicados no dia descanso pelo trabalho anteriormente realizado e a que já tinham direito».

Ao Corpo de intervenção, situado junto ao Palácio de Belém, «não foi concedida a tolerância de ponto».

Salientando que «a PSP não pode ser comparada a outros sectores da Função Pública», a ASPP/PSP voltou a exigir a exclusão destes profissionais da Lei 12-A, relativa a vínculos, carreiras e remunerações na Função Pública, tendo apresentado uma petição, na Assembleia da República, com esse propósito.

 

Manifesta-se a PSP

 

Para preparar e mobilizar para uma manifestação de elementos da PSP, dia 27, em Lisboa, contra o que consideram serem situações relativas ao estatuto profissional dos polícias, que o Governo recusa negociar com a ASPP, a associação está a promover encontros regionais de esclarecimento junto destas forças de segurança. Os encontros servem também para definir estratégias para depois da data daquela manifestação. Em Lisboa, teve lugar um destes encontros, dia 10, na Casa da Juventude da Galiza. Um encontro semelhante está agendado para amanhã,  na sede regional da ASPP/PSP de Coimbra.

Os encontros servem para os profissionais definirem «estratégias de luta» e tomarem decisões sobre um estatuto que, tendo entrado em vigor a 1 de Janeiro e sendo «de difícil aplicabilidade», «acentuou injustiças e criou novas situações» que «aumentam a desmotivação e o sentimento de revolta dos profissionais da PSP», revelou a direcção nacional da associação, num comunicado de dia 10.



Mais artigos de: Trabalhadores

CGTP-IN prepara grande manifestação

Com propostas alternativas que evitariam ser sempre os mesmos a pagar por crises que não provocaram, a CGTP-IN apela à participação de todos os trabalhadores e da população na grande manifestação nacional, dia 29, em Lisboa, para travar o actual ataque, sem precedentes, aos seus direitos.

Petrogal volta à greve

Recorrem à paralisação da laboração também os trabalhadores do Grupo BA Vidro, da Nutriquim, da Renault Chelas e outras empresas.

Capital fechou a <i>Rohde </i>

Os trabalhadores, empurrados para um beco sem saída, votaram contra o plano da administração da insolvência, que apontava para a liquidação da Rohde, mas estava tudo decidido.

Ministra multada

O Tribunal de Beja condenou a ministra da Educação por desobediência à providência cautelar provisória decretada, dia 4, que obriga à retirada da avaliação de desempenho do concurso.

Recuo nos transportes

Com o aval do Governo, as administrações começaram a negociar matérias que antes recusavam discutir, alegando então orientações do Governo, notou o Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Sector Ferroviário, que vê este recuo como resultado das lutas...

Paguem os salários!

Para exigirem o pagamento dos salários em atraso, trabalhadores do Hotel Montechoro concentraram-se na segunda-feira, de manhã, frente às instalações daquela unidade (na foto). Uma delegação da Comissão Concelhia de Albufeira do PCP expressou solidariedade aos...

STAL critica Tribunal Constitucional

Discordando «totalmente» da decisão tomada pelo Tribunal Constitucional sobre o pedido de fiscalização sucessiva da constitucionalidade da Lei de Vínculos, Carreiras e Remunerações, que confirmou a constitucionalidade do diploma 12-A do Governo,  o Sindicato...

Grandes sem tributação

A proposta de lei sobre tributação de mais-valias mobiliárias - que o Governo enviou à AR, como se também os lucros obtidos na especulação bolsista passassem a pagar imposto - abrange apenas uma pequena parte dos rendimentos obtidos em bolsa e deixa de fora os fundos de...

Prevenção e segurança no trabalho

O Dia Nacional de Prevenção e Segurança no Trabalho (28 de Abril), que resulta de um projecto de resolução do PCP, é de particular importância para analisar a evolução da sinistralidade e avaliar as medidas de combate e este flagelo social. Fazer cumprir a...