Empresas e Sectores da Guarda

«Um passo ex­tra­or­di­nário para o re­forço do tra­balho do Par­tido nas em­presas e lo­cais de tra­balho no dis­trito.» É desta forma que os co­mu­nistas da Guarda ava­liam a re­a­li­zação da 1.ª As­sem­bleia da Or­ga­ni­zação do Sector de Em­presas, re­a­li­zada no sá­bado.

Ana­li­sando a re­a­li­dade so­cial do dis­trito, a as­sem­bleia des­tacou a agri­cul­tura e os sec­tores do têxtil e con­fec­ções, au­to­móvel e cons­trução civil como tendo sido «al­ta­mente pe­na­li­zados com a des­truição do apa­relho pro­du­tivo e com o en­cer­ra­mento de de­zenas de em­presas». Em Ja­neiro, o nú­mero de de­sem­pre­gados no dis­trito si­tuava-se nos 8400 – 35,6  por cento dos quais com menos de 34 anos e 56 por cento mu­lheres.

A as­sem­bleia de­finiu ainda ob­jec­tivos or­gâ­nicos e de in­ter­venção, entre os quais se des­tacam a re­a­li­zação de duas reu­niões por ano do or­ga­nismo do Sector de Em­presas; o re­cru­ta­mento de novos mi­li­tantes; a cri­ação de es­tru­turas nos con­ce­lhos para esta frente de tra­balho, com a pri­o­ri­dade aos or­ga­nismos de em­presas da Guarda e Seia e das cé­lulas do Parque Ar­que­o­ló­gico de Foz Côa e do Con­ser­va­tório de Mu­sica da Guarda; a re­a­li­zação re­gular de reu­niões ou ple­ná­rios; a ela­bo­ração de um bo­letim; ou a di­fusão da im­prensa nas em­presas e lo­cais de tra­balho.

 

Mafra

 

No sá­bado, dia 8, re­a­lizou-se na sala da CDU de Mafra, a 4.ª As­sem­bleia da­quela Or­ga­ni­zação Con­ce­lhia do Par­tido. Pre­sente es­teve Paulo Loya, da DORL e do Co­mité Cen­tral, que após saudar os mi­li­tantes co­mu­nistas de Mafra, fez uma apre­ci­ação da ac­ti­vi­dade que o PCP tem vindo a de­sen­volver, des­ta­cando o tra­balho e os re­sul­tados das pas­sadas elei­ções e o for­ta­le­ci­mento da or­ga­ni­zação do par­tido no con­celho.

A as­sem­bleia foi pre­ce­dida de dois ple­ná­rios de mi­li­tantes, que dis­cu­tiram os do­cu­mentos pro­postas pela Co­missão Con­ce­lhia de Mafra. Nesses ple­ná­rios foram pro­postas al­te­ra­ções a esses do­cu­mentos que, no es­sen­cial, de­finem os ob­jec­tivos e as li­nhas de ori­en­tação para o tra­balho par­ti­dário na­quele con­celho.



Mais artigos de: PCP

Pequena Biografia

A Editorial «Avante!» apresenta hoje em Lisboa o livro V. I. Lénine – Pequena Biografia. A apresentação, que decorrerá às 18h00, no CT Vitória (A. Liberdade, 170), está a cargo de José Casanova, membro do Comité Central e director do jornal...

Artigo 38º

«O Estado assegura a liberdade e a independência dos órgãos de comunicação social perante o poder político e o poder económico.» in Constituição da República Portuguesa.   «Pluralidade» a uma só voz   Gaba-se...

Vidas de luta

A semana passada ficou marcada pelo falecimento de dois destacados dirigentes sindicais e militantes do Partido: António José Macedo, do Sindicato das Pescas do Norte e do Conselho Nacional da CGTP-IN, e João Serpa, do Sindicato da Construção Civil, Madeiras, Mármores e...

Próximos das populações

Os de­pu­tados do PCP no Par­la­mento Eu­ropeu, Ilda Fi­guei­redo e João Fer­reira, es­ti­veram no dis­trito de Lisboa, onde to­maram co­nhe­ci­mento de um vasto con­junto de pro­blemas que afectam os tra­ba­lha­dores e as po­pu­la­ções.

Contrariar a desertificação

Em Bragança, realizou-se no domingo, com a presença de Albano Nunes, do Secretariado, a 7.ª Assembleia da Organização Concelhia do PCP. No balanço, que consideram globalmente positivo, os comunistas bragantinos realçam, porém, que das frentes definidas como...

Organizar a resistência

Também no sábado, mas em Lisboa, realizou-se a 9.ª Assembleia da Organização do Sector das Comunicações, Água e Energia da ORL (SCAE). Esta reunião seguiu-se às assembleias das células da EPAL, Correios, EDP e Telecomunicações, cujas...

Reforço do Partido é questão decisiva

Tal como o Co­mité Cen­tral de­cidiu em No­vembro úl­timo, o pri­meiro se­mestre do ano de­veria ser mar­cado por um ele­vado nú­mero de as­sem­bleias de or­ga­ni­za­ções do Par­tido, no­me­a­da­mente de or­ga­ni­za­ções de base. Foi o que acon­teceu este fim-de-se­mana.

Ao ritmo da resistência e da luta

Da 8.ª As­sem­bleia da Or­ga­ni­zação Re­gi­onal de Braga do PCP, re­a­li­zada no sá­bado em Bar­celos, saiu um firme com­pro­misso de re­sis­tência e luta contra a ofen­siva do Go­verno e do pa­tro­nato. O ca­minho é o do re­forço do Par­tido e da luta.