Editorial

MAIS DO MESMO PARA PIOR

O 65.º aniversário desse acontecimento crucial da história da humanidade que foi a derrota do nazi-fascismo, foi tratado...
Opinião
Actual

Paternidades

O anunciado roubo de parte do subsídio do Natal aos trabalhadores e aos reformados e pensionistas – na sequência de um sem...
Actual

O dogma

Não, apesar de o Avante! se publicar a 13 de Maio, em plena visita do Papa a Portugal, este texto não é sobre os dogmas...
Actual

A fotografia

Na passada sexta-feira, não vi Francisco Louçã na primeira fila do Parlamento. E eu, que já aqui assinalei o seu...
A talhe de foice

«Tolerâncias»

Esta semana, o primeiro-ministro José Sócrates decidiu exibir duas medidas à sua medida. Primeiro, determinou...
PCP

A falsa liberdade de escolha

Sistematicamente, nos discursos do grande capital, especialmente nos sectores sociais e no da saúde em particular, surge a ideia da liberdade de escolha. Associando a ideia de liberdade à de autonomia individual da escolha procuram convencer-nos de que cada cidadão deve poder ter acesso a um serviço de acordo exclusivamente com a sua vontade, independentemente de ser público ou privado.

Crónica Internacional

Uma imensa Vitória!

Bastaria verificar a forma como (não) foram comemorados os 65 da Vitória sobre o nazi-fascismo, para confirmar que o...
Em Foco

O povo português luta contra o fascismo

O salazarismo era irmão de classe das ditaduras nazi-fascistas europeias. O PCP foi o único partido que lhe resistiu em Portugal dirigindo a luta popular e a unidade antifascista.

Vitória<br>do Socialismo e dos povos de todo o mundo

Dirigida contra a União Soviética pelas potências capitalistas, a agressão nazi-fascista é derrotada graças ao esforço heróico de milhões de soviéticos e resistentes nos territórios ocupados, que defendem a pátria do proletariado mundial e abrem caminho para um novo período de lutas contra o colonialismo e pela emancipação social, por um mundo de paz, progresso e cooperação entre os povos.

Nazi-fascismo<br>regime extremo e brutal do capitalismo

Compreender as causas que determinaram a ascensão do nazi-fascismo na Europa e a eclosão da II Grande Guerra Mundial implica apontar as suas raízes e natureza de classe, e lembrar os objectivos do regime extremo e brutal do capitalismo.

Exemplo vivo na luta que prossegue

A «9 de Maio de 1945, milhões de homens e mulheres festejaram na Europa o fim da Segunda Guerra Mundial, convictos e esperançosos de que, depois da mais brutal e destruidora guerra imperialista, se abriria um futuro de liberdade e de paz para os povos do planeta», lembrou Jerónimo de Sousa, sexta-feira, dia 7, na sessão comemorativa dos 65 anos da vitória sobre o nazi-fascismo.

PCP

Pequena Biografia

A Editorial «Avante!» apresenta hoje em Lisboa o livro V. I. Lénine – Pequena Biografia. A...

Empresas e Sectores da Guarda

«Um passo extraordinário para o reforço do trabalho do Partido nas empresas e locais de trabalho no distrito.»...

Artigo 38º

«O Estado assegura a liberdade e a independência dos órgãos de comunicação social perante o poder...

Vidas de luta

A semana passada ficou marcada pelo falecimento de dois destacados dirigentes sindicais e militantes do Partido: António José...

Próximos das populações

Os deputados do PCP no Parlamento Europeu, Ilda Figueiredo e João Ferreira, estiveram no distrito de Lisboa, onde tomaram conhecimento de um vasto conjunto de problemas que afectam os trabalhadores e as populações.

Organizar a resistência

Também no sábado, mas em Lisboa, realizou-se a 9.ª Assembleia da Organização do Sector das...

Reforço do Partido é questão decisiva

Tal como o Comité Central decidiu em Novembro último, o primeiro semestre do ano deveria ser marcado por um elevado número de assembleias de organizações do Partido, nomeadamente de organizações de base. Foi o que aconteceu este fim-de-semana.

Ao ritmo da resistência e da luta

Da 8.ª Assembleia da Organização Regional de Braga do PCP, realizada no sábado em Barcelos, saiu um firme compromisso de resistência e luta contra a ofensiva do Governo e do patronato. O caminho é o do reforço do Partido e da luta.

Trabalhadores

CGTP-IN prepara grande manifestação

Com propostas alternativas que evitariam ser sempre os mesmos a pagar por crises que não provocaram, a CGTP-IN apela à participação de todos os trabalhadores e da população na grande manifestação nacional, dia 29, em Lisboa, para travar o actual ataque, sem precedentes, aos seus direitos.

Petrogal volta à greve

Recorrem à paralisação da laboração também os trabalhadores do Grupo BA Vidro, da Nutriquim, da Renault Chelas e outras empresas.

Capital fechou a <i>Rohde </i>

Os trabalhadores, empurrados para um beco sem saída, votaram contra o plano da administração da insolvência, que apontava para a liquidação da Rohde, mas estava tudo decidido.

Ministra multada

O Tribunal de Beja condenou a ministra da Educação por desobediência à providência cautelar provisória decretada, dia 4, que obriga à retirada da avaliação de desempenho do concurso.

Recuo nos transportes

Com o aval do Governo, as administrações começaram a negociar matérias que antes recusavam discutir, alegando...

Paguem os salários!

Para exigirem o pagamento dos salários em atraso, trabalhadores do Hotel Montechoro concentraram-se na segunda-feira, de manhã,...

Polícias sem folgas

Devido à visita do Papa Bento XVI a Portugal, os profissionais da PSP, afectos ao Metropolitano de Lisboa e que estavam de folga,...

Grandes sem tributação

A proposta de lei sobre tributação de mais-valias mobiliárias - que o Governo enviou à AR, como se também...
Assembleia da República

Uma questão de dignidade

«Uma vergonha nacional», assim classifica o PCP a proposta do Governo sobre a revisão do acordo laboral relativo à...

Perpetuar o atraso

O PCP criticou a «falta de solidariedade» da União Europeia e em especial das suas principais potências para com países que foram alvo do ataque dos especuladores, como a Grécia e Portugal, e considera que as «notações e as supostas inseguranças dos mercados» mais não são do que uma forma de «pressão para aumentar o juro das dívidas e assim as margens de lucros do capital especulativo».

Um atentado ao interesse nacional

O PCP classifica de «crime de lesa pátria» o programa de privatizações anunciado pelo Governo, advertindo que esta opção agravará todas as nossas debilidades e dependências.

Nacional

Ciclo de cinema solidário

A Comissão PortoComCuba promove, nos próximos dias 15, 21 e 28 de Maio, e nos dias 2 e 9 de Junho, pelas 21h30, no...

Campanha está a crescer

Dezenas de organizações já aderiram à Campanha «Paz Sim! NATO Não!», sinal de que um cada vez maior número de pessoas se mobiliza na defesa da paz e contra o bloco político-militar imperialista.

 

Reúne o Congresso do MDM

O Movimento Democrático de Mulheres (MDM) realiza, no próximo sábado e domingo, o seu 8.º Congresso, fórum privilegiado para o debate e afirmação da luta das mulheres.

Europa

Resposta massiva

Logo no dia seguinte à greve de 5 de Maio na Grécia, os trabalhadores voltaram a manifestar-se em protesto contra as medidas de austeridade aprovadas na véspera pelos «socialistas» do PASOK, com o apoio dos conservadores da ND e da extrema-direita LAOS.

Fuga em frente do grande capital

Dez anos após a aprovação da chamada «Estratégia de Lisboa», o capitalismo está mergulhado numa das mais profundas crises da sua história e arrasta os povos para o desemprego e a miséria.

Internacional

Combate à fome

Mil milhões de pessoas passam fome todos os dias, mas o mundo continua a gastar anualmente mais de um trilião de dólares...

Venezuela outra vez ameaçada

Em Março de 2002, a cúpula empresarial do país publicou um anúncio na imprensa onde se lia: «Precisamos de...

Contra bloqueio a Cuba

A revista norte-americana Science apela ao fim das restrições de produtos médicos impostas pelos EUA no âmbito do bloqueio económico, financeiro e comercial com que flagelam Cuba há quase meio século.

Caminhos alternativos

Nos países que empreendem processos anti-imperialistas e apontam à construção de sociedades de progresso e...

Russos lembram Estaline

Cerca de 100 mil militantes e simpatizantes do Partido Comunista da Federação Russa (PCFR) celebraram, domingo, os 65 anos da vitória do Exército Vermelho sobre o nazifascismo.

Argumentos
Pontos Cardeais

Seguranças

Segundo os jornais, o primeiro-ministro José Sócrates tem, pelo menos desde o princípio deste ano, a sua equipa de...
TVisto

Os ausentes

Talvez esta dupla coluna devesse começar hoje por se referir à extensíssima cobertura que praticamente todos os canais...
Religiões

Também há ordem no caos...

Exige a nossa atenção tudo o que se vai passando em Portugal e no mundo. A falência previsível do euro, o...
Aconteceu

«Glorioso» conquista título

«Glorioso» conquista título O Sport Lisboa e Benfica conquistou no domingo o campeonato nacional de futebol ao vencer na...

Reuniões e iniciativas

Jerónimo de Sousa, Secretário-geral do PCP   Sexta-feira, 14  ...

A semana em resumo

Frases

«Fartos das mentiras dos políticos, da obscenamente desigual...