Em oito anos de gestão CDU, o município de Moura lançou as bases que permitiram recuperar o tempo perdido e prepara-se para acolher a maior central fotovoltaica do mundo.
Os comunistas lançaram mãos à obra e construíram infra-estruturas básicas e de desenvolvimento, dinamizaram a cultura, o associativismo e o debate de ideias fomentando a capacidade de iniciativa local e das populações.
Em conferência de imprensa, Jorge Pires da Comissão Política do PCP acusou o executivo de apostar «em políticas de continuidade» e de querer «transformar a saúde numa área de negócio».
No vibrante comício de Lisboa do passado dia 22, Jerónimo de Sousa apelou aos trabalhadores e a outros sectores para que dêem combate às políticas do Governo. E aos comunistas para que ocupem o seu lugar nesta luta.
Foi uma enorme e comovente homenagem a que foi prestada ao camarada Euclides Pereira. Centenas de camaradas e amigos, na hora da despedida, assumindo a qualidade de um imenso e fraternal abraço, quiseram dizer-lhe adeus reiterando a sua inabalável confiança no futuro.
Milhares de trabalhadores saíram anteontem às ruas, em Lisboa, no Porto e em mais uma dúzia de cidades, protestando contra um Governo que exige mais sacrifícios aos trabalhadores, não dinamiza a economia real e o sector produtivo, e contradiz promessas eleitorais e compromissos posteriores. A mudança de governantes não se traduz em alteração das políticas, pelo que só a luta poderá garantir a necessária mudança.
A Frente Comum de Sindicatos congratulou-se pela «grandiosa manifestação» de dia 17 e decidiu realizar uma greve nacional da Administração Pública a 15 de Julho.
Teve forte adesão, por todo o País, a greve convocada para ontem pelo SEP e pelos outros três sindicatos de enfermeiros, contra a manutenção da idade de reforma.
Protestos em Lisboa, Coimbra e Covilhã na sexta-feira mostraram que os estudantes estão contra o fim dos estágios remunerados. Amanhã regressam os protestos no Parlamento.
Dar respostas concretas, algumas de cunho inovador, às deficiências e insuficiências verificadas na aplicação da chamada «lei de despenalização» do simples consumo de drogas, tal é, em síntese, um dos objectivos centrais de um projecto de lei do PCP agora entregue no Parlamento.
O primeiro-ministro foi ao Parlamento anunciar medidas para o ensino básico. Do debate não resultou a ideia de que este seja o plano que o País carece para combater o insucesso escolar.
O Grupo Parlamentar do PCP acusou o Governo de «tiques autoritários e arrogantes» e de ter perdido a «pose de Estado» na forma como lidou com a recente greve dos professores.
A proposta do Governo que cria novas regras para a nomeação de altos dirigentes da administração pública, votada favoravelmente apenas pelo PS e BE, com os votos contra de todos as restantes bancadas, foi mais uma oportunidade perdida no sentido da moralização e modernização da máquina do Estado.
O Grupo Parlamentar do PCP apresentou à Assembleia da República, no dia 23 de Junho, um “Projecto de Lei de Bases da Água” que será amanhã debatido em plenário.
Jerónimo de Sousa, disse, sexta-feira, no Funchal que a mentira «não é saudável para a democracia», numa alusão às promessas feitas na campanha eleitoral e não cumpridas pelo primeiro-ministro José Sócrates.
A CDU, no distrito de Évora, continua a apresentar os seus representantes nos diversos concelhos. Recentemente, foram apresentados os candidatos de Vendas Novas, Vila Viçosa e Mora, perfazendo agora dez concelhos com as candidaturas apresentadas.
A confiança que a população depositar nos candidatos da CDU para gerir os órgãos autárquicos de Alpiarça será o garante de que o desenvolvimento e o progresso estará ao serviço de todos os alpiarcenses.
«Democracia e socialismo - a alternativa» foi o lema do 17.º Congresso do Partido Comunista de Espanha (PCE), realizado em Madrid de 24 a 26 de Junho, com a participação de 708 delegados.
Esta semana assinala-se o 7.º aniversário do referendo sobre o aborto. O PCP considera que a despenalização pode ser aprovada pelo Parlamento, em defesa dos direitos das mulheres. Esta temática foi abordada recentemente num encontro promovido pelo PCP, JCP e GEUE, realizado em Lisboa. O Avante! entrevistou duas das participantes, Eva Svensson e Joanne Stevenson.
No seguimento do já famoso Relatório Constâncio II, já com o novo Programa de Estabilidade e Crescimento aprovado pela maioria PS e em plena discussão do Orçamento Rectificativo temos vindo a assistir ao desfile de apelos a determinado tipo de patriotismo e à responsabilidade cívica dos trabalhadores. Trata-se de mais do mesmo – o povo que emagreça e pague a crise e os capitalistas que engordem com a mesma.
De Norte a Sul do País, jovens músicos e bandas participam nos festivais promovidos pela JCP. Os seleccionados poderão actuar na Quinta da Atalaia, no Palco Novos Valores.