Estórias do dia a dia dos comunistas

Uma primeira tarefa

Se para o cumprimento da meta da venda de mais 100 exemplares do Avante! do dia 17, conforme decisão dos organismos executivos da Comissão Concelhia de Palmela, contribuiu, como em idênticas circunstâncias, a deslocação de uma brigada do Partido logo pelas 7 horas da manhã aos armazéns da Câmara Municipal (onde o número atingido foi de 50), a descentralização da tarefa entre camaradas individualmente considerados contou entre as medidas uma vez mais adoptadas.
Só que pela primeira vez foi abordada pelo efeito a camarada Maria Antonieta Sobral Costa, de 27 anos – proprietária de um estabelecimento de restauração – e recentemente inscrita no Partido. Quando a razão evocada foi a de assim homenagearmos de forma muito concreta a memória de Álvaro Cunhal, respondeu de imediato que «na barriga da mãe já se sentia comunista», e que seria de entre os seus habituais clientes que procuraria o êxito para a tarefa.
Tendo recebido «apenas» cinco exemplares do jornal, de tal modo a cumpriu que viria a zangar-se por não lhe terem entregue mais. Na semana seguinte, foram-lhe entregues dez, que vendeu sem dificuldades.
A sua relação com quem estabelece um contracto comercial diariamente não a inibe de afirmar: «Penso que com boa vontade conseguimos vender três, quatro, cinco jornais. Só basta um pouco de amor ao nosso Partido, e acreditar sempre na nossa luta e na nossa ideologia, para um caminho de igualdade, fraternidade e paz». É assim o PCP...


Mais artigos de: PCP

100 dias de Desgoverno

Em conferência de imprensa, Jorge Pires da Comissão Política do PCP acusou o executivo de apostar «em políticas de continuidade» e de querer «transformar a saúde numa área de negócio».

PCP e família agradecem solidariedade

Em comunicado conjunto, o secretariado do Comité Central do PCP e a família de Álvaro Cunhal agradeceram a solidariedade que milhares de portugueses prestaram perante o falecimento do histórico dirigente comunista. As mensagens continuam a chegar e a solidariedade demonstrada foi de uma dimensão nunca vista no País. Em...

Assassinato de Alfredo Dinis, «Alex»

O Secretariado do Comité Central do PCP recorda que há 60 anos a ditadura fascista cometeu um odioso crime quando, na manhã de 4 de Julho de 1945, a PIDE assassinou na estrada de Bucelas, Alfredo Dinis, «Alex», membro do Comité Central e da Comissão Política do Partido Comunista Português.Este crime do fascismo teve...

«Cerrem os punhos, companheiros…»

No vibrante comício de Lisboa do passado dia 22, Jerónimo de Sousa apelou aos trabalhadores e a outros sectores para que dêem combate às políticas do Governo. E aos comunistas para que ocupem o seu lugar nesta luta.

PCP retira confiança política a vereador

O Secretariado da Direcção da Organização Regional de Évora e a Comissão Concelhia do Alandroal do PCP decidiram, no passado dia 20, retirar a confiança política ao vereador eleito pela CDU – Joaquim Fortes da Silva – na autarquia, de maioria PS. Na base da decisão está o facto de o referido vereador ter aceite a...

Um imenso adeus a Euclides Pereira

Foi uma enorme e comovente homenagem a que foi prestada ao camarada Euclides Pereira. Centenas de camaradas e amigos, na hora da despedida, assumindo a qualidade de um imenso e fraternal abraço, quiseram dizer-lhe adeus reiterando a sua inabalável confiança no futuro.