Apresentação das candidaturas da CDU
no distrito de Évora

Trabalho, honestidade e competência

A CDU, no distrito de Évora, continua a apresentar os seus representantes nos diversos concelhos. Recentemente, foram apresentados os candidatos de Vendas Novas, Vila Viçosa e Mora, perfazendo agora dez concelhos com as candidaturas apresentadas.

O PS deve ser penalizado nestas eleições

No dia 17 de Junho, com o Auditório Municipal de Vendas Novas completamente cheio, a CDU apresentou os cabeças de lista aos órgãos autárquicos deste concelho. Entre os presentes viam-se muitos jovens e outros munícipes que ali estavam de forma empenhada a dar o seu apoio à CDU.
Anabela Vagarinho iniciou a apresentação chamando para a mesa os representantes do PCP, do Partido Ecologista «Os Verdes» e independentes que constituem a CDU. Seguiram-se, depois, os candidatos da CDU.
João Teresa Ribeiro, mandatário concelhio da coligação, enalteceu o trabalho e a obra que a CDU desenvolve no concelho desde 1976, tendo reafirmado que «está ao alcance da CDU não apenas ganhar mas reforçar a votação nas próximas eleições autárquicas».
Mais tarde, foi a vez de chamar o cabeça de lista à Assembleia de Freguesia de Landeira, Raul Amálio, e o cabeça de lista à Assembleia de Freguesia de Vendas Novas, Joaquim Rosário Pedro. Ambos fizeram curtas saudações aos presentes e reafirmaram a sua confiança no reforço da CDU nas próximas eleições autárquicas.
Por seu lado, o cabeça de lista à Assembleia Municipal, José Filipe Barradas, actual presidente da autarquia, salientou, também ele, a obra realizada durante o presente mandato e informou, de forma detalhada, o planeamento que existe na Câmara Municipal em projectos com vista ao futuro.
Anabela Vagarinho apresentou depois o cabeça de lista da CDU à Câmara Municipal de Vendas Novas. José Rodrigues Figueira, 54 anos, sociólogo, militante do PCP e membro da Comissão Concelhia de Vendas Novas, é actualmente vereador na Câmara Municipal de Vendas Novas e seu vice-presidente. Foi coordenador da União de Sindicatos de Évora e membro do Conselho Geral da CGTP-IN.
A iniciativa terminou com a intervenção de José Catalino, da Comissão Política do Comité Central do PCP, que abordou dois aspectos do actual momento político. Falou, por um lado, da ofensiva do Governo PS contra os direitos dos trabalhadores e a resistência destes a essa ofensiva, e, por outro lado, do papel do PCP e da sua organização nas batalhas políticas em curso. Salientou ainda a importância do reforço da votação da CDU, nas próximas eleições autárquicas, pois «será um contributo muito importante para o progresso e bem estar das populações de todo o País».

Objectivo: maioria absoluta

Um dia depois, 18 de Junho, foi a vez da CDU de Vila Viçosa apresentar todas as listas aos diversos órgãos autárquicos. Esta iniciativa, que se realizou na Esplanada da Mata, contou com a participação de mais de 400 pessoas.
Marco António, mandatário da CDU para o concelho, falou do trabalho desenvolvido durante a elaboração das listas, bem como os objectivos eleitorais, «que são a CDU ganhar todos os órgãos do concelho e obter a maioria absoluta na Câmara Municipal».
Foram depois apresentados todos os cabeças de lista a cada órgão autárquico do concelho de Vila Viçosa, tendo depois usado da palavra Manuel Alfredo Talhinhas, cabeça de lista à Assembleia Municipal. Evocando a figura de Álvaro Cunhal, Manuel Talhinhas falou da importância da Assembleia Municipal.
Foi depois apresentado Manuel Condenado como o cabeça de lista da CDU à Câmara Municipal. Reafirmando o bom ambiente que se vive no concelho de Vila Viçosa, em torno da CDU, «com centenas de pessoas a participarem nas listas assim como nas diversas iniciativas que vão tendo lugar, bem como a aceitação que existe nos diversos contactos que se estão a realizar», Manuel Condenado salientou as principais linhas do próximo mandato e seu empenho para que Vila Viçosa venha a ser classificada como Património da Humanidade.
Esta iniciativa contou com a participação de Agostinho Lopes, do Secretariado e da Comissão Política do Comité Central do PCP. Ao usar da palavra, comentou as últimas medidas do Governo PS e as suas consequências para os trabalhadores e camadas médias da população, bem como a tentativa do PS e do PSD para alterar a legislação eleitoral, «o que limitaria em muito a democracia do Poder Local». Salientou ainda as enormes dificuldades porque passam as indústrias do mármore, cujas as consequências para este concelho, e outros limítrofes, serão nefastas para os trabalhadores.
Terminou dizendo que o PS «deve ser penalizado nestas eleições (autárquicas) pela política que está a ser feita» e «por ter prometida uma coisa e estar a fazer outra».

Confiança e determinação

Num almoço que reuniu mais de 200 pessoas, foram apresentados, dia 19 de Junho, os candidatos da CDU aos diversos órgãos autárquicos do concelho deMora. Usou da palavra o actual presidente e, de novo, cabeça de lista para a Câmara Municipal, José Manuel Sinogas, tendo salientado um conjunto de iniciativas feitas nas diversas freguesias e as iniciativas temáticas feitas no actual mandato. Descreveu ainda algumas obras do próximo mandato entre elas o Fluviário de Mora, empreendimento que vai trazer ao concelho mais de 200 mil pessoas por ano.
Agostinho Lopes, do Secretariado e da Comissão Política do Comité Central do PCP, abordando a situação política nacional, salientou as consequências para este concelho da falta de atenção à agricultura, designadamente à produção de tomate e a necessidade de intensificar a luta contra a política do Governo PS, o que foi ouvido com bastante atenção por todos os presentes neste convívio.

Razões de confiança

Num ambiente de enorme confiança, duas centenas de pessoas participaram, no dia 3 de Junho, na apresentação dos candidatos da CDU ao município de Viana do Alentejo. Esta sessão contou com a participação de Teresa Penetra, da Comissão Concelhia do PCP, Vera Lúcia, independente, Pedro Andrade e Silva, coordenador da Concelhia e membro da DOREV do PCP
Segundo um documento enviado ao Avante!, «a obra realizada pela CDU e a capacidade de envolvimento das pessoas são, de facto, as razões para a confiança demostrada nesta iniciativa de enorme alegria mas também muita confiança no futuro».
António Torrinha Lopes (Assembleia de Freguesia de Aguiar), José Jacinto Grave (Assembleia de Freguesia de Alcáçovas), António José Valverde (Assembleia de Freguesia de Viana do Alentejo), João H. Carracha Garcia (Assembleia Municipal de Viana do Alentejo) e Estevão Pereira (Câmara Municipal de Viana do Alentejo), foram os nomes avançados.
Estevão Pereira valorizou o trabalho desenvolvido e traçou um quadro para o futuro, tendo dito: «Numa apreciação já realizada às capacidades financeiras do município e assumindo a CDU um compromisso de grande rigor e seriedade, temos um conjunto de propostas sobre as quais oportunamente apresentaremos no nosso programa eleitoral».
No mesmo dia, no Novo Parque Urbano de Montemor-o-Novo, foram apresentados os cabeças de lista da CDU para a Câmara e Assembleia Municipal. Carlos Pinto de Sá e Fernanda Baptista são, respectivamente, os rostos que encabeçam o projecto autárquico da CDU para o concelho.
A iniciativa, onde compareceram centenas de pessoas, contou com a participação de José Catalino, membro da Comissão Política do Comité Central do PCP. Na sua intervenção, salientou as recentes medidas tomadas pelo PS e as consequências que as mesmas têm para os trabalhadores da Administração Pública e para as camadas médias da população. Lançou ainda um apelo aos eleitores: «Nas próximas eleições autárquicas penalizem com o seu voto a política do Governo».

Reforçar posições

No dia 4, na cidade de Estremoz, realizou-se um plenário da CDU onde se apreciou o desenvolvimento do trabalho realizado para a constituição das listas aos diversos órgãos autárquicos do concelho, tendo-se definido, também, os nomes para as assembleias de freguesia e para a Assembleia Municipal. Aprovou ainda os primeiros cinco lugares da lista da Câmara Municipal, sendo a mesma encabeçada por Júlio Rebelo, 47 anos, professor, independente, actual vereador na Câmara Municipal com o pelouro da Cultura.
Um dia depois, no dia 5, com a participação de dezenas de bordenses, foram apresentados os candidatos à Câmara e Assembleia Municipal de Borba.
Joaquim Serra Silva, 41 anos, actual vereador, é o cabeça de lista da CDU à Câmara e João Manuel Rato Proença, 58 anos, é o cabeça de lista à Assembleia Municipal. Esta iniciativa contou com a participação de Jorge Cordeiro, do Secretariado do Comité Central do PCP.
«Pelo trabalho realizado, pela forma como os eleitores se têm dirigido às diversas candidaturas, a CDU está confiante que no próximo mês de Outubro os objectivos de reforçar posições, ganhando novos órgãos, está ao seu alcance», declara o Gabinete de Imprensa da CDU de Évora.
No mês de Maio foram ainda apresentados os cabeças de lista da CDU às câmaras e assembleias municipais de Arraiolos, Évora e Reguengos de Monsaraz.



Mais artigos de: Nacional

«Mentira é má para a democracia»

Jerónimo de Sousa, disse, sexta-feira, no Funchal que a mentira «não é saudável para a democracia», numa alusão às promessas feitas na campanha eleitoral e não cumpridas pelo primeiro-ministro José Sócrates.

Soluções alternativas

A confiança que a população depositar nos candidatos da CDU para gerir os órgãos autárquicos de Alpiarça será o garante de que o desenvolvimento e o progresso estará ao serviço de todos os alpiarcenses.

Problemas em Aveiro

O candidato da CDU à Câmara de Aveiro, António Salavessa, quer conhecer as contas da empresa municipal que gere o estádio local, manifestando-se preocupado com a gestão daquele espaço após a descida do Beira-Mar à Divisão de Honra. Nesse sentido, a CDU já solicitou o agendamento de pontos adicionais na próxima Assembleia...

Conquistar Leiria

A CDU de Leiria anunciou, na passada sexta-feira, que o sindicalista Manuel Cruz vai ser o candidato da coligação à Câmara local, nas próximas eleições autárquicas de Outubro. Em declarações à comunicação social, o responsável da Direcção de Organização Regional de Leiria do PCP, Jorge Amador, justificou a escolha com o...

Salvaguardar o concelho de Peso da Régua

António Manuel Alves Serafim é o cabeça de lista da CDU para a Câmara Municipal de Peso da Régua. Carlos Alberto Cardoso Coelho será o primeiro candidato à Assembleia Municipal.«Somos defensores de uma política que salvaguarde e proteja, acima de tudo, os legítimos interesses dos reguenses e as potencialidades do nosso...

Intervenção colectiva

A CDU de Sintra apresentou, sábado, as listas para a Câmara Municipal. Baptista Alves, cabeça de lista, Paula Borges, Rui Monteiro, Miguel Carretas, Mário Condessa, Isabel Coelho, Armando Esteves, Pedro Ventura, Rosário Quintas, Sebastião Gaiolas e Pedro Paulo, são, assim, os primeiros onze candidatos para a autarquia,...

Jantar-comício em Setúbal

Três centenas de pessoas reuniram-se no Largo da Fonte Nova, em Setúbal, na noite da passada sexta-feira, num animado jantar convívio, seguido de uma actuação musical, para participarem na apresentação pública dos candidatos aos diferentes órgãos autárquicos do concelho. Tomaram a palavra o presidente da Câmara, e de...

«Acabar com as negativas maiorias absolutas»

No passado dia 20 de Junho de 2005 foram apresentados os cabeças de lista da CDU à Câmara e à Assembleia Municipal de Gouveia. O candidato à Câmara Municipal é Nuno Abreu de 27 anos, Licenciado em Gestão de Empresas pela Universidade de Évora, exercendo actualmente as funções de professor nas escolas profissionais de...

Emprego científico é inadiável

A Associação de Bolseiros de Investigação Científica (ABIC), promove hoje, às 15 horas, no anfiteatro 3.2.14 da Faculdade de Ciências de Lisboa, a apresentação do manifesto «Por uma Efectiva Política Nacional de Emprego Científico: Uma Necessidade Inadiável».A iniciativa visa alertar para as graves carências que a...