Portugal vive um dos momentos mais graves da sua história recente. Após o grande impulso transformador da Revolução de Abril, que deu origem a uma das melhores fases de desenvolvimento nacional, 28 anos de política de direita da responsabilidade do PS, PSD e CDS-PP conduziram o País a um pântano.
Com o objectivo de denunciar as situações e contactar lugares e trabalhadores de empresas que encerraram ou se encontram em situação difícil, recolher testemunhos directos sobre as causas económicas e políticas mais profundas da destruição de centenas de postos de trabalho ou contribuir para travar o desmantelamento em curso de empresas no sentido de preservar a indústria, a Organização do PCP no Concelho de Odivelas realizou, na passada quinta-feira, dia 9, mais uma «Rota do Desemprego». Esta iniciativa contou com a participação de, entre outros dirigentes, António Filipe, deputado do PCP na Assembleia da República, e Alexandrino Saldanha, vereador da CDU na Câmara Municipal de Odivelas.
O Comité Central do PCP, na sua reunião de 12 de Dezembro de 2004, procedeu a uma avaliação do XVII Congresso, debateu e aprovou aspectos relativos à organização do trabalho de direcção e procedeu à análise da evolução da situação política decorrente da convocação de eleições antecipadas.
As eleições antecipadas são uma oportunidade para um «virar de página» sobre o desencanto deixado por anos e anos de políticas de direita, afirmou Jerónimo de Sousa nos comícios realizados no Seixal e em Alpiarça. Mas para isso, realçou, há que reforçar o PCP e a CDU.
Realizado no passado dia 8, o 12.º Encontro de Quadros do Alentejo foi a primeira grande iniciativa partidária após o Congresso e confirmou um PCP ligado à vida e à luta, como afirmou, no final, o secretário-geral Jerónimo de Sousa.
A 9.ª Assembleia da Organização da Função Pública da ORL reuniu, no sábado passado, no CT Vitória, em Lisboa, para balanço de actividade, definição de linhas de trabalho e eleição do novo organismo de direcção.
O Sindicato dos Metalúrgicos diz que a solução anunciada por Paulo Portas poderá ser, quanto muito, momentânea, e não vai resolver o problema dos que ficaram sem trabalho.
Professores satisfeitos com queda do Executivo, lembram que o mérito cabe aos trabalhadores e à sua luta contra a política de direita do PSD e do CDS-PP.
Mais de 1000 milhões de crianças são privados de uma infância saudável e protegida, especialmente devido à pobreza, à guerra e à Sida, segundo a Unicef.
O PCP quer ver melhorada a Lei do Associativismo Juvenil. Definir e aprofundar princípios respeitantes ao relacionamento do Estado com as estruturas associativas dos jovens é o objectivo.
A construção de uma esquadra em Camarate e o aumento dos efectivos da polícia numa zona considerada insegura foram as exigências feitas pela CDU de Loures numa acção de rua que decorreu na freguesia.
O Sindicato dos Jornalistas considera que a coragem de Manso Preto é a demonstração de que as fontes podem «continuar a confiar nos jornalistas» e evidencia aos cidadãos que «podem continuar a contar com estes profissionais».
A proposta de directiva da Comissão Europeia sobre o tempo de trabalho foi congelada temporariamente pelo Conselho Europeu, mas os sindicatos permanecem atentos.
O Grupo da Esquerda Unitária Europeia, nos qual os deputados do PCP se integram, vai apresentar uma moção de rejeição global do Orçamento comunitário para 2005.
A realização de eleições no Iraque, a 30 de Janeiro, é contestada por 65 partidos políticos e movimentos iraquianos que apelam ao boicote do escrutínio sob ocupação.
A escalada da violência na fronteira entre o Ruanda e a República Democrática do Congo põe fim ao cessar-fogo assinado há dois anos e ameaça desestabilizar toda a região.
O relatório sobre a preservação dos recifes de coral será hoje, quinta-feira, votado pelo Parlamento Europeu. O seu autor, Sérgio Ribeiro, deputado do PCP, falou ao Avante! sobre a importância do documento que incide sobre matérias tão decisivas para Portugal como a jurisdição nacional sobre as águas territoriais.