Avaliada em 2 mil milhões de euros – 400 milhões de contos – a Petrogal/Galp é mais uma empresa-chave ameaçada de privatização. O negócio tem aliciado as multinacionais do sector. Para os representantes dos trabalhadores, é um profundo golpe na economia nacional.
A CDU apresentou, terça-feira, cinco compromissos eleitorais para afirmar a sua vontade de lutar por outra Europa e por políticas que, em Portugal, abram uma nova perspectiva para a vida dos portugueses. Na iniciativa, participaram Ilda Figueiredo e Agostinho Lopes, do PCP, Heloísa Apolónia, «Os Verdes», e João Corregador da Fonseca, da ID.
No fim-de-semana, mais exactamente nos dias 22 e 23 de Maio, todos os caminhos vão dar a Beja, ao Parque de Feiras e Exposições, onde o PCP realiza a Festa Alentejana.
A Direcção da Organização da Região Autónoma dos Açores do PCP analisou a situação específica da Região e planificou a intervenção para as Eleições Europeias de 13 de Junho e Regionais de Outubro.
Independentemente da aprovação na AR e da reacção do Presidente da República face à regulamentação do Código do Trabalho, os trabalhadores não abdicam da luta no interior das empresas.
Um cordão humano até à residência do Presidente da República encerrará o Encontro Nacional de Comissões de Trabalhadores, que se realiza amanhã, em Lisboa.
Milhares de estudantes dos ensinos básico e secundário protestaram anteontem contra a política do Governo para o sector e exigindo a resolução de problemas crónicos das escolas.
As alterações ao subsídio de desemprego apresentadas pelo Governo desregulamentam a vida social dos trabalhadores, considera a JCP, que apela à participação nas lutas sindicais.
O Grupo Parlamentar do PCP expressou a sua condenação pela proposta de regulamentação do Código de Trabalho, considerando tratar-se de mais uma ofensiva contra os direitos dos trabalhadores.
Urge pôr fim ao processo de privatização da GALP, mantendo a empresa sob o controlo estratégico do Estado. Esta é a única maneira de defender com transparência o interesse nacional, afirma o PCP.
A CDU acusa a Câmara Municipal do Barreiro (PS) de não assumir os seus compromissos eleitorais, perante a população, e de se ter endividado perigosamente.
A CDU de Loures denunciou que os esgotos da freguesia de Bucelas estão a ser lançados directamente para o rio Trancão sem tratamento, porque a ETAR não funciona.
Um mês antes da abertura dos trabalhos do próximos Conselho Europeu que encerrará a presidência irlandesa, os ministros dos Negócios Estrangeiros da UE retomaram as negociações sobre o tratado constitucional.
Mais de um milhão de pessoas saiu à rua em Havana, na passada sexta-feira, em protesto contra as medidas que os EUA se propõem desenvolver contra Cuba.
O Brasil vive uma experiência inédita na sua história política, de um governo democrata que estabelece uma ampla aliança com forças de esquerda e sectores empresariais. O PCdoB participa no governo e desdobra-se na defesa dos passos governamentais, que nem sempre coincidem com os seus princípios revolucionários mas são reconhecidos como possíveis na actual conjuntura. Não é a primeira vez, nem será a última que, na defesa de um processo revolucionário, os comunistas enfrentam os impasses gerados por alianças democráticas contraditórias nos seus objectivos finais, mas unidas em determinadas circunstâncias históricas.
No ano em se cumprem 50 anos do acordo entre a Espanha franquista e os Estados Unidos – que perpetuaria o ditador espanhol no poder até 1975 e deixaria como legado as bases estrangeiras em Espanha –, milhares de pessoas voltaram à pequena localidade andaluza de Rota para exigir o fim da presença militar norte-americana em Espanha e na Península Ibérica. Entre estes, cerca de centena e meia de portugueses, em representação de várias organizações, entre as quais o PCP.