Frutos da luta

A administração do Hospital Amadora-Sintra recuou na sua intenção de substituir enfermeiros por auxiliares de acção médica, informou o SEP. Numa reunião, dia 11, com os mandatários do Grupo José de Mello naquela unidade de saúde o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses obteve o compromisso de que o curso de formação para auxiliares não visa reduzir o número de profissionais de enfermagem, nem a sua substituição. A administração ofereceu total disponibilidade para rever os conteúdos do curso, para o que vão ser agendadas reuniões do sindicato com o grupo de trabalho do hospital.
Com este resultado, o SEP desconvocou uma iniciativa pública de protesto, que tinha marcado para dia 12, frente ao hospital.
O Tribunal de Trabalho de Faro determinou quinta-feira a reintegração de um dos dois trabalhadores despedidos pela administração da Clona, por se terem recusado a descer à mina de sal, em Loulé, em condições que consideraram inseguras, já que seria usado um contentor para transporte de materiais, sem condições legais para transportar pessoal. Um dirigente do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Mineira, citado pela Agência Lusa, acusou a direcção da empresa (do Grupo José de Mello - CUF) de, com a tentativa de despedimento, estar a perseguir os dois trabalhadores, dirigentes sindicais, tal como faz com sucessivos processos disciplinares.
A administração da PT-ACS e os Recursos Humanos da PT Comunicações garantiram, dia 12, aos representantes dos trabalhadores que, a partir desta semana (dia 17), os médicos dos centros clínicos daquele sistema de saúde da Portugal Telecom voltam a poder passar baixas aos trabalhadores da PT que estão no regime geral da Segurança Social. «A acção imediata e conjunta das ORTs, que contaram sempre com o apoio, o incentivo e a predisposição dos trabalhadores da PT para lutar em defesa do direito à saúde, levou o Governo a fazer um despacho», que repõe o regime perturbado com o novo Código do Trabalho, refere um comunicado conjunto da CT e de onze estruturas sindicais.


Mais artigos de: Trabalhadores

A luta vai continuar

Independentemente da aprovação na AR e da reacção do Presidente da República face à regulamentação do Código do Trabalho, os trabalhadores não abdicam da luta no interior das empresas.

Encontro de Comissões de Trabalhadores

Um cordão humano até à residência do Presidente da República encerrará o Encontro Nacional de Comissões de Trabalhadores, que se realiza amanhã, em Lisboa.

Quem paga pelos CTT?

A penalização anunciada pela Anacom deveria tocar também os administradores, antes que levem os CTT ao descalabro, reclama o sindicato do sector.

Trabalhadores da Sorefame caminham para S. Bento

Os trabalhadores da Bombardier/Sorefame percorreram a pé o caminho entre as instalações da fábrica, na Amadora, e a residência oficial do primeiro-ministro, em São Bento, na manhã de anteontem.«Sorefame faz falta ao País. Encerramento é crime» lia-se numa faixa transportada pelos trabalhadores na cabeça do protesto. Com...

Emef parou

A greve de dia 14, sexta-feira, na Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário, do grupo CP, teve a adesão quase total dos trabalhadores, levando à paragem de todos os estabelecimentos. «Hoje não se reparou material circulante ferroviário em nenhuma das oficinas desta empresa, o que deve constituir um motivo de...

Direito à greve ameaçado na Carris

A administração da Carris mandou entregar notas de culpa aos trabalhadores que, legitimamente, não acataram os serviços mínimos definidos para dia 12 por um despacho ilegal do Governo, revelou anteontem a Festru/CGTP-IN. A federação considera «vergonhoso que a resposta de quem pode e deve resolver o conflito na Carris...

Cometna é viável

Em plenário realizado dia 13, os trabalhadores da Cometna, em Palmela, manifestaram-se disponíveis para tudo fazerem em defesa da empresa e dos postos de trabalho, uma vez que aquela unidade «é viável, faz falta ao distrito e à indústria portuguesa». Em nota à imprensa, o Sindicato dos Metalúrgicos do Sul reclama do...